sexta-feira, 30 de outubro de 2015

I Shall Rise

I Shall Rise é uma canção escrita exclusivamente para Rise of the Tomb Raider. A Microsoft entrou em contato com Karen O, vocalista da banda Yeah Yeah Yeahs, e comissionou uma música que refletisse a transformação pela qual Lara Croft passaria no decorrer do jogo. A faixa tem um quê de James Bond, mas, coincidência ou não, a própria Croft também costumava ter...

Além do trailer de lançamento, I Shall Rise deve ser usada em demais peças de publicidade, como comerciais para TV. Ela já pode ser adquirida em formato digital, mas o colecionador em mim torce por um possível lançamento físico – por mais improvável que seja.

Trailer de lançamento de Rise


Difícil acreditar, mas faltam apenas duas semanas para o lançamento de Rise of the Tomb Raider. Para celebrar a ocasião, a Crystal Dynamics publicou oficialmente o trailer de lançamento, intitulado Make Your Mark.

Esteja ciente de que o trailer pode conter pequenos spoilers, assumindo que você tenha evitado a maior parte das informações divulgadas recentemente, mas sem dúvida merece alguns minutos do seu dia.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Woman vs Wild: Combate de Guerrilha


Confira o segundo vídeo da série "Woman vs Wild", que abrange diferentes aspectos de Rise of the Tomb Raider. Desta vez, habilidades é táticas de combate são exibidas, mais especificamente as mecânicas de discrição, que permitem abordagens diferentes dos soldados da Trinity. Um traje novo, acredito, também é revelado neste vídeo.

domingo, 25 de outubro de 2015

Rise no Xbox 360, fotos da BGS, conquistas

A Crystal Dynamics divulgou oficialmente algumas screenshots da versão para Xbox 360 de Rise of the Tomb Raider. Com sorte, teremos conteúdo em vídeo antes do lançamento, mas, se as imagens servirem como indicativo, essa versão pode ser o suficiente para apaziguar alguns jogadores afetados pela exclusividade. Também tivemos a confirmação que as duas versões terão o mesmo conteúdo, inclusive modos extras e DLCs.

Junto à essa confirmação, recebemos algumas informações sobre esses modos extras. Todas cartas possuem chances de aparecer em qualquer tipo de booster, desde que não sejam DLC ou bônus de pré-venda. Existem diversas formas de ganhar créditos para comprar boosters: desafios na campanha, tumbas opcionais e até mesmo os próprios modos extras. 

Você também receberá créditos se encontrar mochilas no cenário, deixadas para trás em pontos onde amigos de sua lista tenham morrido — exatamente como os canopos de Temple of Osiris.

A listagem de conquistas da versão para Xbox One já está nos servidores da Microsoft. Fique esperto, pois as artes conceituais usadas para ilustrá-las, bem como suas próprias descrições, podem conter spoilers. Se isso não for um problema para você, desfrute.

Por fim, uma galeria de fotografias do evento de RTR na Brasil Game Show foi divulgada, confira!

sábado, 24 de outubro de 2015

Vídeo mostra a edição de colecionador de Rise


Chega a ser crueldade compartilhar esse vídeo, considerando a situação em que vivemos atualmente. De qualquer forma, Meagan Marie e Brenoch Adams desembalam e comentam os itens que compõem a edição de colecionador de Rise of the Tomb Raider.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Blog oficial detalha desenvolvimento de Rise

Como parte dos preparativos para o lançamento de Rise of the Tomb Raider, a Crystal Dynamics começou a publicar no blog oficial uma série de postagens escritas por diferentes membros da equipe de desenvolvimento. Cada artigo é focado num aspecto diferente da produção do jogo.
Apesar da tendência a pontos de vista técnicos, essas postagens permitem uma visão diferenciada do jogo e do enorme trabalho e cuidado que existe por trás dele. No blog oficial estão disponíveis somente em inglês, mas o amigo @LodairJunior tem traduzido os mesmos para o portal Croft World.

(Esta postagem será atualizada de tempos em tempos, conforme necessário.)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Website propicia experiência interativa de Rise


Fãs de longa data talvez recordem de um pequeno website interativo lançado na época do lançamento de Underworld. Se bem me lembro, ele continha pequenas cenas de gameplay do jogo entrelaçadas com segmentos interativos e, dependendo de seu desempenho, você podia acessar papeis de parede exclusivos.

Seguindo uma premissa similar, hoje foi ao ar um site parecido, que permite que você descubra mais sobre Rise of the Tomb Raider explorando ambientes e também o apartamento de Lara. Se você assistiu à primeira meia-hora do jogo, sem culpa e sem arrependimento, faz ideia do que se trata.
Clique para visitar a experiência interativa Discover the Legend
Não existem tantas pistas quanto desejado, mas é divertido encontrar e associar referências ao livro Ten Thousand Immortals e às histórias em quadrinhos em meio a pedaços de informação sobre a trama principal do novo jogo. Como incentivo extra, existe um código para download de um booster com cinco cartas esperando para ser encontrado ali...

Paralelo a isso, usuários do serviço Instagram também podem explorar uma série de contas conectadas para descobrir pequenas informações sobre o jogo. Comece por esta aqui.

Woman vs Wild: Ambientes Inóspitos



Este é o primeiro vídeo da série "Woman vs Wild". Ao todo, serão três vídeos, cada qual explorando um aspecto diferente de Rise of the Tomb Raider. Para começar, o pseudodocumentário exibe uma Sibéria selvagem enquanto menciona os motivos que levam Lara até lá.

GameSpot publica série de artigos de Rise

Com o lançamento iminente de Rise of the Tomb Raider, novas informações têm pipocado todos os dias. Estou um pouco atrasado e, até certo ponto, em conflito com a questão de spoilers — eu não me incomodo com eles, por exemplo, mas o mesmo pode não ser verdadeiro para você, visitante — mas vamos lá. Até o final de semana espero deixar o blog em dia.
Na semana passada, o portal GameSpot dedicou uma série de artigos diários ao jogo, fazendo deste mês o Croftober. Embora nenhum dos artigos traga qualquer informação totalmente inédita (e, na verdade, alguns até podem causar uma sensação de déjà vu), não deixe de conferir se tiver alguns minutos livres:
  • Is Lara struggling with her sanity?
    Brian Horton e Noah Hughes debatem a situação emocional de Lara, seu relacionamento com seu pai e também seu destino como tomb raider.
  • Lara Croft isn't a super hero
    Brian comenta as características que tornam Lara únicas, como determinação e até mesmo teimosia. Noah e Kam Yu detalham como a tecnologia faz com que Lara pareça mais viva e conectada com o ambiente ao seu redor.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Trilha sonora de Lara Croft Go já disponível


A hipnótica trilha sonora de Go, composta pela Pixel Audio, está disponível para download gratuito através do SoundCloud oficial da Crystal Dynamics! Alguns meses atrás, fomos presenteados com a trilha de Temple of Osiris... será que é tolice esperar por Relic Run também?

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Relic Run é reestruturado em nova atualização

Uma nova atualização para Relic Run finalmente foi disponibilizada. Após tanto tempo de espera, finalmente podemos colocar Lara para correr em Mountain Pass, mas a nova atualização não se limita somente a um novo ambiente. Muito pelo contrário, na verdade!
A primeira coisa que chama a atenção ao iniciar o jogo é que agora existe um mapa. O jogo foi totalmente reestruturado, com 40 níveis (ou desafios, se preferir) por ambiente. Alguns dos níveis encerram assim que você encontrar a relíquia — processo que permanece inalterado —, enquanto outros possuem objetivos como percorrer determinada distância ou coletar moedas.

Essa é uma alteração bem vinda, em minha opinião, pois permite um senso de progressão maior ao jogador. Em contrapartida, não gostei tanto da nova alteração nos valores dos itens (estou abandonando esta ideia, portanto) e mesmo itens como munição e medikits agora precisam de upgrades.

Enfim, vamos nos divertir com o que podemos, afinal o jogo ainda é gratuito. Com a liberação de Mountain Pass, logo mais devo finalmente postar meus pensamentos sobre o jogo, apenas me questiono se devo ou não refazer as galerias de Jungle Temple e Desert Ruins, feitas com a primeira versão. Hmm...

sábado, 10 de outubro de 2015

Compositor de Rise, novas HQs, traje para Go

Com o lançamento de Rise of the Tomb Raider a pouco mais de um mês de distância, diversas novidades têm surgido de todos os cantos. Como de costume, segue uma versão sintetizada dos últimos desdobramentos.

Finalmente, sabemos quem está encarregado pela trilha sonora do jogo: Bobby Tahouri. De acordo com o anúncio, RTR deve apresentar algumas composições geradas dinamicamente para refletir as ações do jogador (acredito que de forma similar às microcomposições de Legend). Uma amostra da trilha foi publicada no SoundCloud oficial da Crystal Dynamics:


Uma tiragem limitada do artbook de RTR entrou em pré-venda. Além da arte de capa e sobrecapa diferenciadas, essa edição acompanha uma litografia autografada por Brenoch Adams, diretor de arte do jogo. Limitada à 500 unidades.

Novas histórias em quadrinhos foram confirmadas! Em fevereiro do ano que vem, logo após a publicação da última edição de The Frozen Omen, Tomb Raider voltará às bancas (exceto as brasileiras, é claro). Dando continuidade ao trabalho de Gail Simone e Rhianna Pratchett, Mariko Tamaki assume o roteiro.
E, por fim, uma enquete realizada pela Square Enix Montréal determinou que o traje-símbolo de Angel of Darkness será incluso em Go através de uma futura atualização gratuita. O traje, único representante da Core Design na enquete, não surpreendeu ao receber mais votos que as roupas Legend e Biker, de TRL, e Jungle Shorts, de Underworld.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Modos extras de jogo de Rise revelados; DLC

A Crystal Dynamics revelou e esclareceu alguns pontos sobre Rise of the Tomb Raider, anteriormente mencionados em outros artigos. Em primeiro lugar, foram nomeados os modos adicionais para prolongar a vida útil do jogo:
  • Chapter Replay (e Chapter Replay Elite)
    Também conhecido como seleção de níveis, permite revisitar áreas do jogo. A versão Elite retém todo seu progresso, de forma similar a um convencional "New Game +".
  • Score Attack
    Um modo de desafio baseado em pontuação, onde você deve ser rápido e letal em segmentos de combate do jogo. Cumprir objetivos secundários rendem créditos (a seguir).
  • Remnant Resistance
    Este segue a linha do "crie e compartilhe": você escolhe um hub e determina alvos e objetivos de uma missão personalizada, então pode publicá-la e desafiar seus amigos. Da mesma forma, pode jogar missões publicadas na comunidade por outros usuários.
Os créditos, primariamente adquiridos através do modo Score Attack, também podem ser encontrados no mundo. Serão usados para comprar cartas, que, como já mencionei aqui no blog antes, funcionarão como modificadores: algumas vão aumentar a dificuldade dos inimigos, outras vão ceder vantagens ao jogador e algumas ainda possuem efeitos mais criativos e descontraídos (ouviu falar em galinhas explosivas?).
Como esperado, as cartas são classificadas por raridade. Cartas comuns são de uso único, mas que podem ser readquiridas após consumidas. As laminadas são variantes mais poderosas daquela carta em particular e podem ser usadas infinitas vezes. Essa mecânica de jogo traz consigo o infâme sistema de microtransações, uma vez que pacotes de cartas já estão listados na Xbox Live Marketplace (ainda sem preço).

Por fim, o conteúdo do Season Pass foi anunciado. O preço não foi confirmado, mas a Amazon havia listado o mesmo pela bagatela de 30 USD. Na mesma linha de Batman: Arkham Knight, a Crystal promete atualizações periódicas contendo armas, roupas e cartas durante quatro meses, bem como três DLCs maiores.

Embora detalhes não sejam tão esclarecedores quanto gostaríamos, eles são Endurance Mode, Baba Yaga: Temple of the Witch e Cold Darkness Awakened. A julgar pelas descrições, o primeiro parece ser uma dificuldade extrema para a campanha e o terceiro sugere um modo de desafio de hordas. [Atualizado em 19/10/2015: ambos foram confirmados como modos adicionais.]

Com base no supracitado Arkham Knight, é cedo para determinar o real valor do conteúdo adicional. A fase extra, inspirada pela folclórica Baba Yaga, deve ter uma duração similar ao prólogo na Síria (ou seja, torno de duas horas), enquanto os outros modos podem não atrair a maior parte dos jogadores, mas nesse momento é tudo conjectura de minha parte.

Esperar para ver e ver para crer.

domingo, 4 de outubro de 2015

Back to Basics: Greece

Back to Basics 2015: Greece
É chegada a décima edição de Back to Basics! Apreciadores do Level Editor já podem baixar e desfrutar de 25 níveis inéditos – uma das edições mais prolíferas do desafio – cujo tema deve agradar aos fãs das antigas: Grécia.

BtB é uma competição anual onde criadores de níveis ficam restritos à um conjunto de objetos e texturas pré-determinado, cabendo a cada um desenvolver uma aventura própria. Os níveis são publicados simultaneamente e de forma anônima, assim os jogadores não podem favorecer seus autores favoritos na hora de avaliar os níveis.

Como de costume, assim que encerrar minha jornada pelo desafio, postarei uma série de screenshots. Relembre os fantásticos níveis de eventos anteriores, conferindo as galerias de Venice, Northern Legends e Khmer Empire.

sábado, 3 de outubro de 2015

Rise marca presença na Brasil Game Show

Na próxima quinta-feira, dia 08/10, começa a Brasil Game Show. Apesar de todas as adversidades do país, é bom ver um evento dedicado à indústria dos games nessa escala. E, para fãs de Tomb Raider, fica ainda melhor: a Crystal Dynamics incluiu o evento como parte da "turnê mundial" de Rise of the Tomb Raider!

Após diversos eventos em outros países, chega a vez de fãs brasileiros experimentarem em primeira mão uma demonstração jogável e, de quebra, a oportunidade para bater uma foto com a incrível cosplayer nacional JessieTR.


Meagan Marie, gerente de comunidades, e Mike Brinker, líder de design, representarão a Crystal no evento. Confira a postagem no blog oficial para mais detalhes.