sexta-feira, 8 de maio de 2015

Documentário G4TV Icons: Lara Croft

Esse não é um vídeo novo, mas é um que eu queria trazer para o blog há algum tempo. Foi produzido pelo canal fechado G4 TV, um canal totalmente dedicado para videogames (no Brasil, acho que somente foi representado por um programa semanal num canal aberto).

Não sei dizer a data que originalmente foi ao ar, mas provavelmente foi em 2001. O vídeo menciona que Angelina Jolie havia sido selecionada para interpretar Lara Croft no cinema, embora não mostre nenhuma cena do filme, e também fala de algumas das novidades que seriam introduzidas em Angel of Darkness, então previsto para o final de 2002.

De resto, é o que já estamos acostumados a ver e ouvir nesse tipo de especial: a ideia de um jogo com aspecto cinematográfico; a concepção de Laura Cruise; as curvas surreais que a personagem recebe (e as criações de fãs inspiradas por elas)...

Como era da época em que Toby Gard havia "virado as costas" para Lara, os entrevistados no vídeo dão a entender que o conceito da protagonista partiu deles, e que coube a "um rapaz inglês de 18 anos desenhá-la," embora todos outros registros digam que essa ideia partiu dele próprio.

O que é legal, porém, é ver o então presidente da Eidos Interactive reconhecer que a pressão sobre a Core Design era absurda, e isso impactou a qualidade de jogos como Adventures of Lara Croft e The Last Revelation – apesar dos números de venda ainda expressivos, as notas começavam a cair. E como essa história terminou, todos nós sabemos muito bem.