domingo, 29 de janeiro de 2012
Tomb Raider II: Starring Lara Croft
A primeira continuação; muitas melhorias ao preço de grandes mudanças. A principal, e talvez a que mais me incomode, é que grande parte dos inimigos agora são humanos, e quase todos portam armas de fogo, o que resulta em muitas sequências de tiroteio que às vezes acabam por cansar. As diversas melhorias permitem a criação de ambientes antes impensáveis, leia-se: ambientes urbanos.
Assim como no primeiro título, o jogo possui um tutorial na mansão de Lara Croft, que agora foi ampliada e conta com uma área de treinamento externa. No decorrer das 18 fases da aventura, Lara visita ruínas na China, faz um tour pela Itália, uma invasão a uma plataforma petrolífera e os destroços de um navio no fundo do Oceano Atlântico, cordilheiras no Tibet e um breve epílogo na própria mansão de Lara, na Inglaterra.
Assim como no primeiro título, o jogo possui um tutorial na mansão de Lara Croft, que agora foi ampliada e conta com uma área de treinamento externa. No decorrer das 18 fases da aventura, Lara visita ruínas na China, faz um tour pela Itália, uma invasão a uma plataforma petrolífera e os destroços de um navio no fundo do Oceano Atlântico, cordilheiras no Tibet e um breve epílogo na própria mansão de Lara, na Inglaterra.
- Lara's Home
- The Great Wall
- Venice
- Bartoli's Hideout
- Opera House
- Offshore Rig
- Diving Area
- 40 Fathoms
- Wreck of the Maria Doria
- Living Quarters
- The Deck
- Tibetan Foothills
- Barkhang Monastery
- Catacombs of the Talion
- Ice Palace
- Temple of Xian
- Floating Islands
- The Dragon's Lair
- Home Sweet Home
Tomb Raider II (também conhecido como "Dagger of Xian," outra denominação não oficial adotada por muitos fãs) foi desenvolvido pela Core Design e lançado em novembro de 1997. A versão PC foi desenvolvida para o sistema operacional Windows 95 e, paralelamente, a Sony já havia adquirido os direitos de exclusividade sobre a série, portanto o jogo não sairia para nenhum outro console além do PlayStation. Desnecessário dizer, mas a série foi um dos maiores sucessos de venda na plataforma e ajudou a alavancar a então novata no ramo à frente dos concorrentes.
Artigo de Tomb Raider em publicação nacional
A edição n.158 da PlayStation Revista Oficial (antigamente conhecida como Dicas & Truques para PlayStation) traz uma pequena matéria sobre o próximo jogo da franquia. Não existe nenhuma informação nova; o propósito do artigo é apenas realçar os grandes lançamentos de 2012 e, obviamente, Tomb Raider não poderia ficar de fora.
Para ler o artigo completo, vá até a banca mais próxima. Confira outros destaques desta edição no site da editora.
Resultados da competição do fórum oficial
→
Coleção
Os resultados da última competição do fórum oficial da Eidos foram divulgados ontem. Inicialmente, para participar você teria que postar uma foto fazendo "planking" (um meme da internet, também conhecido como "parkour dos preguiçosos"), porém logo em seguida ela foi expandida para aceitar referências à qualquer meme desde que houvesse uma menção clara à Lara Croft ou Eidos na fotografia.
Dois vencedores seriam selecionados pelos moderadores e equipe da Eidos e um terceiro vencedor seria selecionado aleatoriamente. Os prêmios eram bastante atraentes e, em grande parte, dos itens especiais que a Nerd Machine lançou em comemoração ao 15º aniversário da franquia. O grande vencedor ainda faturou uma edição limitada de um pôster com a assinatura dos principais nomes envolvidos com o novo jogo da série.
Eis os vencedores:
1º prêmio jakobsen Batmanning | 2º prêmio Treeble (!) Moneyface | 3º prêmio a big house Demot Poster |
Confira todas as outras participações clicando aqui. Não é a primeira vez que eu ganho em uma competição do fórum e aquele Xbox 360 tematizado também veio para o Brasil, então agora, mais do que nunca, é grande o incentivo para participar do fórum e das competições.
sábado, 28 de janeiro de 2012
Coleção: Trilhas sonoras e coletâneas
Esses são os discos oficiais de música que tenho relacionados à franquia. As trilhas sonoras e orquestradas do filme são bastante comuns, mas eu também consegui algumas raridades como coletâneas disponibilizadas na Alemanha e Espanha. A ligação das músicas nesses discos à franquia é essencialmente comercial, verdade, mas certamente são peças de colecionador.
Obviamente minha coleção de músicas de Tomb Raider vai muito além dos discos inclusos nessa postagem, e também existe o disco de áudio incluso na edição limitada de Anniversary, por exemplo, mas preferi dedicar essa postagem apenas aos álbuns e singles. Em breve pretendo completar a coleção dos discos de Rhona Mitra, bem como também planejo postar a foto do álbum que já possuo...
Atualizado em 21/04/2012: foto de Female Icon e inclusão do single promocional inspirado em AOD.
Atualizado em 21/04/2012: foto de Female Icon e inclusão do single promocional inspirado em AOD.
Telas de loading de TR1
Bem, agora que o ciclo de screenshots de Atlantean Scion está encerrado (ok, teoricamente ainda postarei imagens dos pacotes de texturas de TRXtra), achei que seria uma boa hora para postar essas imagens. São imagens das infâmes telas de "loading", bastante familiares aos jogadores de PlayStation e Saturn.
As imagens das duas versões são iguais, com exceção da tela da Grécia. Essa é a imagem que agraciava jogadores da versão Saturn:
Pensamentos pós Unfinished Business
Embora possua apenas quatro fases, Unfinished Business é longo. As fases são substancialmente maiores que as do jogo original e como um todo, em minha opinião, mais difíceis. Mesmo que não fosse possível fazer isso apropriadamente, o jogo também apresenta diversas áreas externas de forma convincente.
Diversas entrevistas e artigos revelam que a ordem dos atos foi invertida: o jogo deveria iniciar pelas fases em Atlântida, para aumentar o desafio aos jogadores. De certa forma, é verdade, afinal as duas fases estão infestadas de mutantes. Porém, do jeito que o jogo é apresentado, o jogador tem toda a etapa do Egito para remontar todo seu inventário — e, logo na primeira fase, é possível encontrar as três armas extras, além de muita munição. De toda a série, este é provavelmente o título mais generoso em termos de munição espalhada pelas fases.
Esse talvez tenha sido o primeiro jogo (embora tecnicamente seja apenas um pacote de expansão) da série que eu consegui finalizar sozinho, sem a ajuda de qualquer tipo de detonado, mesmo porque na época nem existia um ao qual recorrer. E eu ainda fui além: eu escrevi um por conta própria. Ainda lembro que o texto original era o que hoje definimos como "parede de texto", um passo-a-passo levado ao pé da letra.
Conforme o tempo foi passando e eu fui revisitando o jogo, o artigo foi sendo revisado e otimizado, e lá pelas tantas formatado como os detonados da Ação Games (até hoje, os melhores em minha opinião). O resultado final ficou bastante resumido, mas o propósito é meramente orientar o jogador num momento em que ele esteja preso ou facilitar a localização de um segredo, então a facilidade de consulta é mais importante do que descrições completas e detalhadas das ações a realizar.
Enfim, voltando ao jogo. Outra coisa que lembro, também, era de não entender porquê nunca houveram fases extras baseadas no Peru e na Grécia, mas isso se resume, essencialmente, ao meu favoritismo pela fase Tomb of Qualopec, como já mencionei antes.
Configurações do Glidos utilizadas
→
Glidos
Apenas para futura e eventual referência, estas são as configurações do Glidos (versão 1.50 registrada) que utilizei para rodar e produzir as screenshots de Atlantean Scion e Unfinished Business que compartilhei nos últimos dias.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Coleção: Figuras de resina Atlas
Esta é, talvez, a minha série favorita de figuras. Não são figuras "de ação" propriamente ditas pois são de resina, mas eu sou incapaz de denominá-las "estatuetas". Acho muito bacana a variedade que essas figuras trazem, e completar essa coleção foi uma tarefa árdua, mas devidamente recompensadora. Além das figuras, também tenho todos os fascículos, que logo mais devem figurar por aqui no blog.
A série de figuras de resina da Atlas é de origem francesa. Foi publicada entre agosto de 2005 e agosto de 2007 através de bancas de jornais. A cada quinze dias uma nova edição era lançada, ao preço de 9 euros. As figuras de resina acompanhavam um fascículo de 8 páginas com diferentes informações dos jogos. A coleção básica teve 61 figuras de 15cm, diversas delas apresentavam roupas dos jogos, porém houve uma quantidade significativa de roupas que foram inventadas para essa coleção (como a aviadora ou a de ioga). Além de todas essas figuras, também existia uma série especial com 12 dioramas, que não foram veículados através das bancas, mas distribuídos exclusivamente para os assinantes da coleção. Os 6 primeiros dioramas acompanhavam réplicas dos principais artefatos de cada um dos seis primeiros jogos, na mesma escala das figuras. As figuras não possuem articulações e são pintadas a mão. A editora DeAgostini tentou publicar essa série na Inglaterra, mas após a quinta edição a série foi cancelada.
Assinar:
Postagens (Atom)