terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Retrospectiva Raider Daze 2024

Este foi, sem dúvidas, o pior ano de minha vida (até agora), em todo e qualquer aspecto: vida pessoal, profissional, social, afetiva, saúde física — tanto própria quanto de familiares —, e especialmente saúde mental. Parece que tudo confluiu de forma a tornar cada novo dia um desafio em simplesmente respirar.
 
Paradoxalmente, fiz coisas que fogem completamente de meu normal, como viagens (depois de quase vinte anos sem viajar) e, por um prolongado período, fiz caminhadas que combinadas a outros fatores resultaram numa notável e insignificante redução de peso. Minha sanidade já não pode ser questionada pois deixou de existir, mas, felizmente, ainda tenho Tomb Raider.
 

Lara Croft continua marcando presença em universos paralelos graças a novos crossovers idealizados este ano, que incluem Hero Wars, Dead by Daylight, Naraka: Bladepoint, e State of Survival, além de uma adorável homenagem a nível de cameo em Astro Bot. Outra forma de colaboração oficial veio sob a forma das maratonas virtuais através da Conqueror Challenges.

Como sabemos, tanto a Embracer como a Amazon enxergam potencial na franquia, portanto vimos algumas iniciativas transmidiáticas: a Live Experience de Londres pode ter fechado suas portas, mas uma nova e diferente experiência foi inaugurada em Seattle. A animação The Legend of Lara Croft estreou poucos meses atrás na Netflix, para a qual uma segunda temporada foi confirmada, e acredito que logo mais ouviremos sobre o(s) projeto(s) em live action da Amazon.
 
Outras novidades previstas para o futuro incluem um novo RPG licenciado, Shadows of Truth, e um jogo de tabuleiro, Crypt of Chronos, e ambos serão realizados através de campanhas de financiamento coletivo, para meu desespero. E, claro, IV-VI Remastered é iminente, chegando às nossas plataformas em pouco mais que um mês.

No que diz respeito a conteúdo mais peculiar da franquia, nesse ano tivemos acesso a uma versão (quase) funcional de Apocalypse; uma adaptação de Atlantean Scion para realidade virtual através do projeto Beef Raider XR (que eu pude conferir pessoalmente!); e um mangá não-oficial de Dagger of Xian veio à tona

Coleções brasileiras estão com dias contados (a minha certamente está), mas o novo portal oficial inaugurou uma loja contendo itens exclusivos; os três primeiros jogos foram lançados para o console retrô Evercade (que sequer é comercializado no Brasil); e a Limited Run Games vendeu edições especiais de Lara Croft Collection e de I-III Remastered — que também recebeu uma segunda edição especial, ainda mais limitada.

A Dark Horse Direct está produzindo uma série de figuras inspiradas pelas eras da franquia — já vimos a clássica, a "unificada", e a Survivor —, que devem ser lançadas periodicamente no início de 2025. O custo somado dessas três peças fica um pouco abaixo do valor previsto para a estatueta da Iron Studios, que, francamente, deveria ser vendida dentro da realidade do Brasil, e não a dos países de primeiro mundo. Afinal, para eles, a Weta está produzindo uma estátua de Underworld naquela mesma escala luxousa da figura The Lost Valley (que custava 1500 USD...).

Comentando a nível particular, por enquanto as únicas coisas anunciadas que tentarei adquirir para minha coleção são as duas novas Tubbz, e o novo relançamento das histórias em quadrinhos da Top Cow na chamada Colossal Collection. Triste, mas meu prospecto para o futuro é ainda mais tenebroso do que tudo o que já aconteceu até esse momento.

Minha coleção já está estagnando, com atualizações simbólicas em abril, em outubro, e uma dias atrás. Minha devoção é obviamente maior que meu poder aquisitivo: completei as múltiplas listas de troféus de I-III Remastered (total de 810 troféus, sim) e TRL, além das conquistas retrô de TR1 (Saturn) e as de Curse of the Sword (GBC). Meu projeto para renovar um jogo de tabuleiro gratuito ficou parado o ano inteiro, mas vou tentar priorizá-lo nas próximas semanas.
 
E, dentro do que a saúde mental permite após dias cada vez mais longos e exaustivos em meu emprego de turno integral, tento reservar parte de meu tempo livre para continuar as infindáveis incursões pelos níveis criados com o Level Editor, que esse ano contou com o incrível Beyond the Basics: Egypt. Além do montante que joguei, com alguns conjuntos de níveis representando verdadeiras maratonas por si, escrevi 25 detonados em inglês para o portal trle.net.

Treeble @trle.net (2024)
Níveis jogados:
2776 (+206↑)
Níveis disponíveis:
3622 (+100↑)
Progresso:
   76,9%

Uma vez invisível, invisível até morrer.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Iron Studios publica vídeo 360º de sua figura


O estúdio Iron Studios publicou este curto vídeo, exibindo a estatueta da Lara Croft em todos os ângulos. Relembrando que a figura foi revelada semanas atrás e já pode ser reservada. Mesmo que longe de nossa realidade (sonhar, ainda, não custa nada), vale a pena conferir para apreciar o trabalho.

domingo, 29 de dezembro de 2024

Coleção: Jogos, edição Deluxe, óculos oficial


Esta é, possivelmente, uma das últimas atualizações substanciais de minha coleção por um bom tempo. Além dos crescentes desafios na importação, problemas de saúde na família impedem investimentos deste tipo. E, acima de tudo, vou relatar uma situação sem precedentes que me desmotivou muito. Mas, primeiro, permita-me fazer comentários aleatórios sobre essas aquisições.
 
Optei intencionalmente pela versão europeia para PS5 da Deluxe Edition de I-III Remastered, assim eu poderia obter todos os seus troféus uma terceira vez, e também por conta do CD com os "Greatest Hits" da trilha sonora. Foi uma tremenda decepção, conforme relato anterior, mas é o que temos. O steelbook é bonito, estampado com a tela de loading da China em seu interior, e o livreto de mapas é interessante mas seu formato pequeno torna alguns dos mapas praticamente ilegíveis. 
 
 
Ao lado da versão em mídia física de PS4, e da de Switch que eu já havia adquirido assim que surgiu no Mercado Livre, só me faltaria uma versão física para Xbox Series, que, ao contrário das demais, somente seria lançada através da Limited Run Games. E eu cheguei a comprá-la.

O óculos clássico é um dos mais interessantes itens disponíveis na nova loja oficial, e foi bem difícil encontrar o momento certo conseguir comprá-lo. De início, a loja cobrava os impostos de importação antecipadamente, o que resultava num total inicial insano. Mesmo assim, esgotou rapidamente. Felizmente, quando Legend of Lara Croft estreou com um cupom de 40% de desconto, o estoque havia sido reabastecido e somente então decidi arriscar a compra, já que agora existiam opções de frete que não incluiam impostos antecipados (mas foi tributado, obviamente).
 
O DVD promocional de Angel of Darkness foi uma compra de impulso. Dificilmente esse tipo de item surge no Mercado Livre, mas estava a um preço acessível demais para deixar passar. É uma coletânea interessante, contendo trailers de AOD, compilações de todas as animações em CG dos primeiros cinco jogos, o documentário G4TV Icons: Lara Croft, comerciais da saga em qualidade excelente, e um vídeo de produção do jogo. Todo o conteúdo é amplamente difundido pela internet.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Encartes das versões Smart Saver dos jogos

A título de curiosidade apenas, trago aqui digitalizações dos encartes das versões "especiais" de demonstração dos jogos Tomb Raider que foram comercializadas nos Estados Unidos pela empresa The Learning Company. Não sei dizer o preço a que eram vendidos, mas considere que usávamos internet discada na época e essas versões são notavelmente mais extensas que as demonstrações costumeiras, que traziam apenas parte de um nível.
 
O primeiro disco foi publicado sob o selo da SoftKey, enquanto que os outros três lançamentos vieram sob o selo da Smart Saver. A empresa foi comprada e dissolvida pela Mattel em 1999, o que reforça minha teoria de que a "subcoleção" compreende apenas esses quatro CDs. (A saber, existem demonstrações estendidas similares para The Last Revelation e Chronicles, mas não fazem parte deste conjunto.)

Executar o conteúdo desses discos nos dias atuais é um desafio por si, e admito que não tive a paciência que gostaria para despender nesse pequeno projeto. Pelo que consegui ver, porém, comparando datas e tamanhos dos arquivos, os níveis aqui presentes são exatamente os mesmos das versões finais dos jogos. A única diferença, é, portanto na quantidade de níveis disponíveis para cada jogo.

Atlantean Scion conta com a mansão e os primeiros dois níveis. Unfinished Business é a expansão completa (e, talvez, a única vez que vimos esse logotipo?), com direito aos mesmos extras da versão em disco lançada na época. Dagger of Xian traz os primeiros três níveis. E, por fim, Adventures in India (adoro) compreende a mansão e os primeiros quatro níveis de TR3, inclusive as cutscenes.

Todos discos ainda incluem promoções para teste gratuito de internet — um verdadeiro retrato da época, tínhamos muito disso aqui no Brasil também — e, exceto pelo último, trazem demonstrações ou trailers de outros jogos que eram publicados pela Eidos Interactive.

Quero aproveitar essa postagem para destacar o texto no verso da capa de TRUB: "Descubra porque milhões de pessoas no mundo inteiro se aventuram com Lara Croft!". A Aspyr fez uma referência fofa a essa frase em seu Twitter no passado, que certos tablóides disseminaram como se isso fosse uma confirmação de que I-III Remastered havia "vendido milhões de cópias". Não temos números das vendas, apenas sabemos que superaram expectativas, e foram fortes o suficiente para justificar IV-VI Remastered. Um maravilhoso contraste aos constantes lamentos da Square Enix.
 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Descaso com trilha sonora de I-III Remastered

Seguindo uma postagem recente do blog Music of Tomb Raider, escrita pelo amigo Harry, venho eu, ao blog Raider Daze, expressar o meu descontentamento com o palpável descaso com o qual a trilha sonora inclusa na edição especial de I-III Remastered foi tratada.

Especialmente por se tratar da primeira vez que as trilhas sonoras dos três primeiros jogos da saga são lançadas em uma capacidade oficial (excluindo-se o projeto de releitura Suite), é estranho considerar a seleção de faixas, que prioriza sons de ambientação, e ademais usam uma nomenclatura própria (e com alguns erros de digitação) nos títulos dos arquivos para as composições, descrevendo muitas das melodias como "música de fundo".

Aliás, o CD incluso na edição europeia sequer conta com qualquer tipo de identificação para as faixas: o envelope não possui uma lista impressa (ao contrário da edição japonesa, que vem em um estojo completo, vide fotografias compartilhadas pelos colecionadores Mik & Dan), e as músicas não contam com marcadores internos. Os chamados Greatest Hits no disco representam as primeiras 31 das 38 faixas inclusas no download disponibilizado através de um voucher em todas regiões.
 
Uma das novidades presentes em I-III Remastered é a adição da Willard Boss Theme, uma composição de Peter Connelly que não havia sido finalizada a tempo para ser usada em Adventures of Lara Croft em 1998. Por algum motivo, essa faixa, que deveria ter sido um chamariz nessa trilha sonora por seu caráter de novidade, foi ignorada.
 
 
A relação abaixo compreende a listagem completa desse lançamento questionável. Inseri links para as faixas melódicas correspondentes, ainda de quando o portal MoTR havia feito uma discografia não-oficial da franquia que foi posteriormente sancionada pelo compositor Nathan McCree. Um número notável de composições está ausente, praticamente nos induzindo a criar uma compilação própria mais uma vez (a saber, a versão PC traz todas faixas em formato .ogg nos subdiretórios TRACKS\ do jogo).
  1. TR1 - Atlantean Stronghold
  2. TR1 - Caves Ambient Sound
  3. TR1 - Caves Ambient Sound 2 
  4. TR1 - Colosseum - Background Music
  5. TR1 - Enemy Fight Theme
  6. TR1 - Enemy Fight Theme (Short)
  7. TR1 - St. Francis' Folly - Background Music
  8. TR1 - St. Francis' Folly 2 - Background Music
  9. TR1 - The Lost Valley - Background Music
  10. TR1 - Tomb of Qaulopec v2 - Background Music
  11. TR1 - Tomb of Qulopec 2 - Background Music
  12. TR1 - Tomb Raider Theme
  13. TR1 - Tomb Raider Theme - Long
  14. TR1 - Tomb Raider Theme v2
  15. TR2 - Furnace of the Gods - Background Music
  16. TR2 - Offshore Rig Ambient Sound
  17. TR2 - Temple of Xian Ambient Sound
  18. TR2 - Tibetan Foothills - Background Music
  19. TR2 - Tomb Raider II Theme
  20. TR2 - Venice - Background Music
  21. TR2 - Wreck of the Maria Doria - Background Music
  22. TR3 - The River Ganges - Background Music
  23. TR3 - Caves of Kaliya - Background Music
  24. TR3 - Jungle (Temple) - Background Music
  25. TR3 - Jungle - Background Music
  26. TR3 - Jungle Ambient Sound
  27. TR3 - Lud's Gate Ambient Sound
  28. TR3 - Nevada Desert - Background Music
  29. TR3 - Temple Ruins Ambient Sound
  30. TR3 - Tomb Raider Melody
  31. TR3 - Wind Ambient Sound
  32. TR1 - Wind Ambient Sound
  33. TR2 - Bartoli's Hideout
  34. TR2 - Cave with water fall Ambient Sound
  35. TR2 - The Deck
  36. TR2 - The Great Wall
  37. TR3 - Jungle Drums
  38. TR3 - Stream Ambient Sound
Em março do próximo ano, a edição de colecionador de I-III Remastered deve ser lançada e ela trará uma versão em dois CDs da trilha sonora, mas ainda não sabemos se trata-se dessa mesma seleção — como é de outro fabricante, acredito que não. Por uma série de fatores, fui forçado a cancelar minha compra então não terei acesso pessoalmente, mas, sinceramente, espero que a curadoria seja melhor e mais abrangente.

Tanto a trilha sonora via download como o CD Greatest Hits estão indexadas no portal Discogs.

domingo, 8 de dezembro de 2024

Cards de Tomb Raider em State of Survival

Como eu disse na última postagem que escrevi sobre State of Survival, há quase um mês, eu estava focado em progredir na campanha de forma a liberar meu acesso aos cards colecionáveis. Infelizmente, não existem informações suficientes na internet sobre requisitos necessários e minha progressão parece estar cada vez mais lenta. Combinado aos crescentes desafios impostos pela vida real, temo que não irei destravar esse conteúdo a tempo.

Entretanto, como eu gosto da ideia de cartinhas de Tomb Raider, sob qualquer ótica, recolhi as imagens abaixo da State of Survival Wiki. Pelo que entendo, existem três ranques para cada carta, e você deve fundir várias unidades de uma mesma carta para evoluí-la para o próximo nível. Além de serem colecionáveis digitais, as cartas concedem bônus aleatórios às suas tropas.
 
Confira todos os 24 cards relacionados à nossa aventureira polivalente:
 
 
[Atualização em 18/12/2024:] Para registro, o recurso foi destravado quando elevei meu Quartel-General para o Lv.15.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Figura de Lara Croft da Iron Studios é revelada

Finalmente, temos uma visão geral da primeira figura de Tomb Raider a ser produzida pela Iron Studios. Muitos meses atrás, eles haviam postado nas redes sociais que haviam adquirido os direitos da franquia e, rapidamente, removeram dita postagem, o que causava certas dúvidas se algum dia viria a se concretizar ou não.

A belíssima figura é na escala 1:10 e virá munida de partes intercambiáveis: a mão direita pode ser alternada entre a picareta ou uma pistola; e o produto também inclui duas cabeças diferentes, com mudanças na expressão facial e no cabelo (a variante usa os óculos vermelhos redondos).

Apesar de ser um estúdio com raízes no Brasil, a peça está sendo vendida em dólares: USD 300. É possível fazer uma reserva pagando um sinal de BRL 100, e depois, quando a peça estiver pronta para envio — lançamento previsto para terceiro trimestre de 2025, aliás —, você deve pagar o restante do valor. O site mesmo já informa que alterações na conversão monetária e incidência de impostos podem aumentar o custo final; que maravilha ser brasileiro.

Eu admito que estou numa encruzilhada. Queria, e muito, adquirir essa figura para minha coleção, talvez de forma simbólica a encerrar esse investimento de uma vida inteira, mas é um montante de dinheiro que não consigo justificar dada a situação na qual minha vida se encontra nesse momento. Continuarei remoendo e estudando possibilidades e alternativas.

De qualquer forma, confira também um teaser postado no perfil de Instagram do estúdio antes da revelação oficial da figura, que ocorreu ontem na CCXP 2024, em São Paulo. E, a saber, a listagem desse produto indica que outras peças inspiradas pelo universo de Lara Croft devem surgir no futuro...

[Postagem escrita em 06/12/2024.]