sábado, 6 de março de 2021

Angel Spit


Part One | Part Two
"Não existe lugar para você no mundo real."
Angel Spit é a terceira história da série Re\Visioned, e também a última a ter sido dividida em mais de um episódio. Desta vez, Lara é contratada pelo Museu Britânico para encontrar mais unidades de uma substância conhecida como "saliva de anjo", um composto celular que pode ser reprogramado e, portanto, que poderia curar qualquer doença humana conhecida, mas o único espécime em posse do museu já foi bastante gasto nesses estudos.

Com as informações que o professor concede, Lara estuda o jornal de bordo do capitão que liderou a expedição à Antártida relevante. De acordo com os relatos, a tripulação encontrou inúmeras gemas vermelhas espalhadas pelas encostas gélidas da região, por isso batizaram-nas como saliva de anjo. Entretanto, todos pareciam enloquecer progressivamente, começando a brigar entre si e até mesmo a morrer de causas inexplicáveis.
 
O capitão, que fracassou em dissuadir seus marujos para deixar de manusear tais pedras, relatava ouvir ruídos dissonantes vindos de debaixo da terra, como se um coração gigante estivesse chamando por seu sangue. Único sobrevivente, embora sem interesse nenhum em continuar vivo, ele decidiu voltar à civilização para avisar que nenhum homem deveria pisar naquele lugar amaldiçoado.

Lara consulta uma xamã em busca de conhecimento ancestral sobre a existência de tal lugar ou maldição no Pólo Sul. A xamã descarta a ideia de uma maldição rapidamente, mas avisa que Lara vai encontrar uma morte horrível se visitar o lar da "Mãe do Mundo", um lugar que os ancestrais consideravam sagrado muito antes do resto do mundo sequer conhecer o conceito de deus...

Para invadir o lugar em busca da substância, Lara usa um lança-chamas, o quê acaba causando uma reação em cadeia. O calor causado pelas chamas suspende a hibernação criogência que assolou o lugar por milênios, revelando que as pedras eram casulos de uma desconhecida forma de vida. Milhares delas surgem, imediatamente atacando Lara. Por sua vez, ela é forçada a fugir daquele lugar, sem o que veio buscar... ou assim ela pensa.

Quero fazer alguns comentários adicionais aqui. Primeiro, adoro o traje de frio extremo que Lara usa na segunda parte. Segundo, o navio que a leva até essa ilha perdida da Antártida é similar ao que vimos em Adventures of Lara Croft, mas suspeito que seja apenas uma coincidência. E, por fim, preste atenção à entrada da tumba, essa com certeza teve uma inspiração bem clara...

Esse arco foi assinado pelo roteirista Warren Ellis, que anos mais tarde veio a escrever a série animada de Castlevania da Netflix.