domingo, 29 de dezembro de 2024

Coleção: Jogos, edição Deluxe, óculos oficial


Esta é, possivelmente, uma das últimas atualizações substanciais de minha coleção por um bom tempo. Além dos crescentes desafios na importação, problemas de saúde na família impedem investimentos deste tipo. E, acima de tudo, vou relatar uma situação sem precedentes que me desmotivou muito. Mas, primeiro, permita-me fazer comentários aleatórios sobre essas aquisições.
 
Optei intencionalmente pela versão europeia para PS5 da Deluxe Edition de I-III Remastered, assim eu poderia obter todos os seus troféus uma terceira vez, e também por conta do CD com os "Greatest Hits" da trilha sonora. Foi uma tremenda decepção, conforme relato anterior, mas é o que temos. O steelbook é bonito, estampado com a tela de loading da China em seu interior, e o livreto de mapas é interessante mas seu formato pequeno torna alguns dos mapas praticamente ilegíveis. 
 
 
Ao lado da versão em mídia física de PS4, e da de Switch que eu já havia adquirido assim que surgiu no Mercado Livre, só me faltaria uma versão física para Xbox Series, que, ao contrário das demais, somente seria lançada através da Limited Run Games. E eu cheguei a comprá-la.

O óculos clássico é um dos mais interessantes itens disponíveis na nova loja oficial, e foi bem difícil encontrar o momento certo conseguir comprá-lo. De início, a loja cobrava os impostos de importação antecipadamente, o que resultava num total inicial insano. Mesmo assim, esgotou rapidamente. Felizmente, quando Legend of Lara Croft estreou com um cupom de 40% de desconto, o estoque havia sido reabastecido e somente então decidi arriscar a compra, já que agora existiam opções de frete que não incluiam impostos antecipados (mas foi tributado, obviamente).
 
O DVD promocional de Angel of Darkness foi uma compra de impulso. Dificilmente esse tipo de item surge no Mercado Livre, mas estava a um preço acessível demais para deixar passar. É uma coletânea interessante, contendo trailers de AOD, compilações de todas as animações em CG dos primeiros cinco jogos, o documentário G4TV Icons: Lara Croft, comerciais da saga em qualidade excelente, e um vídeo de produção do jogo. Todo o conteúdo é amplamente difundido pela internet.


E, por fim, a Lara Croft Collection para Switch. Me surpreendi com a capa reversível e a inclusão de um microlivreto (não chega a ser um manual, mas o básico está ali). Precisei recorrer a uma edição simples, também através do Mercado Livre, após uma situação inédita e inacreditável na importação da edição de colecionador que eu havia reservado pela Limited Run Games. Por algum motivo, o portal Minhas Importações informava que meu pacote havia sido devolvido em 2020, contrariando todas informações do rastreio, e não deixava eu vincular o mesmo ao meu CPF. 
 
Imediatamente abri chamado, acionei ouvidoria, e até mesmo fui pessoalmente conversar com a gerente da agência local, mas de nada adiantou: sem qualquer retorno, quinze dias se passaram e os Correios simplesmente devolveram a encomenda ao remetente, por volição própria. Foi apenas dez dias depois que responderam a meu chamado dizendo que o pacote havia sido devolvido pois eu não havia informado meu CPF e, nesse caso, eu não tinha direito a ressarcimento. Parabéns, Brasil.

De qualquer forma, acionei a Limited Run Games após todo esse desgastante estresse e eles foram bem compreensivos. Some a isso a absurda disparada recente do dólar, que teria resultado numa taxa de importação insana (não a toa, a edição de colecionador listada no Mercado Livre custa BRL 1000+, sendo que o preço original é USD 90), e uma complicada situação de saúde na família que se precarizou nos últimos meses, tive que pedir para que cancelassem, também, minha compra da edição de colecionador de I-III Remastered que seria enviada em março — justamente a versão de Xbox que completaria o conjunto (deliberadamente desconsiderando a versão para PC).

Pois bem, não apenas as coisas nunca melhoram, mas continuam a piorar cada vez mais.