domingo, 25 de agosto de 2019

Coleção: Legends, Shadow e Cradle of Life

Manter uma coleção que depende quase que integralmente de importações é insustentável nos tempos atuais, infelizmente. As aquisições dessa postagem foram acumuladas nos últimos cinco meses para evitar postagens praticamente individuais, mas vamos lá.

A belíssima camiseta de Shadow of the Tomb Raider foi distribuída na caixa mensal da Loot Gaming de fevereiro. Naturalmente, o destino de muitos itens dessas caixas acaba sempre sendo o eBay, de onde a minha veio.

Legends foi uma aquisição complicada, pois aparentemente seria uma exclusividade da loja oficial da Square Enix e o custo de frete parecia abusivo (maior do que o próprio jogo, e, como residente brasileiro, você sabe que vai encarar impostos de importação calculados sobre a soma do produto e frete). Uma alternativa que me foi recomendada é a loja Miniature Market, onde consegui um custo final mais aceitável.

Eu já prometi desenvolver conteúdo sobre os jogos de tabuleiro, mas ainda não tenho ideia por onde começar (quero ir além de simples traduções dos manuais de regras). Neste momento, vou apenas dizer que a caixa é supreendentemente pesada por conta de seus componentes do tabuleiro, que são feitos com um papelão bem grosso e resistente.

Os encadernados das histórias em quadrinhos da Dark Horse, Survivor's Crusade e Omnibus Vol.1, dispensam comentários. Sinto que devo dizer que o Omnibus peca na transição entre uma edição e outra, sem qualquer tipo de indicativo ou divisa nas páginas, mas talvez essa seja justamente a intenção deste formato (uma versão mais humilde da Library Edition, por assim dizer). Aliás, o Omnibus Vol.2 está previsto para janeiro.

O minidisco promocional de Cradle of Life vem de uma antiga lista de desejos. Agora que tenho em mãos, devo dizer que me sinto de certa forma decepcionado. Eu esperava que a série completa Mat on Location estivesse inclusa no disco, mas não é o caso. Além do primeiro episódio dessa série (de um total de cinco), o disco traz um trailer, alguns papeis de parede e ícones — tudo já havia sido disponibilizado através do site oficial tantos anos atrás. Em compensação, a apresentação do disco é muito bacana e você pode conferir neste vídeo que gravei para o blog:


Daqui para baixo, Angelina Jolie e suas causas humanitárias (sem relação direta com Tomb Raider):

Não é necessariamente um item para a coleção, mas eu finalmente decidi adquirir Notes From My Travels, de Angelina Jolie. O "livro" é uma compilação de diários que a atriz escreveu durante diferentes viagens como Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas em 2001, e a única coisa que posso dizer é: que mulher maravilhosa.

Em uma das muitas entrevistas que a atriz realizou durante a promoção de Lara Croft: Tomb Raider, ela disse que o filme "havia mudado sua vida", e a cronologia confere: após retornar das gravações no Camboja, onde a situação sub-humana em que muitas pessoas viviam fez com que ela repensasse sua vida, ela entrou em contato com as Nações Unidas para saber como poderia ajudar. Mais do que financeiramente, ela queria se envolver.

Na época eu jamais teria feito essa relação, mas, em retrospecto, o filme Amor Sem Fronteiras meio que retrata essa trajetória (com a adição de um romance, claro). Nesse livro, Angelina também fala sobre seu primeiro encontro em pessoa com Loung Ung, refugiada cuja autobiografia se chama Primeiro Eles Mataram Meu Pai — recentemente adaptado para filme, em um dos projetos de Angelina como diretora (e um choque de realidade violento sobre as consequências de uma guerra, mas certamente recomendado).


Angelina vive numa realidade muito diferente da nossa, mas essa peregrinação de quase 20 anos deveria ser um exemplo e tanto para todos nós. Podemos, sim, estar cada vez mais longe da vida que gostaríamos de ter, mas sempre existirão pessoas em condições piores — condições criadas pelo próprio homem e sua incessante gana por poder —, lutando para simplesmente sobreviver...

Além dos quatro diários publicados nesse livro, diários de outras viagens estão disponíveis no site oficial da UNHCR. Não vou dizer que minha perspectiva sobre a vida mudou com tudo o que li, mas minha admiração por essa mulher aumentou ainda mais.