The Legend of Muhavura é um adorável game desenvolvido pela fã Mayara Albuquerque lançado duas semanas atrás. O jogo em si é bastante acessível e dura cerca de 2 horas, mas achei que seria interessante elaborar um guia rápido para compartilhar no blog de forma a estender meu apoio.
Além de soluções para os puzzles, também apresento aqui a localização de todos os artefatos secretos, armas e anotações que Lara faz em seu diário ao interagir com pontos de interesse. Apesar de sua jogabilidade em estilo jRPG retrô, as áreas são divididas em níveis propriamente ditos, com direito até mesmo a tela de estatísticas ao final de cada uma!
Além de soluções para os puzzles, também apresento aqui a localização de todos os artefatos secretos, armas e anotações que Lara faz em seu diário ao interagir com pontos de interesse. Apesar de sua jogabilidade em estilo jRPG retrô, as áreas são divididas em níveis propriamente ditos, com direito até mesmo a tela de estatísticas ao final de cada uma!
Algumas dicas e observações gerais:
- Salve o jogo. Você tem 20 slots para usar como bem entender, mas é vital salvar o jogo com frequência. Armadilhas causam morte instantânea, e o fator Luck pode fazer com que batalhas inesperadas tenham resultados indesejados...
- O jogo não possui um sistema de experiência, mas derrotar todos os inimigos que surgem em encontros aleatórios é de seu interesse pois muitas vezes eles deixam flares ou kits médicos para trás.
- Da mesma forma, não existem magias ou técnicas, então desconsidere as barras de MP e TP. A falta de uma magia de cura é compensada pelos kits médicos, então certifique-se de curar seus personagens com frequência, principalmente enquanto estiver fora de combate. Um kit médico pequeno restaura 200 HP, enquanto o grande restaura 700 HP.
- No decorrer do jogo, você encontrará armas melhores para Lara Croft. Equipe-as assim que possível — ao contrário do que seu instinto possa dizer, elas não dependem de munição aqui.
Ao final do guia, eu montei uma espécie de bestiário com uma relação de valores estimados de pontos de vida de todos os inimigos para rápida referência. Boa sorte e divirta-se!
Croft Manor | ||
Ao iniciar um novo jogo, você tem a opção de visitar a Mansão Croft antes de velejar até a aventura principal. Você imediatamente se sentirá em casa, e Winston tem uma missão para você. Ele precisa de três itens para preparar seu chá:
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Jungles of Congo | ||
A primeira fase do jogo não conta com segredos, mas vale a pena explorar bem todos os cenários para começar a estocar itens, principalmente kits médicos. Para chegar ao vilarejo, escale o penhasco pelo canto indicado pela imagem 1 abaixo, então vasculhe a casa próxima ao portão para encontrar a Lever. Volte até o início e siga para a tela acima, empurre a pedra para entrar na caverna e então use a alavanca no sarcófago para revelar a Gate Key, que, por sua vez, é usada para abrir a saída no vilarejo.
Anotações no diário:
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Nchi ya Haijulikani | ||
Você obtem a Shotgun ao derrotar o primeiro mercenário, equipe-a imediatamente (ATK 44→54)!
Para completar essa fase, você precisará encontrar duas placas. A primeira, Sun Plaque, está no topo da torre perto do primeiro mercenário, basta entrar pela abertura na base da torre; e a segunda, Mosaic Plaque, está na área onde você deve saltar por diversas plataformas suspensas, no final suba as escadas e siga pelo canto direito, mova o bloco e investigue o vaso. Na área principal do templo, use as placas que coletou nos espaços vazios nos cantos da sala e então empurre os quatro pilares de forma que cada um fique sobre uma placa. Se necessário resetar a posição dos pilares, basta sair e entrar na sala novamente. Ao completar esse puzzle, você obtem a West Passage Key e pode seguir o caminho à esquerda da área onde enfrentou o primeiro mercenário, no lado exterior do templo. Após derrotar o "fantasma", ele se une a Lara para impedir Thornton e seus capangas. Anotações no diário:
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West Underground Passage | ||
Depois de saltar o buraco, use as trepadeiras para seguir pela passagem da direita. Navegue a área com bastante cautela, e, quando chegar a um aparente beco sem saída, investigue a pedra redonda para revelar um túnel. Desça por ele e recupere toda a vida de seus personagens para se preparar para um chefe.
Contra Emela Ntouka, você inevitavelmente perceberá que seu aliado não causa muito dano, então mantenha Lara primariamente na ofensiva e, conforme necessário, faça seu parceiro aplicar os medikits. Derrotado o chefe, explore o ambiente para encontrar um Piece of Torn Paper no canto inferior esquerdo (examine o item no menu para revelar a solução do próximo puzzle). Examine os quatro lados de cada um dos pilares para encontrar suas respectivas alavancas e acione as três indicadas pelo pedaço de papel. Caso você use uma combinação de alavancas incorreta, Lara irá avisar e todas as alavancas voltarão a suas posições iniciais, permitindo que você tente novamente. Anotações no diário:
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Northern Canyons | ||
A navegação aqui parece mais difícil do que realmente é por conta da perspectiva, mas, mesmo assim, salve com frequência para caso caia dos penhascos. Quando chegar numa área plana e aberta, com um portão de madeira no topo, desça pela saída no canto inferior esquerdo (imagem 2) para encontrar o Wood Axe e uma nova arma para Lara.
Equipe a Magnum imediatamente (ATK 54→69). Você pode usar o Wood Axe no portão de madeira que viu antes para abri-lo e encontrar dois NPCs de um mundo paralelo perdidos, mas seu objetivo real é mover as diversas pedras no canto direito de forma a abrir passagem para a próxima área, onde enfrentará um par de mercenários. Após derrotá-los, basta seguir no canto superior direito para terminar a fase. Segredos:
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The Slopes of Muhavura | ||
A última fase do jogo é bastante curta. Use o barco para navegar até a ilha do outro lado do lago, então basta escalar a montanha até o topo para encontrar uma fenda e entrar no vulcão, onde Sebastian aguarda para o confronto final pela posse da espada Mtoaji Mlima.
Segredos:
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Bestiário | ||
Estes são valores aproximados do total de HP de cada inimigo no jogo.
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