segunda-feira, 29 de maio de 2023

Ficha de personagem do RPG Tomb Raiders

O primeiro contato que um jogador costuma ter com qualquer sistema de RPG geralmente é através da ficha de personagem, e Lara Croft's Tomb Raiders não é exceção. A ficha de personagem é surpreendentemente extensa e repleta de características, como você pode ver abaixo.
 
Todos personagens (e criaturas) são construídos com sete atributos básicos:
  • Brawn (B): Força e dureza. Afeta a intensidade dos ataques que você dá e recebe, e quanto você consegue carregar.
  • Endurance (E): Saúde e vigor. Representa sua persistência em continuar atividades físicas, e quanto tempo você resiste a efeitos adversos dos ambientes, veneno, doenças, etc.
  • Quickness (Q): Reflexos e velocidade. Determina quão rápido você se move, e quão bem você evita e esquiva de perigos velozes.
  • Perception (P): Sentidos e atenção. Afeta o quanto você percebe quando observa ou escuta, e ajuda a notar ou reconhecer perigos antes que seja tarde demais para reagir.
  • Cleverness (C): Inteligência e astúcia. Ajuda a reunir pistas e resistir a confusão, e afeta a velocidade que você age quando realiza ações mentais ou sociais.
  • Will (W): Determinação e autocontrole. Mede sua força mental e de personalidade, e sua resistência à persuasão.
  • Destiny (D): Representa sua conexão com as forças e energias invisíveis que governam o mundo. Para a maior parte das pessoas, funciona apenas num nível subconsciente, como "sorte." Alguns raros indivíduos reconhecem o destino dentro de si e são capazes de controlá-lo!
Você recebe 16 pontos para distribuir entre esses sete atributos, variando entre 0 e 4 pontos (nenhum personagem inicial pode ter 5 pontos em um atributo qualquer pois isso requer um Talento específico — você escolhe um talento para cada ponto investido em Destiny). O valor de cada atributo determina a quantidade inicial de suas Qualidades, que são pontos que você consume para realizar ações especiais (e pode posteriormente recuperar com repouso).

Além dos Atributos, existe uma gama de 35 habilidades divididas em 6 categorias: Acadêmicas, Batalha, Construção, Exploração, Navegação, e Utilitárias. Todas também variam de 0 a 5 pontos, mas a distribuição de pontos é diferente: cada personagem recebe dois kits, e cada qual determina seu conjunto de habilidades. 
 
Um kit cede 10 pontos para distribuir na categoria primária, obrigatoriamente com 1 ponto em cada habilidade, e 5 pontos em outras categorias de acordo com as restrições do kit (totalizando 15 pontos de habilidade). Além disso, você ganha um bônus de especialização equivalente a 2×Cleverness pontos para alocar em outras habilidades, sem que essas excedam seu total de Cleverness. Isso permite adquirir habilidades que não fazem parte de seu kit inicial. 
 
A sua melhor habilidade, que deve ter 2 pontos no mínimo, será sua habilidade característica, e você recebe 1 ponto para colocar em uma habilidade avançada derivada, que traz consigo truques próprios. Tudo isso é bem detalhado no livro de regras, apenas estou citando aqui para ilustrar a extensiva ramificação desses sistemas.

Seu equipamento inicial varia de acordo com sua história e quem é seu contratante. Se você estiver trabalhando para Lara Croft, e se for bom no que faz, é possível que ela conceda equipamentos adicionais, seja como recompensa ou para agilizar seu trabalho (tudo sempre a critério do mestre, claro). A ficha deixa claro que cada equipamento tem um peso atribuído e isso pode causar penalidades em seus testes de Quickness.

Por fim, a ficha também possui estatísticas direcionadas para combate: Defesa, Resistência, e Concentração. Esses valores são definidos pelos atributos Quickness, Brawn e Will, respectivamente. Um personagem pode sofrer até cinco ferimentos antes de ser incapacitado, e outros efeitos podem causar penalidades adicionais.
 
Cada personagem vai ter manobras próprias para combate, além das habilidades que já vêm listadas por padrão na ficha, que incluem esquivas, socos e chutes. Cada manobra introduz modificadores diferentes, e tudo fica listado ali para rápida referência.
 
Abaixo você pode conferir a ficha em formato de imagem, mas vale lembrar que ela foi disponibilizada em formato de PDF editável junto ao módulo básico do sistema.
 

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Introdução de Lara Croft's Tomb Raiders

A abertura do livro de regras do RPG Lara Croft's Tomb Raiders, lançado poucos dias atrás e disponível apenas em inglês, é deveras interessante. É uma carta de apresentação para uma palestra de um professor de arqueologia que defende que todos mitos são fundamentados na realidade. E todos adoramos uma boa teoria da conspiração (quer dizer, adorávamos até o advento das mídias sociais e suas intermináveis correntes de notícias falsas).

A ideia de que todas lendas são derivadas da verdade é um conceito com o qual nós, fãs da franquia, já estamos bem habituados, em particular com a saga Legend: Atlântida talvez tenha sido a primeira civilização, da qual todas as civilizações antigas que conhecemos surgiram — e, na verdade, esse era um dos conceitos que Toby Gard tinha esboçado para o primeiro jogo da série, mas o título lançado em 1996 não entrava em grandes detalhes nesse sentido.

O texto introdutório do RPG segue essa linha de pseudoarqueologia que faria muita gente se contorcer, mas está em sincronia com muito do que vimos nesses quase 30 anos de Tomb Raider. O próprio professor é um personagem novo, então mantenha a mente bem aberta não apenas ao indulgenciar o texto, mas também sua ligação à franquia como um todo. Nada aqui é canônico.

E, como sempre, vou ressaltar que a tradução que apresento abaixo não é literal. Retoquei o texto em vários pontos para uma fluidez e compreensão melhor em nosso idioma, mas sem comprometer o contexto original.
 
[ * * * ]

Crescemos pensando que sabemos como o mundo funciona. Valorizamos uma série de explicações confortantes baseadas em religião, ciência, educação, e experiências de vida. A sociedade nos alimentou esse mito durante a vida inteira. Ela nos ensina que nossas explicações são verdadeiras, e que as explicações de nossos ancestrais não eram reais — apenas curiosos mitos de primitivos ignorantes. Nada poderia estar mais longe da verdade! Esses "primitivos ignorantes" eram tão inteligentes quanto nós. Eles construíram monumentos, conquistaram o mundo, inventaram agricultura, e domesticaram animais. Eles prepararam a fundação para tudo aquilo que acreditamos saber. Os mitos deles talvez sejam metafóricos, talvez tenham sido exagerados ou distorcidos pelo tempo, mas são baseados na verdade e na observação.

Pouca evidência resta do que eles observavam diretamente. Maravilhas arquitetônicas agora estão em ruínas, figuras de fábulas reduzidas a pó, objetos estimados foram perdidos ou destruídos. Aqueles mitos antigos, escritos, entalhados, ou falados, são pistas para a verdade. Descubra a verdade por trás deles e o mundo nunca mais será o mesmo para você. Você pode até mesmo descobrir que o mundo funciona de forma diferente do que você imagina! Existe um tema comum entre os mitos de todas culturas antigas: seres estranhos com habilidades fantásticas caminham entre nós! Anjos, devas, fadas, demônios, espíritos... seres repletos de habilidades avançadas e de "mágica" (talvez apenas tecnologia mal interpretada) que o mundo antigo mal podia entender, e que o mundo moderno se recusa a sequer considerar seriamente.

Essas civilizações antigas podem ter sido visitantes de outro mundo, ou apenas uma civilização avançada que entrou em colapso muito tempo atrás... Quem quer que tenham sido, em algum momento eles interagiram com os humanos. Eles tinham capacidades além da compreensão humana. Eles contavam histórias de suas próprias grandezas notáveis, para estabelecer ou impôr sua própria superioridade.  E então eles desapareceram — morreram, se esconderam, ascenderam aos céus —, por algum motivo, eles sumiram e a raça humana prosperou.

Os mitos explicam isso, se você olhar bem de perto. Existem evidências também, evidências reais e palpáveis, mas elas são repudiadas por aqueles que não querem aceitá-las. Você pode pesquisar, se quiser:
  • Os Hieróglifos de Abidos, no Templo de Seti I, contêm entalhes de helicópteros e aviões.
  • A Bateria de Bagdá gerava energia elétrica, 2000 anos atrás!
  • A Máquina de Anticítera era um computador mecânico construído na Grécia antiga.
  • Vimanas em escrituras da Índia antiga representam máquinas voadoras e armas avançadas.
  • As Pedras Dropa descrevem em antigos discos de granito a história de viajantes espaciais encalhados na Terra.
  • Esferas de Klerksdorp encontradas em rochas pré-cambrianas na África, cujo material e propósito são desconhecidos.
  • O Monumento Yonaguni tem mais de 8000 anos de idade, e é uma construção sofisticada a 100 pés abaixo do mar.

Diversos objetos metálicos descobertos encrostados em carvão com milhões de anos, inclusive um antigo sino feito com uma liga metálica desconhecida e complementada por uma silhueta demoníaca. As linhas de Nazca, geóglifos, caveiras de cristal, a Colônia de Roanoke, Stonehenge, o Disco de Festo... Mesmo que você desconsidere os exemplos que poderiam ser boatos ou interpretações incorretas, existem dezenas de exemplos documentados de coisas que são tão perturbadoras e inexplicáveis que nós inventamos histórias implausíveis mas confortantes para explicá-las — criamos mitos sobre aquilo que não entendemos! Essa é a chave para entender os mitos do passado: as pessoas criam mitos sobre o que elas testemunham mas não entendem. Suas observações são reais! Só precisamos encontrar a verdade por trás das histórias.

Nos próximos quarenta e poucos minutos, vamos analisar seis mitos antigos com evidências físicas reais e, ainda assim, sem explicações científicas sólidas. É hora de abrir os olhos.

Desmond Hawthorne, Ph.D
"Evidência de Civilizações Antidiluvianas Avançadas"
Conferência Mundial de Arqueologia, 2007

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Evento: Primavera Carregada

O evento Primavera Carregada iniciou-se hoje e ficará ativo até 9 de junho.
 
Após algumas semanas repetindo eventos anteriores, apesar dos nomes diferentes, finalmente temos um evento novo, e com recompensas inéditas! É um evento duplo, similar ao evento de inverno, combinando tarefas diárias pelos próximos 14 dias com a já batida coleta de adesivos.
 
As recompensas incluem partes para destravar o traje Denim Jacket (Jaqueta Jeans), de Angel of Darkness, e a arma Temporal Shotgun (Escopeta Temporal). Reloaded como um todo está numa situação precária neste momento, lamentavelmente, mas façamos o possível para não perder esses itens.

Lara recebe atualização em TWD Survivors

O evento crossover entre Tomb Raider e The Walking Dead: Survivors já se encerrou, mas Lara Croft ainda pode ser obtida através do gacha do jogo. Eu mesmo não me encontro mais tão investido no jogo, mas sigo fazendo meus logins diários e, finalmente, posso dizer que consegui liberar as duas unidades da aventureira em meu perfil.
 
Embora fosse possível comprar a versão lendária da personagem por BRL 5, eu consegui ambas sem gastar um centavo sequer, recorrendo apenas aos bilhetes de recrutamento diários e também aqueles obtidos através de missões e atividades dentro do próprio jogo.

Mas essa postagem não tem esse propósito, não. Ao contrário de todos os outros personagens no jogo, Lara, que acredito que seja o primeiro conteúdo crossover a ser inserido em TWDS, não possuia qualquer tipo de animação; era apenas uma imagem estática. Na última atualização do jogo, isso foi retificado e agora ela conta com uma animação similar à todos os outros sobreviventes:


Um detalhe absurdamente simples e que talvez não justifique uma postagem, verdade. A versão lendária da personagem ganhou uma nova Química, podendo substituir o protagonista Rick Grimes na formação Hometown Heroes. Sim, isso justifica essa postagem. Próxima parada: Fall Guys.

[Postagem escrita em 26/05/2023.]

terça-feira, 23 de maio de 2023

RPG Lara Croft's Tomb Raiders está disponível

Originalmente revelado como uma das iniciativas que seriam disponibilizadas no decorrer das celebrações dos 25 anos de Tomb Raider, o módulo básico do RPG de mesa Lara Croft's Tomb Raiders finalmente está disponível para download gratuito!
 
Para quem não recorda, esse é um projeto particular do designer Matthew Gaston que vem sido desenvolvido e aprimorado desde 2007. Já se passaram quase duas décadas desde que eu deixei de acompanhar esse ramo de entretenimento, mas acredito que o sistema de jogo usado aqui seja único — e um tanto quanto peculiar: funciona com apenas dados comuns de 6 faces (d6), mas num conjunto de regras muito mais complexo que, digamos, o 3D&T que eu tanto amava.

O pacote básico é robusto. O livro de regras possui 215 páginas, e é bem compreensivo com dezenas de páginas dedicadas a minúcias como habilidades, equipamentos e um breve bestiário. O primeiro complemento oficial é a aventura Mark of the Phoenix, um livro próprio com 75 páginas e cinco modelos de personagens prontos com fichas completas. Ambos os livros estão repletos de ilustrações originais, e muitas delas fazem referências ao longo histórico da franquia; é realmente um deleite para os fãs.
 
 
Admito que mordi mais do que sou capaz de mastigar (novamente), mas pretendo fazer uma ou outra postagem sobre o sistema no decorrer dos próximos dias. Desnecessário dizer, mas o material está disponível apenas em inglês; em teoria, um mestre dedicado poderia aprender as regras e ensiná-las ao seu grupo de jogo, dispensando o domínio do idioma por parte dos demais jogadores.

sábado, 20 de maio de 2023

Tradução de Down Among the Dead finalizada

Finalmente terminei a tradução do conto Down Among the Dead, publicado pelo jornal The Times em 1999. Ano passado, eu havia feito uma tradução parcial do mesmo, contemplando quatro dos sete capítulos, mas felizmente desdobramentos recentes nos permitiram acesso ao conto completo da autora Erica Wagner.
 
Demorei mais de um mês para traduzir os capítulos faltantes, pois me encontrei em uma extensiva pesquisa sobre o Livro dos Mortos mas, infelizmente, sem muito sucesso. Em compensação, aproveitei e fiz uma revisão integral do conto, corrigindo alguns erros de tradução e reformulando diversos trechos do texto original buscando uma melhor fluidez de leitura em nosso idioma. Tudo sem comprometer o contexto original, é claro.
 

domingo, 7 de maio de 2023

Curiosidade: Lara Croft em Super Crazy Jam


Super Crazy Jam é um jogo de luta desenvolvido na engine IKEMEN; essa engine é compatível com recursos e criações feitas para o velho conhecido MUGEN, mas permite maior flexibilidade na hora de criar um projeto. E vale destacar que, neste caso aqui, trata-se de um projeto particular de longa data de um usuário brasileiro.

Wou é fã da saga The King of Fighters e vai muito além de simplesmente adicionar novos personagens ao elenco de seu jogo, optando por realizar uma repaginada no visual de cada um deles para que todos mantenham um estilo gráfico similar. É um trabalho impressionante, pois o jogo já conta com 18 personagens, cada um representando uma franquia diferente, e mais personagens ainda serão acrescentados em futuras atualizações.
 
 

quinta-feira, 4 de maio de 2023

Evento: Missões de Machu

O evento Missões de Machu iniciou-se hoje e ficará ativo até 12 de maio.

O jogo parece estar fazendo um espécie de reciclagem, repetindo a temática mas alternando entre eventos de adesivos e de calendário; neste caso, será uma semana de missões diárias para preencher uma trilha de progressão. Será necessário conquistar 2100 pontos de evento para completar a trilha e garantir mais algumas partes do traje Bomber, entre outras recompensas ao longo do caminho.

Mas atenção, e isso também é válido para o evento Façanha na Floresta, que ainda está em andamento: não aumente o ranque de nenhum traje! O jogo está com um bug (entre muitos outros, infelizmente) que está consumindo as absurdamente escassas partes de trajes sem conceder o devido aprimoramento. O jogo carece desesperadamente de uma atualização de versão...

segunda-feira, 1 de maio de 2023

Curiosidade: Níveis promocionais do TRLE

Mais uma parte da história perdida de Tomb Raider foi resgatada — e, desta vez, é algo que sequer imaginávamos. Graças aos esforços da Ejecta, não apenas tomamos conhecimento da existência do material como também conseguimos obtê-lo!
 
Enquanto trocávamos alguns níveis criados com o Level Editor que foram removidos das listagens, por um motivo ou outro, ela comentou comigo a existência de quatro versões japonesas do tutorial que ela tinha visto no canal de TartanCroft. Eu tinha dado uma rápida olhada nos vídeos e prontamente descartei meu interesse pelos níveis, mas felizmente ela continuou sua busca e encontrou informações que instantaneamente mudaram minha posição quanto a eles.

De forma resumida, quando a versão para PC de Chronicles foi lançada no Japão, no início de 2001, a Eidos japonesa fez uma campanha promocional (conforme noticiada pelos sites GAME Watch, 4gamer e Softbank Games). Quatro redes de lojas no Japão iriam distribuir uma tiragem limitada e exclusiva de um CD bônus munido de um nível extra construído com o TRLE: トゥームレイダー:レベルエディタ(オリジナルレベル)