domingo, 20 de julho de 2025

Weta revela estatueta Quest for Avalon

A Weta Workshop revelou hoje que as pré-vendas para a sua próxima estatueta luxuosa de Lara Croft, inspirada por Underworld, se iniciarão na quinta-feira 24, mesmo dia em que se inicia a San Diego Comic Con. Confira todas as imagens e detalhes no site do estúdio.

Não há dúvidas de que é uma peça magnífica e absurda em seu nível de detalhes — até mesmo o portão triplo do início do nível The Path to Avalon é visível na base —, mas, se tomarmos o histórico do estúdio em consideração (nominalmente, a estatueta The Lost Valley), podemos esperar por um preço inicial igualmente proibitivo e completamente fora de nossa realidade.

A composição mede 75cm de altura e pesa quase 13kg. Entre custos de frete, impostos de importação, e conversão monetária, fica cada dia mais claro que os itens colecionáveis de Tomb Raider estão sendo produzidos levando em consideração apenas residentes de países de primeiro mundo, onde metade desses empecilhos adicionais não pesam da mesma maneira no bolso do comprador. Por termos nascidos no país errado, somos sistemicamente reduzidos a "fãs médios".
 
De qualquer forma, o estúdio também compartilhou em seu boletim informativo alguns teasers daquelas três figuras de IV-VI Remastered. Suspeito que serão reveladas em toda sua glória durante a SDCC. A nós, resta rezar que sejam comercializadas por um preço mais acessível, para que a gente possa ao menos sonhar com a aquisição de uma delas...
 

World of Tanks × Tomb Raider

Consegui encerrar a tempo minha jornada pelo passe de batalha especial de Tomb Raider em World of Tanks, e vou tentar transcrever alguns pensamentos sobre essa breve, mas intensa, experiência por aqui, como costumo fazer.
 
Admito que este é, sem dúvidas, um dos crossovers mais controversos que a franquia já recebeu, mas eu também diria que a reação da comunidade foi exagerada. Entendo, e até mesmo compartilho, a frustração que a ausência de notícias concretas sobre o próximo jogo da série pode causar, mas pelo jeito as remasterizações que há tempos estavam em "alta demanda" não causaram qualquer tipo de impacto se são tão prontamente esquecidas em prol de pequenas colaborações como essa. E não sejamos hipócritas; sabemos exatamente qual será a reação dessas mesmas pessoas quando o próximo jogo da Crystal Dynamics for finalmente revelado...
 
Street Fighter Red Tape: Vega
 
De qualquer forma, World of Tanks é um jogo que foge completamente do nosso escopo habitual. De fora, eu pensava que era apenas uma variante de um jogo de tiro, rápido e dinâmico, mas a realidade é bem diferente: é muito mais tático e estratégico, não bastando simplesmente encontrar um inimigo e atirar até que ele morra. Mesmo em partidas contra bots, você precisa uma abordagem cautelosa e discreta para que seu próprio tanque não seja destruído.

Como caímos literalmente de pára-quedas aqui, a curva de aprendizado foi difícil. Mesmo tendo jogado cerca de 100 partidas no decorrer dos últimos dez dias, ainda existem muitas coisas que eu não entendo como funcionam. São incontáveis menus e subtelas de progressão, de pesquisa, de treinamento, de melhorias, o que é um tanto quanto desconfortável para tentar assimilar num prazo de tempo tão curto (e que, francamente, não devo retornar, agora que já garanti o conteúdo desejado em minha conta).

Apesar de ter jogado algumas missões "de história", com objetivos e diálogos entre tripulação e generais comandantes, por conta doos pontos para o passe o meu foco ficou totalmente nas batalhas padrão, que são compostas por duas equipes de até 14 jogadores cada em um confronto direto. As condições para vitória são eliminar toda a oposição, ou capturar a base inimiga ficando dentro da área delimitada por um período de tempo sem sofrer qualquer tipo de ataque.

 
Os servidores, ao menos na América do Sul, oscilam bastante. O jogo informava que existiam mais de 1000 jogadores ativos sempre que eu entrava para fazer as missões, mas acho que a base de jogadores fica fragmentada de acordo com os ranques dos tanques. Eu tinha uma expectativa de vida minúscula em partidas contra outros jogadores humanos, mas fico grato pelas diversas partidas contra equipes de bots que encontrei — jamais teria conseguido completar o passe sem esse recurso.
 
Por algum motivo, quando os desenvolvedores inseriram bots no jogo, eles limitaram isso apenas aos ranques mais baixos. No anúncio, eles dizem que bots estão restritos à batalhas de ranques I a V para o benefício de jogadores novatos. O passe de batalha concede pontos bônus por performance para ranques IV ou superior, mas, para algumas das missões diárias (normalmente eliminar um número de oponentes), eu recorria a um tanque de tier III onde a chance de encontrar bots era maior, abrindo mão dos bônus para ao menos garantir os pontos diários.
 
Como o jogo está disponível há bastante tempo (desde 2010), é natural que o número de jogadores atualmente seja baixo, mesmo que a comunidade oficial no Discord seja exponencialmente maior do que a de Tomb Raider, por exemplo. Além disso, é um jogo gratuito, o que certamente o torna acessível à virtualmente qualquer pessoa com interesse e acesso a um computador.

O tanque de Lara Croft é de ranque VIII, tentei por cerca de vinte minutos mas não consegui encontrar uma partida para registrá-lo em jogo. Ainda não desisti completamente, pois as falas da personagem, interpretadas mais uma vez por Keeley Hawes, incluem referências à diversos jogos da série e, também, a uma icônica frase do primeiro filme. Os fãs podem continuar chorando e esperneando, mas esse tipo de conteúdo só existe graças a crossovers como esse.

 
Eu precisei deixar Tomb Raider Pinball de lado para garantir que conseguiria completar esse passe a tempo, mas continuei com meus mergulhos rotineiros na ilha de Fortnite para criar galerias de screenshots próprias para o blog e, também, minhas incursões diárias nas infindáveis aventuras do Level Editor. Sendo um fracasso ambulante em todos os aspectos da vida real, noto que meu autoconceito está em constante decadência com esse meu envolvimento doentio com a franquia: quem estou tentando impressionar, afinal? O que estou tentando provar? Quem se importa? Quando eu partir, de que terá valido?
 
Perguntas que, talvez, seja melhor jamais confirmar as respostas, visando manter um resquício mínimo de saúde mental que, por algum motivo injustificado, ainda não desistiu dessa existência. 

domingo, 13 de julho de 2025

Itens de Tomb Raider em World of Tanks

Seguindo o mesmo formato que uso para esse tipo de conteúdo nos diferentes crossovers, apresento aqui a relação completa de itens referentes ao capítulo Tomb Raider de World of Tanks.
 
O passe de batalha por si custa 2500 Ouro, algo equivalente a cerca de BRL 40. Talvez por minha conta ser nova (criada tão somente por causa do crossover, sim), eu recebi uma oferta de 2000 Ouro por míseros BRL 3 — e já havia recebido 800 Ouro por completar algumas missões aleatórias. Não pestanejei, mesmo sabendo que meu interesse pelo jogo acaba junto com o evento.
 
E esse é o principal empecilho aqui. O evento iniciou-se na quinta feira, dia 10, e se encerrará no dia 21, o que dá aos jogadores menos de duas semanas para atingir o montante total de 1500 pontos necessários para completar o passe. Esse sistema de pontos está diretamente ligado às missões diárias, que achei bem restritivo e tentarei explicar de forma resumida.
 
Ao completar as três missões diárias, você obtém 45 pontos e destrava uma quarta missão que cede outros 25 pontos. Ou seja, 70 pontos são decorrentes de missões diárias. Você recebe um bônus variável por boa performance em veículos de ranque IV ou superior para cada partida, até um limite máximo por tanque — ao atingir esse limite, você recebe 15 pontos. E, por fim, a cada 15 missões diárias concluídas (inclua aqui três missões diárias adicionais exclusivas para contas Premium, que não cedem pontos para o passe), você receberá um bônus de 50 pontos.

A quantidade de pontos bônus parece generosa, mas o progresso é bem lento, então será necessário jogar de uma a duas horas praticamente todos os dias durante esses 10 dias de evento visando completar todas as missões diárias. Usuários novos recebem os benefícios de contas Premium por alguns dias, o que ajuda um pouco. E note que isso tudo se aplica apenas ao passe de nossa garota — um de cinco(!) passes disponíveis simultaneamente e que não compartilham o progresso de forma alguma. 
 
Talvez algumas das informações abaixo não estejam totalmente corretas, e as imagens ainda estão faltando, mas corrigirei isso dentro dos próximos dias. Quis publicar esta postagem o quanto antes para lembrar leitores potencialmente interessados de que nosso tempo está acabando. Literalmente.

[Atualizado em 18/07/2025.]
 
Lara Croft
Crew
Chegue ao nível 30 do passe gratuito
(Inclui dublagem de Keeley Hawes)
Amanda Evert
Crew
Obtido através dos pacotes "A Ambição de Amanda" (13350 Ouro) ou "A Verdade de Amanda" (7500 Ouro)
Jonah Maiava
Crew
Chegue ao nível 20 do passe pago

Hero Wars recebe novos trajes de Lara Croft

Atendendo à pedidos da comunidade de jogadores de Hero Wars, o evento crossover com Tomb Raider está novamente ativo por tempo limitado. E, mais do que isso, dois novos trajes foram adicionados!

Os novos estilos visuais correspondem à camuflagem longa, de Angel of Darkness, e à Lara coberta em ouro pelo toque de Midas, introduzida como opção de traje em Anniversary. Infelizmente, porém, ambos somente podem ser obtidos através de microtransações (predatórias), da mesma forma que o visual da Doppelganger, de Underworld: cada traje custa a bagatela de BRL 215.
 
Por enquanto, os trajes estão disponíveis apenas na versão Alliance, mas há a expectativa de que surjam em Dominion Era até agosto. Eu apenas espero que os novos trajes sejam adicionados à página dedicada à heroína no site oficial do jogo para eu, finalmente, imprimir e montar minhas miniaturas de papel que há tempos procrastino — esse estilo chibi é fofinho demais e merece exposição.
 
Agradecimento ao portal Laraider pela informação.

sábado, 12 de julho de 2025

Perfis e tema de Tomb Raider × World of Tanks

Lara Croft
 
Saqueadora de tumbas, caçadora de relíquias, e ícone da aventura, Lara Croft é uma exploradora intrépida que acredita que o extraordinário está no que fazemos, não em quem somos. Herdeira do legado dos Croft, ela se viu atraída pelo fascínio do desconhecido, optando por uma vida aventurosa muito além dos confins de seu berço na alta sociedade. Embora Lara se apresente com elegância e postura, considere seus bons modos e carisma uma fraqueza sob seu próprio risco. Destemida e obstinada, ela está bem acostumada à batalhas difíceis — e pode desarmar inimigos tão facilmente com sua sagacidade afiada quanto com suas habilidades de combate.
"Faz bastante tempo desde meu último registro — as coisas andam, no mínimo, um pouco intensas. Essa expedição se provou um tanto... incomum. É tudo muito sigiloso, então vou ser breve: batalhas de tanque. Sim, batalhas de tanque. Eu sei. Parece lúdicro. Não é exatamente como percorrer as florestas do Peru em busca de artefatos perdidos. Mas eu nunca recusei uma nova aventura, seja lá como ela se apresentar. E, por acaso, eu sou incrivelmente boa nesse lance de tanques. Não tenho certeza de onde isso vai parar, mas estou certa de uma coisa — eu irei até o fim."
 
"A aventura está ao nosso redor, onde quer que olhemos. Às vezes nós a procuramos — e às vezes ela nos encontra. Você pode pensar que não está pronto para ela, mas confie em mim: você está. O mundo está repleto de perguntas sem respostas, mistérios sem explicações, e histórias esquecidas. O que poderia ser mais humano do que a vontade de buscar respostas? Essa sede por conhecimento, esse desejo pela descoberta — vive dentro de todos nós, mesmo que não saibamos, então abrace a jornada. A aventura está à espera."

"Mesmo fragmentos esfarrapados como este guardam histórias aguardando para serem reveladas. Os contornos de uma terra distante: acidentada, montanhosa — talvez perigosa. Runas antigas e enigmáticas apontando para uma civilização esquecida. Um povo com costumes, crenças, e um estilo de vida completamente próprios. Um vez ricos, orgulhosos, prósperos — agora há muito perdidos para a deterioração do tempo. As pessoas esquecem, mas os mapas lembram. Mesmo em ruínas, eles oferecem vislumbres do que um dia já foi — e do que ainda pode ser encontrado."
[ * * * ]
 
Jonah Maiava 

Marinheiro e cozinheiro com um grande apetite e um coração ainda maior, Jonah Maiava é o amigo mais próximo e confiável de Lara. Sua natureza considerativa e introspectiva ajuda a manter Lara com os pés no chão quando a determinação dela a leva até o limite — ao mesmo tempo que seus instintos protetores e temperamento calmo fazem dele um companheiro leal até mesmo nas expedições mais perigosas. Um verdadeiro gigante gentil com uma alma bondosa, Jonah conhece Lara como ninguém e permanece completamente dedicado à sua melhor amiga — não importa o que esteja em jogo.
 
[ * * * ]

Amanda Evert
 
Uma antropóloga brilhante e uma das poucas pessoas intelectualmente equiparáveis à Lara, Amanda Evert era uma de suas amigas mais íntimas durante os dias de universidade — até que um evento misterioso e trágico no Peru mudou tudo. Agora, moldada por ressentimento e um constante sentimento de traição, Amanda se tornou tanto uma rival como uma contraparte perturbadora para Lara. Seu fascínio por segredos místicos, inexplicados, e antigos aumentou e se tornou uma obsessão — uma que seguidamente a coloca em conflito com Lara. Apesar de que seus caminhos se cruzem com frequência, elas permanecem ligadas por seu passado compartilhado — bem como uma implacável busca pela verdade.

[ * * * ]

O crossover de Tomb Raider com World of Tanks pegou todo mundo de surpresa — ao contrário da reação da comunidade, que se provou previsível como sempre. Eu tenho algumas ressalvas, não necessariamente quanto ao conteúdo em si, mas mais por fatores temporais: não apenas essa situação caótica e imprevisível que o mundo tem vivido em cenários literais de guerra, mas também a limitação para menos de duas semanas de evento.

Com isso em mente, momentaneamente coloquei esse jogo no meu topo de prioridades para aproveitar ao máximo dentro do limitado tempo livre que a vida permite. O conteúdo referente à nossa aventureira é repleto de referências e easter eggs, além de trazer Keeley Hawes de volta ao papel (de forma similar ao que Call of Duty fez recentemente). Os breves textos acima são compartilhados dentro do próprio jogo, mas fiz alguns retoques e correções na tradução do texto original.

Tanto tempo já se passou desde o anúncio da vindoura "unificação" e ainda não temos qualquer tipo de evidência ou notícia concreta. Nesse caso em particular, a escolha de Amanda é curiosa, mas não sabemos se a antagonista de Legend foi uma oferta ou pedido — e tampouco sabemos se essa biografia é um indicativo desse novo cânone da franquia. Usando a frase promocional do jogo em questão, "esperar para ver, e ver para crer"...

Os registros de diário são bacanas. Um deles faz referência ao atual portal oficial (uma frase retroativamente atribuída à Conrad Roth sobre a Society of Raiders, que não existia até então), e outro até mesmo brinca com a versatilidade da garota: está enfiada em uma situação que parece não condizer com ela, mas, ainda assim, é excepcionalmente boa no que está fazendo.

Paralelo a isso, o mini-capítulo recebeu uma composição inédita para esta colaboração, de autoria do músico Peter Kremenovic, intitulada Whistling Winds. Você pode fazer download da faixa através do site oficial do jogo, ou pode ouvi-la bem aqui:

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Ouça à trilha sonora de Tomb Raider Pinball

 
Por uma série de fatores que fogem completamente a meu controle — uma eterna falta de tempo e/ou energia, algo que venho repetindo por aqui com uma alarmante frequência —, ainda não tive a oportunidade para desenvolver meu conteúdo sobre Tomb Raider Pinball.
 
Essa playlist foi compartilhada pelo portal MaxRaider e tratei de compartilhar imediatamente por aqui. Como um antigo e ávido colecionador e apreciador de músicas relacionadas à Tomb Raider, a possibilidade de crossovers nos oferecerem faixas inéditas sempre me causa uma agradável expectativa.

As mesas de pinball usam alguns dos temas clássicos que amamos há décadas, mas também contam com belas composições de autoria de Attila Heger, que são igualmente aptas para os ambientes representados como para a pressão frenética de um pinball.

[Postagem escrita em 12/07/2025.]

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Sexta figura de #TombRaider20 revelada

Com um atraso absurdo, a coleção #TombRaider20 da Gaming Heads finalmente está prestes a chegar seu fim: a estatueta de Legend foi revelada hoje, com uma data estimada de lançamento para o primeiro trimestre de 2026 — o ano em que a franquia celebrará 30 anos, de fato.

A figura, que representa apenas mais um sonho de consumo inalcançável para nós, brasileiros, mede cerca de 45cm. Como as anteriores, será comercializada em três edições com tiragens limitadas: a padrão, a exclusiva (com um braço intercambiável portando a Excalibur), e a sem pintura. O preço? USD 450(!).

Caso queira se torturar mais um pouco, além das fotografias nos links acima, um vídeo exibindo a peça em diversos ângulos foi postado no canal da fabricante. Vale relembrar que a ideia por trás dessa coleção, anunciada em 2016, é reunir diferentes aventuras de Lara Croft em um maravilhoso diorama composto por seis estatuetas de luxo:
 

Agradecimentos especiais para Ahmad, administrador do portal Tomb Raider Arabia, pela montagem contendo as seis estatuetas acima.

terça-feira, 8 de julho de 2025

Curiosidade: Missivas promocionais de AOD

Graças ao portal Tomb Raider Arabia, tomamos conhecimento de um curioso item.
 
Gerações atrás, os chamados kits de imprensa eram especialmente comuns para jogos e filmes grandes, uma vez que a internet não era o monstro que é hoje, e publicações como revistas os recebiam como materiais promocionais. Esse tipo de "mimo" hoje é direcionado à influenciadores que costumam soltar gritinhos em transmissões ao vivo ou instigar campanhas de ódio contra os próprios desenvolvedores, mas vamos relevar essa mudança de paradigma. (Sim, sou um velho ranzinza.)

Neste caso em questão, tratam-se de uma série de correspondências e cartões postais que foram enviados como parte da campanha promocional de Angel of Darkness. Escritos sob o ponto de vista de Lara Croft, as mensagens segmentam partes da história do jogo: Von Croy pedindo para ela visitar Paris, mesmo depois do que ocorreu no Egito; a presença de um assassino em série; sua partida para Praga; etc.

Suspeito que nenhuma das cartas físicas originais exista na data atual (a menos que tenham caído nas mãos de algum colecionador dedicado da franquia, provavelmente foram perdidas para o tempo), portanto fica registrado um agradecimento mais do que especial para Ahmad pelo seu empenho em restaurar e reconstruir fielmente esse tipo de material para compartilhar com os demais fãs — da mesma forma que ele havia feito com o kit de imprensa de Chronicles poucos meses atrás.
 
Você pode conferir as cartas através deste link.
 
[Postagem escrita em 09/07/2025.]

segunda-feira, 7 de julho de 2025

Novas infos de crossover com World of Tanks

 
O site oficial de World of Tanks publicou um vídeo e um artigo contendo detalhes impressionantes envolvendo o iminente crossover envolvendo Tomb Raider (...e Duke Nukem).

Como citado previamente, será um evento de duração limitada e ficará ativo somente entre os dias 10 de 21 de julho. Cada herói terá um passe de batalha temporário contendo recompensas próprias; no caso de nossa Lara Croft, o passe terá 30 níveis de recompensas. Vale notar que Lara Croft é, de fato, novamente dublada por Keeley Hawes.

A heroína pode ser obtida gratuitamente completando o passe, mas seu tanque tematizado depende da trilha "avançada" do passe — suspeito que paga, mas admito que estou um tanto confuso neste momento. O tanque é na cor verde-petróleo e conta com algumas referências bacanas, como o brasão da família Croft e a costumeira mochila, além de outros apetrechos visuais tematizados.

Igualmente surpreendente é a escolha de dois personagens complementares: Jonah Maiava está entre as recompensas do passe avançado, e uma versão reinterpretada de Amanda Evert será comercializada sob a forma de microtransação. Por fim, alguns cosméticos serão distribuídos através de drops na Twitch.

Eu já registrei minha conta e estou com o jogo instalado, mas estou me sentindo como um peixe fora d'água, sem saber ao certo ainda que tipo de conteúdo posso trazer ao blog. Sequer tive a oportunidade para desenvolver minhas postagens sobre o pinball lançado no mês passado, mas, dada a curta duração deste evento, será a minha prioridade assim que tiver início.
 
[Postagem escrita em 09/07/2025.]

Screenshots de Fortnite × Tomb Raider, pt.18

domingo, 6 de julho de 2025

Curiosidade: Minifig Tomb Explorer da Ktown

Sim, estou tentando ganhar tempo para desenvolver os conteúdos que estou procrastinando.
 
A Ktown Bricks é uma pequena iniciativa de fãs e entusiastas por brinquedos da linha Lego, reciclando partes e produzindo minifigs inéditas baseadas em diversas franquias, sem nunca usar os nomes oficiais por questões legais. Neste caso em específico, a minifig acima é chamada "Tomb Explorer", como tantas situações similares que já vimos no passado.

Para uma peça não-licenciada, considero o preço salgado: USD 28 pela figura, mais USD 25 para envio internacional. Com a conversão monetária e os inevitáveis impostos de importação, fica aqui apenas como registro da curiosidade. As minifigs que tenho em minha coleção custaram uma fração desse valor.
 
Eu tomei conhecimento dessa peça através de uma recomendação do YouTube, onde um colecionador mostrou a versão inspirada por TR2013 ao lado de uma variante vendida exclusivamente em uma convenção de Lego nos Estados Unidos. A alteração na paleta de cores é simples, mas admito que gostei da combinação. Confira o vídeo em questão clicando aqui.

Realisticamente falando, porém, é fato que um Lego oficial de Tomb Raider será bem caro, caso algum dia venha a existir. Até vou abrir um marcador para isso aqui no blog, sinto que menciono isso com tanta frequência que é até estranho considerar que essa parceria ainda não tenha sido firmada.

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Lara Croft é confirmada para World of Tanks

 
No final do mês passado, um burburinho havia se formado sobre a possibilidade de World of Tanks receber nossa Tomb Raider e, menos de uma semana depois, tal rumor foi confirmado: o próximo crossover envolvendo Lara Croft colocará a aventureira no popular jogo de guerra gratuito.
 
Não estou certo de como o jogo funciona, mas, a julgar pelas poucas informações disponíveis, Lara será parte de um evento limitado que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de julho. Um anúncio oficial feito antes da revelação dizia que os caminhos de dois personagens icônicos se entrelaçariam nesse evento, e, de acordo com o rumor, o outro personagem é Duke Nukem.
 
O trailer de revelação, aparentemente, é narrado por Keeley Hawes, e, além de de referências aos jogos da saga Survivor, conta com uma frase de encerramento genial: "Se aventura tem um nome, só pode ser o meu."
 
Considerando que ainda não consegui desenvolver meu conteúdo de Pinball FX, não tenho certeza de que tipo de material posso trazer ao blog para esse crossover. É muita coisa paralela para ser absorvida, ao lado de um desgastante trabalho presencial de turno integral e demais compromissos que acompanham a vida adulta. Balancear tudo isso está beirando o impossível.

[Postagem escrita em 03/07/2025.]

Perfect Dark é cancelado pela Microsoft

A divisão de games da Microsoft está realizando um processo de demissões em massa em seus estúdios, com cortes dentro de várias desenvolvedoras. Embora não impacte diretamente a Crystal Dynamics, atinge o estúdio de forma tangencial com o cancelamento de Perfect Dark.
 
O reboot da franquia havia sido anunciado em idos de 2020 e era encabeçado pela The Initiative. Esse estúdio era formado por antigos funcionários da Crystal Dynamics, o que pode ter auxiliado na parceria que ambos estúdios firmaram para o desenvolvimento do jogo, que até mesmo recebeu um trailer de gameplay bacana no ano passado.

O cancelamento do jogo vem acompanhado de uma nota de fechamento do estúdio, que não teve a chance de publicar qualquer produto em seus sete anos de existência.

[ Fontes: PSX Brasil | Windows Central ]