terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Retrospectiva Raider Daze 2024

Este foi, sem dúvidas, o pior ano de minha vida (até agora), em todo e qualquer aspecto: vida pessoal, profissional, social, afetiva, saúde física — tanto própria quanto de familiares —, e especialmente saúde mental. Parece que tudo confluiu de forma a tornar cada novo dia um desafio em simplesmente respirar.
 
Paradoxalmente, fiz coisas que fogem completamente de meu normal, como viagens (depois de quase vinte anos sem viajar) e, por um prolongado período, fiz caminhadas que combinadas a outros fatores resultaram numa notável e insignificante redução de peso. Minha sanidade já não pode ser questionada pois deixou de existir, mas, felizmente, ainda tenho Tomb Raider.
 

Lara Croft continua marcando presença em universos paralelos graças a novos crossovers idealizados este ano, que incluem Hero Wars, Dead by Daylight, Naraka: Bladepoint, e State of Survival, além de uma adorável homenagem a nível de cameo em Astro Bot. Outra forma de colaboração oficial veio sob a forma das maratonas virtuais através da Conqueror Challenges.

Como sabemos, tanto a Embracer como a Amazon enxergam potencial na franquia, portanto vimos algumas iniciativas transmidiáticas: a Live Experience de Londres pode ter fechado suas portas, mas uma nova e diferente experiência foi inaugurada em Seattle. A animação The Legend of Lara Croft estreou poucos meses atrás na Netflix, para a qual uma segunda temporada foi confirmada, e acredito que logo mais ouviremos sobre o(s) projeto(s) em live action da Amazon.
 
Outras novidades previstas para o futuro incluem um novo RPG licenciado, Shadows of Truth, e um jogo de tabuleiro, Crypt of Chronos, e ambos serão realizados através de campanhas de financiamento coletivo, para meu desespero. E, claro, IV-VI Remastered é iminente, chegando às nossas plataformas em pouco mais que um mês.

No que diz respeito a conteúdo mais peculiar da franquia, nesse ano tivemos acesso a uma versão (quase) funcional de Apocalypse; uma adaptação de Atlantean Scion para realidade virtual através do projeto Beef Raider XR (que eu pude conferir pessoalmente!); e um mangá não-oficial de Dagger of Xian veio à tona

Coleções brasileiras estão com dias contados (a minha certamente está), mas o novo portal oficial inaugurou uma loja contendo itens exclusivos; os três primeiros jogos foram lançados para o console retrô Evercade (que sequer é comercializado no Brasil); e a Limited Run Games vendeu edições especiais de Lara Croft Collection e de I-III Remastered — que também recebeu uma segunda edição especial, ainda mais limitada.

A Dark Horse Direct está produzindo uma série de figuras inspiradas pelas eras da franquia — já vimos a clássica, a "unificada", e a Survivor —, que devem ser lançadas periodicamente no início de 2025. O custo somado dessas três peças fica um pouco abaixo do valor previsto para a estatueta da Iron Studios, que, francamente, deveria ser vendida dentro da realidade do Brasil, e não a dos países de primeiro mundo. Afinal, para eles, a Weta está produzindo uma estátua de Underworld naquela mesma escala luxousa da figura The Lost Valley (que custava 1500 USD...).

Comentando a nível particular, por enquanto as únicas coisas anunciadas que tentarei adquirir para minha coleção são as duas novas Tubbz, e o novo relançamento das histórias em quadrinhos da Top Cow na chamada Colossal Collection. Triste, mas meu prospecto para o futuro é ainda mais tenebroso do que tudo o que já aconteceu até esse momento.

Minha coleção já está estagnando, com atualizações simbólicas em abril, em outubro, e uma dias atrás. Minha devoção é obviamente maior que meu poder aquisitivo: completei as múltiplas listas de troféus de I-III Remastered (total de 810 troféus, sim) e TRL, além das conquistas retrô de TR1 (Saturn) e as de Curse of the Sword (GBC). Meu projeto para renovar um jogo de tabuleiro gratuito ficou parado o ano inteiro, mas vou tentar priorizá-lo nas próximas semanas.
 
E, dentro do que a saúde mental permite após dias cada vez mais longos e exaustivos em meu emprego de turno integral, tento reservar parte de meu tempo livre para continuar as infindáveis incursões pelos níveis criados com o Level Editor, que esse ano contou com o incrível Beyond the Basics: Egypt. Além do montante que joguei, com alguns conjuntos de níveis representando verdadeiras maratonas por si, escrevi 25 detonados em inglês para o portal trle.net.

Treeble @trle.net (2024)
Níveis jogados:
2776 (+206↑)
Níveis disponíveis:
3622 (+100↑)
Progresso:
   76,9%

Uma vez invisível, invisível até morrer.