sexta-feira, 16 de agosto de 2024

#LaraCroftForSmashBros até que se torne real

Sim, cá estou novamente com aquele assunto que os fãs parecem não se importar (mas deveriam). 
 
Essa postagem serve como uma espécie de arquivo. O extremismo que pouco a pouco se apossou do Twitter está pesado demais para minha sanidade, então decidi que era hora de recolher o pouco conteúdo que eu tinha criado e compartilhado através de minha conta em nome da fracassada campanha #LaraCroftForSmashBros para poder sumir daquele lugar.

Além do meu conteúdo próprio (as montagens que ilustram esta postagem, bem como alguns poucos argumentos), também vou listar alguns outros materiais suplementados por outros usuários da plataforma e trechos relevantes extraídos de sites especializados.
 
A principal mudança entre 2018, quando Super Smash Bros. Ultimate foi lançado, e a data presente é a formidável quantidade de crossovers nos quais vimos nossa Tomb Raider desde então. Não sabemos quando um novo Smash Bros. será lançado, mas piamente espero que ela não seja esnobada novamente pelas partes envolvidas.

Outro fator que poderia ter uma relevância favorável é que recentemente tivemos The Lara Croft Collection e Tomb Raider I-III Remastered para o Switch, o que eleva ainda mais o seu número de aparições em plataformas Nintendo. E vou novamente citar que, em 2006 e 2007, artes e ensaios fotográficos com a modelo Karima Adebibe foram feitos exclusivamente para promover as versões Nintendo de Legend e Anniversary. Até mesmo um trailer em live action (secretamente protagonizado por Alison Carroll) foi veiculado no auge do reinado do Wii.

Lara Croft e Nintendo: a definição de uma parceria unilateral.

Como cada personagem possui oito variações de cor disponíveis no jogo, isso permitiria inserir referências a muitos dos diferentes jogos da franquia — se coubesse a mim, as cores 1 a 6 seriam do traje neoclássico, enquanto que cores 7 e 8 incorporariam o traje de TR2013. Dessa forma, teríamos não apenas um mas possivelmente dois belíssimos amiibo de nossa aventureira.

Eu até hoje não entendo como não tivemos um evento de Spirit Battles, como inúmeras outras franquias receberam ao longo da vida útil de SSBU. Muitas das batalhas ali presentes são bastante criativas, usando personagens e itens já existentes no jogo para fazer referência ou homenagem ao "espírito" em questão. Um usuário do Twitter compartilhou um modelo para criação de Spirit Battles imaginárias e, naturalmente, ninguém lembrou de Lara Croft. Eu decidi fazer uma por mim mesmo:

Existem mais de 1500 espíritos no jogo, e nenhum deles é de Lara Croft.

Minha ideia original era fazer quatro batalhas diferentes representando as diferentes eras da aventureira, mas infelizmente minha criatividade não deu conta do recado. O conceito por trás da única que fiz é bastante simples: Wii Fit Trainer, usando seu traje verde, portando uma Ray Gun, acopmanhada de três versões mini de Wolf, num iceberg — foi o cenário mais perto que encontrei para representar as montanhas cobertas por neve na abertura de Atlantean Scion
 
Aqui, uma breve relação de conteúdos criados e compartilhados por outros fãs que compartilhavam com o sonho de ver Lara Croft no elenco de personagens jogáveis de SSBU:
 
A seguir, compartilho traduções de trechos específicos de uma série de artigos publicados por diferentes sites que citavam Lara Croft como uma alternativa mais do que válida para juntar-se ao elenco de lutadores do jogo. Ela nem sempre era o foco dos artigos, mas busco conforto em saber que plataformas com uma audiência maior ao menos tentaram dar o devido destaque a ela.

Em 2015, pouco após o lançamento de Super Smash Bros. for Wii U, o portal Source Gaming já enunciava que "se Smash Bros. deseja tornar-se uma lista compreensiva de personagens icônicos, então Lara é quase que uma necessidade. Ela está entre os personagens mais reconhecíveis da quinta geração dos consoles e, ao contrário de muitos de seus contemporâneos, sua série continua no topo de vendas e de crítica. Lara também é importante pois é uma das maiores, se não a maior, protagonistas femininas."

Anos mais tarde, SSBU recebeu 11 personagens adicionais através de DLC no decorrer de dois anos, e, como falei no passado, cada novo anúncio era uma verdadeira montanha-russa de expectativas. O portal Dexerto citou que Lara tinha "história o suficiente para ser digna de um espaço no elenco," e, posteriormente, destacou que "a Nintendo não adicionou nenhuma personagem feminina como DLC, e, com o envolvimento da Square Enix, faria sentido ver uma das mulheres mais icônicas dos games aparecer em Smash."

"Em se tratando de personagens femininas e icônicas, poucas são tão memoráveis como Lara Croft. Considerando que a Square Enix já tem Cloud Strife no jogo, é evidente que a Nintendo está mais do que disposta a trabalhar em conjunto com os desenvolvedores de Final Fantasy." Obviamente, na época sequer tínhamos ideia dos reais planos que a Square Enix tinha para sua divisão ocidental, mas eles acertaram nessa previsão já que posteriormente tivemos Hero, Sephiroth, e Sora...
 
Usando elementos de Reflections, criei essa fantasiosa imagem imitando o layout do site oficial.

O portal Inverse também usou a gigante japonesa como referência, alegando que "como um personagem da Square Enix ainda é uma possibilidade, isso pode significar que Lara Croft poderia chegar até o jogo. Fãs de Smash Bros. têm pedido por sua inclusão há bastante tempo."

O site Event Hubs, especializado em jogos de luta, realçou a falta de personagens femininas entre as adições via DLC, listando que as "possibilidades incluem Lara Croft, KOS-MOS, Shantae, e Dixie Kong." Nenhuma dessas sugestões entrou no páreo, mas, apesar de nosso óbvio e descarado viés, um desses nomes parece ter um destaque muito maior que os demais...
 
De acordo com o portal AIPT, "a representação feminina é forte em Smash, mas uma omissão gritante permanece: Lara Croft. Quando levamos em consideração os personagens mais icônicos dos games, Lara Croft merece ser lembrada. Suas proezas saíram dos jogos e se tornaram parte da cultura popular. Tudo que falta a ela agora é juntar-se aos seus equivalentes em Smash Bros."

Eu imagino que justamente a questão da cultura popular tenha pesado contra nossa garota. Como o portal The Gamer relembrou, a forma que a Eidos conduziu as campanhas de marketing nos anos 1990 era derrogatória, mas Lara "ainda é uma das personagens femininas mais reconhecíveis e icônicas da indústria. Dê-lhe armas, técnicas de artes marciais, agilidade, acrobacias, e até mesmo um gancho. O seu estilo de luta se forma praticamente sozinho. Honestamente, por que a srta. Croft ainda não está em Smash?"
 
Uma montagem simples colocando a carta que Lara deveria ter recebido no final de Shadow...
 
Uma maior representatividade feminina também foi solicitada pela Prima Games, dizendo que SSBU "há tempos deveria receber mais mulheres como DLC, e não há escolha melhor para isso do que Lara Croft. Mesmo que ela seja predominantemente associada ao PlayStation, Cloud também o é. Lara é uma personagem importante na história da mídia." 

Quando o portal Nintendo Life montou sua própria listagem, combinada a uma enquete para seus leitores (pelo voto popular, a escolha para o último DLC teria sido Waluigi), eles se basearam em relações de prós e contras. No nosso caso, "prós: personagem icônica com raízes no PlayStation; eficiente com uma variedade de armas; aumentaria o número de personagens femininas. Contras: qual Lara realmente gostaríamos de ver?" Chega a ser cômico pensar que esse tenha sido o principal ponto negativo que eles encontraram.

Pesquisas realizadas na internet sempre são controversas e amplamente questionadas pela comunidade gamer quando o resultado difere de suas próprias opiniões, mas uma pesquisa focada na geração dos millennials colocou Lara Croft entre os dez personagens mais reconhecíveis dos games. A desgostosa realidade aqui é que ela é literalmente a única que, misteriosamente, não é jogável em SSBU...

Lara Croft, você sempre será famosa.
 
Seguindo essa linha de raciocínio, o Shack News validou sua inclusão, "observando SSBU como uma cápsula do tempo, um elenco de personagens mais reconhecíveis na história dos games está incompleto sem Lara Croft. Seu espaço nos jogos é inegável. Ela transcendeu os games e se transformou em um enorme fenômeno da cultura popular. É um nome famoso e tem sido há muito mais tempo do que alguém como Master Chief."

Enquanto o próximo Smash Bros. não é anunciado, podemos apenas imaginar a direção que o jogo tomará e se continuaremos a ver essa constante adição de novos universos ao jogo. A IGN reafirma que nossa garota "fez muito pela representação de mulheres nos games. Não apenas isso, mas a série foi uma das franquias pioneiras na introdução da era dos jogos 3D. Armada com pistolas gêmeas e proezas acrobáticas, Lara Croft poderia ser uma lutadora formidável," e disso nunca tivemos dúvida. Como bem sabemos, são quase trinta anos de história para construir uma personagem com estilo de luta único e que honre tamanho legado. Só falta eles aceitarem isso.
 
#LaraCroftForSmashBros