quinta-feira, 28 de março de 2013

Chase: fanart vencedora de concurso

Alguns dias atrás, a loja oficial iniciou a pré-venda de diversas artes, e ao contrário do que eu havia mencionado, as artes não se tratavam do grande concurso que foi realizado através do sempre surpreendente deviantArt.

No decorrer da semana passada, o blog oficial de Tomb Raider promoveu as 25 artes que ficaram entre as semifinalistas no dito concurso. Parece um número bastante alto, mas vale lembrar que foram quase 5000 contribuições, um número nada menos que impressionante. Também pudera, os prêmios em questão eram muito mais que simbólicos, com altas quantias em dinheiro envolvidas além de outras regalias.

Entretanto, o único motivo pelo qual eu estou divulgando esta arte por aqui é que ela será comercializada através da loja oficial. Acredito que da mesma maneira que as demais, em uma tiragem limitada de peças medindo 45x60cm, mas por ora é apenas especulação de minha parte. Eu particularmente gostei da arte, talvez considere a compra quando estiver disponível.
Chase, de Hamsterfly
Outras artes deste concurso podem ser conferidas aqui. E, em tempo, a arte de Sam Spratt já está esgotada na loja. Lembrando que todas as peças já listadas estão em pré-venda com envio previsto para 8 de abril.

segunda-feira, 25 de março de 2013

sábado, 23 de março de 2013

Beach

Guias de estratégia BradyGames

Hoje pela parte da manhã, finalmente, chegaram os dois guias de estratégia de Tomb Raider, da editora BradyGames. Ao contrário do que eu havia postado anteriormente (e a informação desde então foi corrigida no site da Amazon), os dois livros apresentam a exata mesma quantia de páginas e, portanto, o mesmo conteúdo.

É uma pena, pois teria sido uma boa oportunidade para colocar nas 20 páginas extras que não existem algumas amostras do livro Art of Survival, também da BradyGames. De qualquer forma, os livros são extremamente focados, repletos de screenshots e mapas detalhados, mas nada além disso. Acredito que estou mal acostumado, uma vez que os guias da Piggyback (Legend e Underworld) eram repletos de extras.

Limited Edition Signature Series

Além da capa dura, a edição limitada vem com uma réplica da primeira descoberta de Lara Croft. O pingente mede aproximadamente 4cm, parecia grande demais dentro da embalagem mas, num rápido e hipotético teste que fiz após abrir a cartela, a escala está correta. O material parece ser de boa qualidade, mas vou ressaltar que não tenho nenhum tipo de conhecimento sobre adornos assim.

Eu certamente recomendaria a compra de ao menos um dos modelos para fins de coleção. Para todos os efeitos, a BradyGames possui em seu site uma amostra com dez páginas do guia, a partir da qual é possível ter uma boa ideia do que esperar dos livros. 

Eu espero que eles disponibilizem para download complementos com os mapas adicionais do modo multiplayer (como Shanty Town, por exemplo) que não estão inclusos na versão impressa do guia; porém, algo me leva a acreditar que, caso eles venham a fazer isso, será através da versão em App. Falando em aplicativos, também existe o Official Map App. Este, sim, me parece bastante interessante.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Listão está no ar

Na última atualização referente à minha coleção, mencionei que faria uma espécie de inventário para identificar o que ainda não havia postado aqui no blog. Embora ainda não tenha terminado (quem é colecionador e reside em apartamento sabe como é complicado otimizar espaço para armazenar tanta coisa), já fiz um bom progresso e portanto decidi postá-la antecipadamente.

Aproveitei a oportunidade para inserir um novo ícone na barra lateral, na seção pontos de interesse. Esse ícone leva diretamente para a página em questão, enquanto o outro ícone continua apontando para as postagens feitas sob o marcador Coleção, onde as fotos vão continuar surgindo. O propósito do listão é ser justamente isso: apenas um listão.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Artes limitadas à venda na loja oficial

Eu vou admitir que fiquei muito tentado a adquirir ao menos duas delas, mas, neste momento, estou sem condições financeiras para isso. Devido à natureza limitada destas peças, imagino que em pouco tempo estarão esgotadas -- especialmente a fabulosa arte de Sam Spratt, que já havia sido divulgada no passado (a peça central da colagem acima).

Não tenho certeza, mas acredito que as demais artes sejam as vencedoras do concurso que foi promovido na DeviantArt algum tempo atrás. Ao todo são 17 peças, medindo 45x60cm cada, e possuem o preço fixo em USD 40 na loja oficial.

Tela de loading de Tomb Raider

Encerrando o primeiro ciclo de imagens de Tomb Raider, segue uma versão levemente editada da única tela de loading existente no novo jogo (propositalmente desconsiderando o modo multiplayer). A campanha se desenrola de forma que você nunca é interrompido para ver uma tela de loading, e só a vê quando usa os acampamentos para acessar outros locais da ilha rapidamente ou quando você é incapaz de proteger Lara...

Guia de troféus para Tomb Raider (2013)

Como eu tirei férias especificamente para aproveitar Tomb Raider ao máximo, eu consegui terminar o jogo e publicar este guia, através do portal PS3 Brasil, poucos dias depois do seu lançamento. Em essência, os troféus são iguais às conquistas das versões Xbox 360 e Steam, com exceção da platina, portanto o guia é válido para todos que estiverem interessados.

Resumidamente, a platina seria simples e fácil como os demais jogos da franquia, porém a inclusão do modo multiplayer trouxe um número significativo de troféus vinculados ao modo. Um deles requer que você chegue ao nível máximo, porém a grande sacanagem está em outro troféu, de menor valor, que exige que isso seja feito outras três vezes para liberar o último personagem.

No momento dessa postagem, foi descoberto um glitch para comprar o último personagem antes dele ser liberado, e também vale considerar que os desenvolvedores estão considerando excluir esse personagem em particular do requisito do troféu através de um patch. Esperar, de dedos cruzados, para ver. Por ora, clique no logo abaixo para conferir o guia:

quarta-feira, 20 de março de 2013

Pensamentos pós Tomb Raider

Tomb Raider é, sem dúvida, o jogo que estávamos esperando a vida inteira, sem sequer sabermos disso. Como eu já falei antes, apesar da grande reformulação na estrutura do jogo, alguns pilares-base da franquia permanecem intactos, como exploração e transposição de ambientes, com o acréscimo do elemento "survival action."

Ao contrário do que muito do que havia sido divulgado antes do jogo ser finalmente lançado, não existe um foco absurdo no quesito sobrevivência, e, na verdade, após os primeiros 30 minutos de jogo ele se torna cada vez mais escasso, embora ainda disperso pelo restante do jogo. As cenas onde Lara é ferida de forma abusiva podem ser resumidas à isso: cenas. Por vezes refletem na jogabilidade, mas nem sempre. Aproveitando a deixa, as possibilidades de morte de Lara são inúmeras e brutais, bem ilustradas por este vídeo:


Ainda no início do jogo existe uma constante, mais por parte de Roth, mentor de Lara e amigo de longa data da família, que prega a capacidade "dos Croft." Quando essas falas são pronunciadas, acredito que soem um tanto patéticas, mas funcionam tão somente porque Lara sempre teve aptidão à aventura, ela só não sabia disso. 

Vale ressaltar que Lara já tinha experiência em tiro com arco, portanto, ela pode ser ingênua e inexperiente, mas não é uma novata completa - o que fica bem claro logo após a cena onde ela mata Vladimir, encurralada e sem alternativa, após testemunhar a execução de tripulantes de sua embarcação. 

O jogo possui, sim, um foco gigantesco em tiroteios, de certa forma reminiscente aos antigos jogos como Dagger of Xian e Adventures of Lara Croft, mas acredito que tão somente pelas novas mecânicas que já são padrão na indústria há tempos. No começo, Lara grita para os inimigos pedindo para que não atirem, mas, mais perto do fim, ela passa a ser impiedosa e não poupa palavrões e ameaças contra quem ousar ficar em seu caminho.

Aliás, falando nisso, neste jogo temos Lara fazendo tudo que é necessário para salvar Samantha, sua melhor amiga. Não sei se é de conhecimento comum, mas este conceito havia sido considerado para Legend, só não foi levado adiante pois até então, Lara tinha o costume de matar qualquer pessoa que atravessasse seu caminho, portanto optaram por utilizar a mãe dela. Com um reboot total, a oportunidade veio a calhar e funcionou bem, em minha opinião. Espero que Sam não seja esquecida no próximo jogo da franquia.

E isso me leva a minha consideração final: o próximo jogo. O que esperar, exatamente? Como eu já disse anteriormente aqui no blog, a combinação de survival action com uma Lara jovem e inexperiente rendeu um jogo inteiro, mas como a franquia pode se desenvolver em uma continuação? O final do jogo dá a entender que Lara vai investigar as linhas tênues que separam lendas da verdade, observando um mapa assinalado com a palavra Croatoan. A progressão de inventário é algo que deve permanecer, portanto exploração e transposição de ambientes podem ser facilmente expandidos, mas e quanto à Lara?

No mais, volto a dizer que o jogo valeu cada segundo da espera e que estou ansioso para o que o futuro nos reserva. A próxima geração dos consoles está praticamente aí, então acredito que não ouviremos nada a respeito tão cedo. Mas, com todos os mecanismos de jogo básicos já funcionando, acho que é seguro assumir que o próximo título não vai demorar quatro anos para ser lançado.

Chasm Ziggurat

Chasm Shrine

Chasm Stronghold

sábado, 16 de março de 2013