sexta-feira, 30 de julho de 2021

Quinta figura de #TombRaider20 revelada

A quinta estatueta da série #TombRaider20 da Gaming Heads foi revelada hoje, quase um ano depois do anúncio da quarta figura. A penúltima peça da luxuosa coleção mede cerca de 45cm e é baseada em Angel of Darkness. Como de costume, será vendida em três versões: a padrão, a exclusiva (que usa óculos e acompanha braços adicionais, segurando o Chirugai e a pistola para cima), e a sem pintura.

Com lançamento previsto para o fim deste ano, essa figura terá uma tiragem total de 2050 peças. O preço das edições padrão e exclusiva, curiosamente, é o mesmo: USD 389. Taxas de envio e importação, sem falar na conversão monetária, tornam esse item um sonho de consumo impossível para praticamente todos nós, mas volto a dizer que ao menos a de Legend eu gostaria de acrescentar à minha coleção (embora isso pareça cada dia mais improvável)...

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Trilogia da Del Rey gratuita em formato eBook

A trilogia de romances publicada pela editora Del Rey no início dos anos 2000 agora pode ser obtida gratuitamente, graças às permissões concedidas para a celebração dos 25 anos de Tomb Raider! Por conta do período de tempo que se passou desde que foram lançados, se tornaram verdadeiras relíquias em si.

Eu já escrevi bastante sobre esses livros então não vou me prolongar muito por aqui, mas vou apenas relembrar que postei aqui no blog resumos e anotações que fiz na última vez que fiz uma maratona de leitura: The Amulet of Power, The Lost Cult, e The Man of Bronze.

Não deixe de adicionar esse conteúdo, disponível no hotsite #TR25, ao seu acervo digital de Croft!

terça-feira, 27 de julho de 2021

Livreto digital traz novas artes para colorir

Há três anos, a editora Dark Horse publicou um livro para colorir licenciado de Tomb Raider. É um tipo de produto bastante comum para a editora, que já havia lançado livros de tantas outras franquias, e suspeito que tenha sido um relativo sucesso pois lojas online estão repletas de produtos similares não-oficiais nos dias atuais.

Hoje, a Crystal Dynamics lançou um livreto digital contendo 15 ilustrações (todas da artista Virginia Berrocal) em prol do dia 2 de agosto, uma data selecionada em 2015 por uma editora estadunidense para criar engajamento nas redes sociais. Caso tenha interesse em participar, após terminar de colorir qualquer das artes você pode compartilhá-la com a hashtag #NationalColoringBookDay.
 
Esse livreto traz uma arte para cada um dos jogos principais, mais Guardian of Light e Temple of Osiris, e, por fim, a cereja no topo bolo na forma do vindouro Reloaded. Essa variedade era um dos aspectos mais bacanas do livro oficial, que contava com um número maior de artes, e ainda garante que todo mundo vai encontrar ao menos uma arte que gostaria de colorir.

O arquivo pode ser baixado diretamente no hotsite #TR25.

Evento crossover de Breakpoint já disponível

Anunciado originalmente durante a Square Enix Presents de março, o mais recente crossover de Tomb Raider foi disponibilizado hoje em Tom Clancy's Ghost Recon: Breakpoint. O anúncio foi feito de forma sútil mas moderna, através de interações entre os perfis oficiais no Twitter:


Ao contrário do que eu esperava, não se tratam de missões tematizadas. Ao invés, algumas peças de equipamento relacionadas a nossa aventureira podem ser encontradas em locais específicos da ilha de Auroa. Qualquer que seja o caso, eu já havia adquirido o jogo quando o anúncio foi feito, e pretendo fazer uma postagem detalhando melhor esse crossover no fim de semana.

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Última chance para adquirir The Dark Angel

O compositor Peter Connelly enviou um boletim informativo aos apoiadores sinalizando que a loja virtual do projeto The Dark Angel Symphony encerrará suas operações em 8 de agosto. A partir desta data, não será mais possível adquirir qualquer item na plataforma, mas conteúdos digitais de compras já realizadas ainda serão acessíveis.

Caso tenha interesse em adquirir qualquer um dos itens, não perca essa oportunidade.

Synth Mixes da Suite serão lançados em breve

O compositor Nathan McCree enviou um boletim informativo aos apoiadores sinalizando que o álbum contendo versões sintetizadas das faixas da Tomb Raider Suite está completamente masterizado e será lançado na próxima sexta-feira, dia 30 de julho.
 
Nesse primeiro momento, será um álbum duplo digital e que será vendido exclusivamente através da loja oficial do projeto. Uma listagem das faixas não foi disponibilizada (possivelmente será a mesma), mas elas foram recriadas com os mesmos sintetizadores usados na composição das trilhas originais de 1996-1998. Se houver demanda para isso, esse álbum pode vir a receber um lançamento físico em CD e vinil.
 
Essa era uma das metas adicionais caso o montante da campanha de financiamento coletivo fosse excedido, as outras duas sendo a remasterização das trilhas sonoras originais inalteradas e o documentário de produção da Suite. Difícil acreditar, mas já se passaram cinco anos desde então. 
 
[Atualização em 30/07/21:] O álbum está disponível por GBP 12 (cerca de BRL 86), e você pode ouvir prévias de todas as faixas na sua página da loja.

[Atualização em 06/10/21:] Agora disponível em serviços de streaming e no YouTube.

Shadow recebe otimização para nova geração

Shadow of the Tomb Raider recebeu hoje um patch de atualização para otimizar a performance do jogo nas plataformas de nova geração, ou seja, PlayStation 5 e Xbox Series. Essa atualização chega sorrateiramente, sem qualquer tipo de anúncio ou alarde, mas, convenhamos, provavelmente já deveria existir desde que o pacote digital Definitive Survivor Trilogy foi lançado.

Com sorte, os outros dois jogos da trilogia também receberão esse tratamento.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Keeley Hawes dublará Lara Croft em Reloaded


Apesar da falta de notícias oficiais, Reloaded está disponível em alguns territórios em uma espécie de beta aberta há alguns meses. As reações por parte da comunidade têm sido questionáveis, na melhor das hipóteses, mas acredito que teremos algumas boas surpresas quando o jogo estiver oficialmente em nossos smartphones.

A mais recente revelação, por exemplo, é de que Keeley Hawes voltará a dublar Lara Croft, como podemos conferir na releitura da abertura de Atlantean Scion acima. A atriz já é bastante conhecida entre fãs, afinal, dublando a aventureira na trilogia Legend e os também excelentes Guardian of Light e Temple of Osiris — e, vale lembrar, esse último foi lançado quando Camilla Luddington já havia assumido o papel.

E isso não é tudo. Rumores sugerem que não apenas Keeley, mas também Shelley Blond, Judith Gibbins e Jonell Elliott estão envolvidas neste mesmo projeto. Em que escala, ainda não sabemos, mas considerando que será um jogo gratuito (e com uma trilha sonora inédita, aliás), volto a reforçar que algo surpreendente pode sair deste título que foi instantaneamente crucificado pelos fãs.

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Croft: Legend of the Tomb Raider


Em Croft: Legend of the Tomb Raider, vemos uma Lara Croft inspirada pela trilogia Survivor mais experiente (e sim, portando duas pistolas) enfrentando um vilão que parece e até mesmo soa como um clichê ambulante. O Talismã de Encha Torr, suspeitosamente similar a um certo Fruto de Éden, permite criar uma ponte entre o mundo dos vivos e dos mortos, e é o objeto de desejo do colecionador Jonathan Bridges, mas obviamente Lara surge para salvar o dia.

Tenho ressalvas quanto a certas decisões de roteiro, mas o filme me manteve entretido durante sua curta duração, o que é mais do que o suficiente para dedicar uma postagem a ele por aqui. Embora tenha sido lançado há quase três anos, tomei conhecimento de sua existência apenas ontem pois uma música que será usada na continuação surgiu em minhas buscas.

sábado, 17 de julho de 2021

Revisitando o curioso The Action Adventure

Aproveitando que esse mês a Crystal Dynamics está publicando materiais de Angel of Darkness em seus canais oficiais, julguei que seria uma hora propícia para revisitar The Action Adventure para falar sobre ele aqui no blog. Eu havia conferido a adaptação para iDVD do jogo apenas uma vez, ainda quando a recebi pouco após seu lançamento, e, como não sou fã de AOD, nunca me senti compelido a voltar.

De qualquer forma, ainda acho sua mera existência um tanto quanto curiosa. Para contextualizar, o iDVD foi lançado em 2006, alguns meses após Legend chegar ao mercado e dar um necessário novo fôlego à franquia. A essa altura, a Eidos já havia basicamente selado o destino da Core Design, mas, mesmo assim, foi o fatídico jogo do estúdio inglês que recebeu a conversão.

Essa é uma versão amplamente reduzida do jogo onde você toma algumas decisões simples usando opções exibidas na tela. Muitas delas resultam diretamente na morte da protagonista, então não espere algo elaborado como o recente Black Mirror: Bandersnatch. Para compensar escolhas corretas, como priorizar mortes furtivas ao invés de tiroteios ou ser gentil ao invés de rude em interações com outros personagens, o jogo conta com um sistema de pontuação que, honestamente, pouco acrescenta ao jogo.

Talvez os fãs mais ardorosos do jogo sejam capazes de apreciar essa versão como um passatempo extra, já que de certa forma representam o único público-alvo. Eu lembro que, na época do lançamento, esperava que outros jogos da série viessem a receber o mesmo tratamento. Acredito que uma aventura inédita, criada aos moldes do supracitado Bandersnatch, teria uma recepção melhor, mas é melhor deixar isso para os incontáveis "e ses" da vida...

Para não dizer que é de todo mal, a arte de capa é bacana, embora pouco representativa do conteúdo, e as trilhas sonoras dos três primeiros jogos, compostas por Nathan McCree, são usadas junto às faixas orquestradas de Peter Connelly. A dubladora Jonell Elliot gravou falas adicionais, não presentes no jogo original, e alguns dos closes da câmera fazem grandes favores ao modelo da personagem (mas nem sempre). 
 

domingo, 11 de julho de 2021

Mod: Lara Croft de TR1 para Anniversary

Após mais de uma década limitados à modificação apenas das texturas, agora é possível injetar modelos customizados em Legend e Anniversary graças a uma combinação do Ultimate ASI Loader com os hooks escritos pelo programador TheIndra55, e o primeiro modelo criado com essas novas possibilidades coloca a Lara de TR1 em TRA
 
A conversão foi feita pelo forumite LuckyEdge, que já havia portado diversos modelos de TRL para Rise. Desde o lançamento de TRA, o descontentamento dos fãs por conta do traje destravável Classic sempre foi grande (e até recentemente mods de texturas eram feitos para tentar torná-lo mais próximo do que deveria representar), então é uma escolha perfeita!

A página onde o mod pode ser baixado contém instruções para instalação. Essas ferramentas, em teoria, tornam o  saudoso TexMod obsoleto, mas eu infelizmente não tive êxito em rodá-las em meu sistema. Não consegui identificar quais os componentes que me faltam e, após horas instalando e reinstalando pacotes de runtimes, decidi deixar para um futuro distante. Espero que você tenha mais sorte.

Vale sinalizar que o autor do mod tem uma segunda conversão já em estágio bem avançado...

sábado, 10 de julho de 2021

Coleção: Livreto Hall da Fama, blu-ray LCTR


Saudades de quando a coleção crescia a largos passos, mas, para não dizer que ela está completamente parada, eis uma atualização com as aquisições dos últimos meses. Além dos itens acima, encomendei um novo quebra-cabeça; quando estiver montado, farei um post dedicado.

Acredito que a nova edição de Lara Croft: Tomb Raider não será lançada no Brasil (aparentemente, a Paramount Pictures deixou de ser representada oficialmente por aqui, e ninguém está surpreso). Por conta da grande desvalorização de nossa moeda, importar tem sido particularmente difícil mas consegui o blu-ray por um valor aceitável. Ainda espero conseguir a nova versão em 4K também.

O livreto Hall da Fama, que havia sido anunciado ano passado, foi lançado alguns meses atrás. Nossa garota tem tantas histórias para serem contadas que os redatores decidiram focar apenas nos jogos da Core Design (se algum dia veremos o segundo volume, ainda não sabemos). O livreto traz a biografia da personagem usada na época e um recorrido por todos os jogos de forma bem reduzida.

O livreto tem mais erros de digitação e de sintaxe do que informações incorretas — mas não se engane, elas estão ali, sim. Lara Croft nunca teve um segundo nome, e o infâme "Lara Amelia Croft" é usado aqui, tudo por culpa de uma textura usada no port do primeiro jogo para Android e iOS. A data de nascimento que o artista colocou nessa textura do passaporte também está incorreta, o que por si já deveria ser o suficiente para derrubar qualquer tipo de tentativa em transformar essas informações em algo substancial.

Outras informações incorretas parecem vir diretamente de fanfics ou, ainda pior, especulação (quem diria que a ordem da Lux Veritatis era, na verdade, os cavaleiros da távola redonda, não é verdade?). O papel é de alta qualidade e o livreto está repleto de imagens, mas como o preço dessa publicação a torna direcionada especialmente para os fãs já estabelecidos, é uma troca questionável.

Por fim, finalmente encontrei uma cópia da Definitive Edition para Xbox One. E, mais uma vez, fui surpreendido pelo trabalho de localização. Fica difícil não "julgar um livro pela capa" assim... (vamos relembrar que os três jogos da trilogia Survivor sofreram igualmente):

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Roteirista publica artigos conceituais de AOD

Apesar de todas as adversidades, Angel of Darkness é o tipo de jogo que praticamente atingiu um status de cult entre um grupo de fãs da franquia. Muitos esforços para tentar resgatar o jogo, de qualquer forma possível, surgem todos os anos, e em tempos atuais contam até mesmo com o envolvimento de pessoas que trabalharam no jogo.
 
Entre eles, temos o roteirista Murti Schofield. Alguns dias atrás, ele lançou um website onde publicou centenas de documentos de design de AOD, cobrindo também outros projetos de sua extensa carreira. No caso de AOD, de especial interesse para essa parcela de fãs, os documentos montam um panorama do que poderia ter sido — não apenas teria sido apenas o primeiro título de uma trilogia, mas muitas ideias precisaram ser retrabalhadas conforme o próprio jogo tomava forma.

O escritor reforça, porém, que nenhuma dessas ideias é apresentada como uma versão definitiva da história ou dos eventos, deixando tudo aberto a questionamentos e interpretação.
 

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Entrevista com desenvolvedores de TR4 e TR5


Após entrevistar alguns dos integrantes da Core Design que trabalharam nos primeiros três jogos da série, nossas gerentes de comunidade Meagan Marie e Neha Nair conseguiram conciliar um horário para conversar ao vivo com alguns dos desenvolvedores de The Last Revelation e Chronicles.

Dessa vez, Andy Sandham, Jerr O'Carroll, e Tom Scutt respondem diversas perguntas sobre os jogos, também cobrindo aspectos mais técnicos como as limitações impostas pelos consoles da época, e relembram que a intenção de enterrar Lara Croft era uma decisão consciente de toda a equipe. 
 
Hoje em dia, estamos bem informados sobre as terríveis situações de crunch que afetam muitos dos estúdios de games, e, na época, como as equipes eram bastante reduzidas (Andy cita que a equipe interna de TR4 era composta por cerca de dez pessoas) e os jogos precisavam ser desenvolvidos em ciclos curtos, tudo fez com que eles se saturassem da franquia — a ponto de querer distância da mesma após se desligarem do estúdio.
 
Conhecemos bem todas as etapas dessa história, mas um ou outro comentário curioso é feito no decorrer da conversa, mesmo que nenhuma grande revelação venha à tona.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Artes de capa reimaginadas por fãs para AOD

A arte de capa reimaginada para Angel of Darkness vai sofrer atrasos (ironicamente, da mesma forma que aconteceu com o jogo no início dos anos 2000) e não tem uma nova data prevista além de "2021". Por conta desse imprevisto, a Crystal Dynamics comissionou quatro artistas da comunidade com a mesma tarefa.
 
Assim sendo, uma nova arte será publicada a cada segunda-feira deste mês de julho — e atualizarei esta postagem de acordo. Clique nas imagens para conferir os respectivos posts no hotsite #TR25.
 
Caleb Graves
 
João Correa
 
Nathan Johnson
 
Anastasia Ershova
 
[Atualizado em 26/07/2021.]