terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Retrospectiva Raider Daze 2019

Percebi que sempre começava a postagem da retrospectiva anual da mesma forma. O sentimento hoje permanece igual, infelizmente, mas vou tentar uma abordagem positiva desta vez, compartilhando a mensagem acima que avistei em uma floricultura local. "Faça mais daquilo que te faz feliz." Esse é um precioso conselho para não sucumbirmos ao ódio e miséria que nos cercam cada vez mais, dia após dia...

Este foi um ano relativamente quieto para nossa franquia. Não tivemos nenhum grande lançamento, apenas o término dos pacotes de DLC mensais para Shadow no primeiro trimestre e, mais tarde, o lançamento da Definitive Edition. A trilogia chegou ao novo Google Stadia (e o Nintendo Switch, dona Square Enix?), e a subfranquia Lara Croft entrou no mundo dos cassinos virtuais com Temples and Tombs. Ah, sim, tivemos Legends, mas ainda não postei nada sobre o mesmo.

Uma das minhas resoluções de ano novo era realizar mais uma maratona pela série. Resolução cumprida: levei cerca de oito meses para completá-la, pois intercalava com outros jogos e projetos, e ainda aproveitei a oportunidade para revisitar os jogos em Java, algo que posterguei por anos a fio.

Outro projeto de longa data que finalmente concluí é a tradução da HQ francesa Dark Aeons. Ainda desenvolvi para o blog outras curiosidades que não são vistas em outros fansites, como o resumo de Path of Apocalypse e capturas limpas das telas-título de The Last Revelation e Chronicles. Aliás, já se passaram 20 anos já desde que TR4 saiu. Que loucura ainda estarmos aqui, não? Coincidência ou não, podemos celebrar esse marco aos embalos de The Dark Angel Symphony.

Em universos paralelos, títulos como LEGO Tomb Raider ou Tomb Raider Pinball talvez existam, mas, por aqui, tudo que podemos fazer é nos contentar com curiosidades ou conteúdo produzido por fãs. Nesse sentido, um projeto de bastante destaque é o Dagger of Xian de Nicobass, que recebeu novas imagens da Croft Manor neste ano. E, como fãs, continuaremos batalhando pela inclusão de Lara Croft em Super Smash Bros. Ultimate, mesmo sabendo que é uma batalha perdida...

No mundo real, o que o nosso futuro reserva? Bem, neste momento, a única certeza é um novo filme, protagonizado por Alicia Vikander, esperado para março de 2021. Talvez após o lançamento de Marvel's Avengers, em maio, a Square Enix lembre-se que Lara Croft existe. Também em 2021 a franquia completará seu 25º aniversário, que tipo de celebração será que teremos?

Graças à nossa crise infinita, minha coleção cresceu pouco neste ano. Eu até prefiro o formato pelo qual optei, com apenas uma postagem por mês, mas na maior parte do tempo eu sequer tive o que postar (jan, fev, mar e ago). Aliás, fiquem atentos às novas burocracias. Difícil ser otimista, mas não estou disposto a desistir ainda.

Por fim, pretendo continuar fazendo o que me faz feliz. Ou seja, continuarei explorando conteúdos alternativos para trazer ao blog. Eu estruturei um índice geral, elencando as principais postagens para cada título, e quero agregar cada vez mais conteúdo ao mesmo. Entre outras coisas, espero falar sobre as modelos e, talvez, sobre as dubladoras de Lara no decorrer de 2020.

E, claro, seguirei com minhas aventuras diárias graças aos incansáveis esforços da comunidade do Level Editor. Consegui jogar e completar 122 níveis nos últimos quatro meses, após terminar a maratona pelos jogos oficiais. Além disso, fiz uma tradução inglesa da fanfic de Lara Croft Regresa e detonados para Echoes of the Past e Portal Tricks and Shallow Jumps. Esse tipo de conteúdo é direcionado a um nicho mais específico de fãs, mas pode vir a ganhar mais espaço aqui no blog.

Treeble @trle.net (2019)
Níveis jogados:
1486 (+122↑)
Níveis disponíveis:
3150 (+91↑)
Progresso:
   47,1%

Tomb Raider me mantém vivo, então não tenho nada além de amor e apreciação pela minha deusa Lara Croft, em toda e qualquer forma.

Tomb Raider: A Origem chega ao Netflix

Tomb Raider: A Origem, o reboot cinematográfico da franquia, está disponível na Netflix brasileira! Acabaram-se as desculpas para não assistir ao filme. A adaptação se inspira em diversos elementos do jogo TR2013, mas traz consigo um universo e um cânone próprio, o que pode agradar (ou não) aos extenuantes fãs polarizados.

No momento desta postagem, alguns outros filmes com a talentosa Alicia Vikander também podem ser conferidos através do serviço, como Pássaro do Oriente e Amor e Tulipas. Já assisti aos dois e recomendo ambos. O catálogo está em constante rodízio, então não deixe a oportunidade passar.

E, se você estiver num clima "filmes de jogos" nessa virada de ano, vale citar que Assassin's Creed — protagonizado por Michael Fassbender, marido de Alicia — foi adicionado ao catálogo algumas semanas atrás. O filme foi amplamente criticado (tal qual TR2018, sejamos honestos), mas eu particularmente o considero uma boa adaptação.

sábado, 21 de dezembro de 2019

The Dark Angel disponível em formato digital


A The Dark Angel Symphony, do compositor Peter Connelly, está disponível para aquisição em formato digital! O projeto traz releituras de composições clássicas das trilhas sonoras de The Last Revelation, Chronicles e Angel of Darkness, e, de quebra, ainda inclui as faixas originais remasterizadas.

Eu colaborei com a campanha Kickstarter, mas meu pacote cobria apenas os CDs, então terei que esperar mais alguns meses para conferir pessoalmente. Felizmente, além das prévias, a equipe por trás do projeto divulgou algumas faixas integrais através de suas plataformas sociais.

Essa é a lista final de faixas reconstruídas para o projeto:
  1. The Last Revelation (feat. Tina Guo)
  2. I make my own Luck
  3. Waking the Nephilim
  4. Remember the Amulet
  5. The Accused
  6. Red Alert
  7. Jeep Thrills
  8. Egyptian Sands
  9. Dance of the Lux Veritatis
  10. Scarab Puzzle - Short Version
  11. Chronicles
  12. The Great Pyramid
  13. Minotaur Battle
  14. Brother Obscura
  15. Black Isle Mysteries
  16. Going for the Throne
  17. Scarab Puzzle - Long Version
  18. The Sacred Lake
  19. I'm a Big Girl
  20. The Guardian of Semerkhet
  21. Positively Amazonian
  22. Russian Submarine
  23. Reaching the Goal
  24. Just in Time
  25. Give me your Hand!
  26. The Angel of Darkness
  27. The Periapt Shards
  28. Secrets and Wonders
  29. Welcome to Paris
  30. Chasing the Demon Hunter
  31. The Shadow of the Monstrum
  32. Ambush in the Louvre
  33. Broken Glass
  34. The Spear of Destiny
  35. Surrounded by Green 2019
  36. Surrounded by Green 2019 (Pete "MixMaster" Hammond Remix)
  37. Beyond the Darkness (feat. Dean Kopri)
  38. She Will Live on Forever in our Hearts (feat. Julie Elven)
No site oficial do projeto, você pode conferir as listas de faixas originais remasterizadas inclusas na coletânea, totalizando 35 faixas de TR4, 50 de TR5, e 25 de AOD, sendo que a trilha de AOD também será disponibilizada em formato 5.1.

A distribuição das recompensas físicas para os apoiadores da campanha começará logo após o Natal, e a equipe promete atender a todos os pedidos até o final de fevereiro. Os discos em vinil e livros de partitura não ficaram prontos a tempo (são esperados para metade de janeiro), mas serão enviados sem custo adicional assim que possível.

Vale destacar, por fim, que essa releitura está prevista para chegar ao Spotify em 14 de fevereiro. E não, a escolha da data não é mera coincidência...

Suite pode receber novos concertos no futuro

Em entrevista ao site guitarguitar, Nathan McCree informou seus próximos planos referentes à Tomb Raider Suite: finalmente tornar o jantar especial em San Francisco uma realidade; uma turnê de Tomb Raider: Live in Concert, com Paris já agendada para outubro de 2020 e negociações em andamento para Inglaterra, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, América e Tenerife; e, o documentário deve ser finalizado até metade do próximo ano.

Para dar um pouco de intento a essa postagem, eis uma curiosidade. Em uma entrevista ao podcast Retronauts, o compositor revelou o título da faixa que compôs em 1999 para uma apresentação das Spice Girls: Marshlander. Segundo ele, os produtores queriam simplesmente usar uma faixa dos jogos, mas ele se ofereceu para compôr uma música inédita, com um quê de Tomb Raider mesclada com algo no estilo das garotas. Confira:

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Trilha sonora de Shadow será lançada em vinil

A fantástica trilha sonora de Shadow of the Tomb Raider, composta por Brian d'Oliveira, foi lançada hoje nas populares plataformas digitais de streaming (como Spotify), e receberá uma tiragem limitada em vinil em fevereiro.

O lançamento em vinil ocorre em parceria com a editora inglesa Laced Records e virá em dois discos coloridos, contendo as 28 faixas listadas a seguir. As pré-vendas já foram iniciadas, com o preço de GBP 33 (numa rápida simulação, o frete para o Brasil sai por cerca de GBP 14).
  1. Prelude
  2. Overture
  3. Ruins at Cozumel
  4. Path of the Stars
  5. Trinity Pursuit
  6. Trinity Confrontation
  7. Creation & Destruction
  8. Innocent Death
  9. One With the Jungle
  10. Lost in the Jungle
  11. Lara's Dream Part One: Home
  12. Dream Puzzle Part One: Upper Gallery
  13. Dream Puzzle Part Two: The White Queen
  14. Lara's Dream Part Two: Amelia & Richard
  15. Paititi (City of the Serpent)
  16. Cenote
  17. Return to Paititi
  18. Sacrifice
  19. All is Lost
  20. The Beach
  21. Ritual
  22. Baptism of Fire
  23. Hope
  24. San Juan Suite: Catacombs
  25. San Juan Suite: Via Veritas Vitae
  26. San Juan Suite: The Chosen
  27. Death of the Sun
  28. Goodbye Paititi
Vale relembrar que a trilha sonora de Shadow já havia recebido não apenas um, mas dois lançamentos anteriormente. As edições especiais do jogo incluem uma trilha de 17 faixas, e, em novembro do ano passado, a Official PlayStation Magazine inglesa encartou um disco contendo uma versão de 15 faixas.

Essa nova versão, aparentemente, toma a edição de 17 faixas como ponto de partida, incluindo novas faixas (nenhuma composição oriunda dos DLCs, porém) e segmentando outras, como Lara's Dream.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Digital Foundry analisa Tomb Raider no Stadia


O Google Stadia já está entre nós (bem, tecnicamente, não está), e, apesar do baixo número de jogos atualmente disponíveis, a trilogia composta por Tomb Raider, Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider está disponível na plataforma.

O popular canal Digital Foundry, que costuma fazer comparações técnicas e de performance de jogos importantes em diferentes plataformas, nos apresenta uma análise da trilogia nessa nova plataforma. A versão de TR2013 é, de fato, a Definitive Edition que havia sido lançada em 2014 para PlayStation 4 e Xbox One, curiosamente.

Lembre-se de assistir ao vídeo em HD e em tela cheia para melhores impressões. O resultado final foi aprovado, mas, claro, a plataforma depende de uma conexão robusta para realizar o streaming em qualidade igual ou superior aos consoles da geração atual.