terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Retrospectiva Raider Daze 2019

Percebi que sempre começava a postagem da retrospectiva anual da mesma forma. O sentimento hoje permanece igual, infelizmente, mas vou tentar uma abordagem positiva desta vez, compartilhando a mensagem acima que avistei em uma floricultura local. "Faça mais daquilo que te faz feliz." Esse é um precioso conselho para não sucumbirmos ao ódio e miséria que nos cercam cada vez mais, dia após dia...

Este foi um ano relativamente quieto para nossa franquia. Não tivemos nenhum grande lançamento, apenas o término dos pacotes de DLC mensais para Shadow no primeiro trimestre e, mais tarde, o lançamento da Definitive Edition. A trilogia chegou ao novo Google Stadia (e o Nintendo Switch, dona Square Enix?), e a subfranquia Lara Croft entrou no mundo dos cassinos virtuais com Temples and Tombs. Ah, sim, tivemos Legends, mas ainda não postei nada sobre o mesmo.

Uma das minhas resoluções de ano novo era realizar mais uma maratona pela série. Resolução cumprida: levei cerca de oito meses para completá-la, pois intercalava com outros jogos e projetos, e ainda aproveitei a oportunidade para revisitar os jogos em Java, algo que posterguei por anos a fio.

Outro projeto de longa data que finalmente concluí é a tradução da HQ francesa Dark Aeons. Ainda desenvolvi para o blog outras curiosidades que não são vistas em outros fansites, como o resumo de Path of Apocalypse e capturas limpas das telas-título de The Last Revelation e Chronicles. Aliás, já se passaram 20 anos já desde que TR4 saiu. Que loucura ainda estarmos aqui, não? Coincidência ou não, podemos celebrar esse marco aos embalos de The Dark Angel Symphony.

Em universos paralelos, títulos como LEGO Tomb Raider ou Tomb Raider Pinball talvez existam, mas, por aqui, tudo que podemos fazer é nos contentar com curiosidades ou conteúdo produzido por fãs. Nesse sentido, um projeto de bastante destaque é o Dagger of Xian de Nicobass, que recebeu novas imagens da Croft Manor neste ano. E, como fãs, continuaremos batalhando pela inclusão de Lara Croft em Super Smash Bros. Ultimate, mesmo sabendo que é uma batalha perdida...

No mundo real, o que o nosso futuro reserva? Bem, neste momento, a única certeza é um novo filme, protagonizado por Alicia Vikander, esperado para março de 2021. Talvez após o lançamento de Marvel's Avengers, em maio, a Square Enix lembre-se que Lara Croft existe. Também em 2021 a franquia completará seu 25º aniversário, que tipo de celebração será que teremos?

Graças à nossa crise infinita, minha coleção cresceu pouco neste ano. Eu até prefiro o formato pelo qual optei, com apenas uma postagem por mês, mas na maior parte do tempo eu sequer tive o que postar (jan, fev, mar e ago). Aliás, fiquem atentos às novas burocracias. Difícil ser otimista, mas não estou disposto a desistir ainda.

Por fim, pretendo continuar fazendo o que me faz feliz. Ou seja, continuarei explorando conteúdos alternativos para trazer ao blog. Eu estruturei um índice geral, elencando as principais postagens para cada título, e quero agregar cada vez mais conteúdo ao mesmo. Entre outras coisas, espero falar sobre as modelos e, talvez, sobre as dubladoras de Lara no decorrer de 2020.

E, claro, seguirei com minhas aventuras diárias graças aos incansáveis esforços da comunidade do Level Editor. Consegui jogar e completar 122 níveis nos últimos quatro meses, após terminar a maratona pelos jogos oficiais. Além disso, fiz uma tradução inglesa da fanfic de Lara Croft Regresa e detonados para Echoes of the Past e Portal Tricks and Shallow Jumps. Esse tipo de conteúdo é direcionado a um nicho mais específico de fãs, mas pode vir a ganhar mais espaço aqui no blog.

Treeble @trle.net (2019)
Níveis jogados:
1486 (+122↑)
Níveis disponíveis:
3150 (+91↑)
Progresso:
   47,1%

Tomb Raider me mantém vivo, então não tenho nada além de amor e apreciação pela minha deusa Lara Croft, em toda e qualquer forma.