sábado, 12 de julho de 2025

Perfis e tema de Tomb Raider × World of Tanks

Lara Croft
 
Saqueadora de tumbas, caçadora de relíquias, e ícone da aventura, Lara Croft é uma exploradora intrépida que acredita que o extraordinário está no que fazemos, não em quem somos. Herdeira do legado dos Croft, ela se viu atraída pelo fascínio do desconhecido, optando por uma vida aventurosa muito além dos confins de seu berço na alta sociedade. Embora Lara se apresente com elegância e postura, considere seus bons modos e carisma uma fraqueza sob seu próprio risco. Destemida e obstinada, ela está bem acostumada à batalhas difíceis — e pode desarmar inimigos tão facilmente com sua sagacidade afiada quanto com suas habilidades de combate.
"Faz bastante tempo desde meu último registro — as coisas andam, no mínimo, um pouco intensas. Essa expedição se provou um tanto... incomum. É tudo muito sigiloso, então vou ser breve: batalhas de tanque. Sim, batalhas de tanque. Eu sei. Parece lúdicro. Não é exatamente como percorrer as florestas do Peru em busca de artefatos perdidos. Mas eu nunca recusei uma nova aventura, seja lá como ela se apresentar. E, por acaso, eu sou incrivelmente boa nesse lance de tanques. Não tenho certeza de onde isso vai parar, mas estou certa de uma coisa — eu irei até o fim."
 
"A aventura está ao nosso redor, onde quer que olhemos. Às vezes nós a procuramos — e às vezes ela nos encontra. Você pode pensar que não está pronto para ela, mas confie em mim: você está. O mundo está repleto de perguntas sem respostas, mistérios sem explicações, e histórias esquecidas. O que poderia ser mais humano do que a vontade de buscar respostas? Essa sede por conhecimento, esse desejo pela descoberta — vive dentro de todos nós, mesmo que não saibamos, então abrace a jornada. A aventura está à espera."

"Mesmo fragmentos esfarrapados como este guardam histórias aguardando para serem reveladas. Os contornos de uma terra distante: acidentada, montanhosa — talvez perigosa. Runas antigas e enigmáticas apontando para uma civilização esquecida. Um povo com costumes, crenças, e um estilo de vida completamente próprios. Um vez ricos, orgulhosos, prósperos — agora há muito perdidos para a deterioração do tempo. As pessoas esquecem, mas os mapas lembram. Mesmo em ruínas, eles oferecem vislumbres do que um dia já foi — e do que ainda pode ser encontrado."
[ * * * ]
 
Jonah Maiava 

Marinheiro e cozinheiro com um grande apetite e um coração ainda maior, Jonah Maiava é o amigo mais próximo e confiável de Lara. Sua natureza considerativa e introspectiva ajuda a manter Lara com os pés no chão quando a determinação dela a leva até o limite — ao mesmo tempo que seus instintos protetores e temperamento calmo fazem dele um companheiro leal até mesmo nas expedições mais perigosas. Um verdadeiro gigante gentil com uma alma bondosa, Jonah conhece Lara como ninguém e permanece completamente dedicado à sua melhor amiga — não importa o que esteja em jogo.
 
[ * * * ]

Amanda Evert
 
Uma antropóloga brilhante e uma das poucas pessoas intelectualmente equiparáveis à Lara, Amanda Evert era uma de suas amigas mais íntimas durante os dias de universidade — até que um evento misterioso e trágico no Peru mudou tudo. Agora, moldada por ressentimento e um constante sentimento de traição, Amanda se tornou tanto uma rival como uma contraparte perturbadora para Lara. Seu fascínio por segredos místicos, inexplicados, e antigos aumentou e se tornou uma obsessão — uma que seguidamente a coloca em conflito com Lara. Apesar de que seus caminhos se cruzem com frequência, elas permanecem ligadas por seu passado compartilhado — bem como uma implacável busca pela verdade.

[ * * * ]

O crossover de Tomb Raider com World of Tanks pegou todo mundo de surpresa — ao contrário da reação da comunidade, que se provou previsível como sempre. Eu tenho algumas ressalvas, não necessariamente quanto ao conteúdo em si, mas mais por fatores temporais: não apenas essa situação caótica e imprevisível que o mundo tem vivido em cenários literais de guerra, mas também a limitação para menos de duas semanas de evento.

Com isso em mente, momentaneamente coloquei esse jogo no meu topo de prioridades para aproveitar ao máximo dentro do limitado tempo livre que a vida permite. O conteúdo referente à nossa aventureira é repleto de referências e easter eggs, além de trazer Keeley Hawes de volta ao papel (de forma similar ao que Call of Duty fez recentemente). Os breves textos acima são compartilhados dentro do próprio jogo, mas fiz alguns retoques e correções na tradução do texto original.

Tanto tempo já se passou desde o anúncio da vindoura "unificação" e ainda não temos qualquer tipo de evidência ou notícia concreta. Nesse caso em particular, a escolha de Amanda é curiosa, mas não sabemos se a antagonista de Legend foi uma oferta ou pedido — e tampouco sabemos se essa biografia é um indicativo desse novo cânone da franquia. Usando a frase promocional do jogo em questão, "esperar para ver, e ver para crer"...

Os registros de diário são bacanas. Um deles faz referência ao atual portal oficial (uma frase retroativamente atribuída à Conrad Roth sobre a Society of Raiders, que não existia até então), e outro até mesmo brinca com a versatilidade da garota: está enfiada em uma situação que parece não condizer com ela, mas, ainda assim, é excepcionalmente boa no que está fazendo.

Paralelo a isso, o mini-capítulo recebeu uma composição inédita para esta colaboração, de autoria do músico Peter Kremenovic, intitulada Whistling Winds. Você pode fazer download da faixa através do site oficial do jogo, ou pode ouvi-la bem aqui: