terça-feira, 15 de junho de 2021

Lara Croft: Tomb Raider estreava 20 anos atrás

Exatamente vinte anos atrás, em 15 de junho de 2001, Lara Croft: Tomb Raider estreava nos cinemas norte-americanos. Neste ano em que estamos celebrando os 25 anos da franquia, me pareceu apenas justo dedicar uma postagem para celebrar esse marco do filme. Naturalmente, a essa altura não existem mais tantas coisas a se "descobrir" sobre o filme, então conto com a indulgência do leitor.

Como já se passou bastante tempo, gostaria de trazer à tona meus pensamentos sobre a adaptação literária do filme, na qual muitos detalhes adicionais e referências aos jogos foram inseridas para encorpar a história. De forma similar, a coleção de cards da Inkworks contava uma versão levemente diferente da que vimos nas telas incontáveis vezes. E, aliás, deve ter se tornado um dos filmes mais reprisados da TV aberta — e eu adoro isso.

 
No âmbito de conteúdos menos comuns, postei no meu canal do YouTube algumas coisas que se perderam para o tempo. Em primeiro lugar, o protetor de tela oficial do filme, que ainda pode ser obtido através do arquivo digital do site disponível no DVD do filme.
 

domingo, 13 de junho de 2021

Marvel's Guardians of the Galaxy revelado

 
Parece mentira, mas já se passaram quatro anos desde que a Square Enix anunciou que havia fechado um contrato para desenvolver diversos jogos usando as propriedades intelectuais da Marvel. Foi apenas dois anos mais tarde, na E3 de 2019, que Marvel's Avengers foi revelado; e agora há pouco, durante a conferência virtual da Square Enix para a E3, o segundo projeto foi confirmado: Marvel's Guardians of the Galaxy.
 
Esse título é de responsabilidade integral da Eidos Montréal, que foi a desenvolvedora-líder de Shadow of the Tomb Raider. Para felicidade de muitos, GotG segue uma abordagem completamente diferente de Avengers: esqueça a estrutura de jogo como serviço, esqueça repetir missões em busca de equipamentos melhores, e esqueça até mesmo o modo multiplayer. O foco aqui cai sobre a campanha narrativa para um jogador, onde você assume o controle primário de Star-Lord mas tem controle sobre habilidades do restante da equipe durante o jogo.
 
A apresentação do jogo tomou boa parte da apresentação da Square Enix, mostrando inclusive cenas de gameplay e bastidores. O roteiro do jogo é de autoria de Dan Abnett, que escreveu os questionáveis Ten Thousand Immortals e Blade of Gwynnever, e trará uma história original, sem qualquer ligação com projetos ou filmes que tenham sido lançados no passado. GotG será lançado em 26 de outubro, tanto para as plataformas atuais como para as de nova geração.
 
Além disso, vale citar que Avengers continua recebendo conteúdos adicionais. A expansão War for Wakanda, acompanhada do herói Pantera Negra, também foi anunciada na conferência e está com lançamento programado para agosto.
 
[Atualizado em 05/03/2022:] Tendo conferido o jogo pessoalmente, senti a necessidade de corrigir a informação incorreta que eu postei originalmente. Dan Abnett foi responsável por revigorar o grupo de heróis nos quadrinhos, mas não teve envolvimento direto com a história deste jogo.

terça-feira, 8 de junho de 2021

Nova temporada de Fortnite começou hoje

A décima sétima temporada de Fortnite, com o denominador Invasion, começou hoje! Como já era esperado, isso simboliza o encerramento da participação de Lara Croft — e, como parte do passe de batalha anterior, todo conteúdo relacionado à nossa aventureira não pode mais ser obtido a partir de agora.

Devo admitir que fiquei surpreso com o quão investido no jogo eu me encontrei. Na ocasião, eu disse que enfrentava um conflito interno, e até mesmo usei a conta de meu sobrinho nas primeiras duas semanas até decidir que precisava garantir fácil acesso ao conteúdo em uma conta própria. A partir de então, incluí o jogo em minha rotina de forma a cumprir os desafios diários, e ainda encontrei lugar em um esquadrão de novatos nas transmissões semanais no canal PSX Brasil.

Sinceramente, eu espero o jogo volte a trazer conteúdo de Tomb Raider no futuro, seja através de novos passes de batalha ou mesmo skins pagas disponíveis por tempo limitado, como costuma ser o caso para esse tipo de conteúdo. Quanto à temporada atual, podemos sinalizar uma oportunidade perdida, já que Lara Croft conhece muito bem a Área 51...

domingo, 6 de junho de 2021

Pensamentos pós Fighting Force

Como eu havia dito na postagem sobre Marvel's Avengers, pretendo conhecer melhor outros títulos dos estúdios por trás da saga Tomb Raider e compartilhar pensamentos aqui no blog. Após inúmeras tentativas frustradas em instalar Project Eden em meu sistema atual — devo tentar novamente em breve —, decidi pular para o item seguinte na minha lista: Fighting Force e Fighting Force 2, desenvolvidos pela Core Design e publicados em 1997 e 1999, respectivamente.

Para contextualizar, nessa época Lara Croft já era sinônimo de dinheiro. Fighting Force foi lançado poucas semanas antes de Dagger of Xian chegar ao mercado, e reza a lenda que a Core Design havia feito a proposta de desenvolver esse jogo para a Sega como um Streets of Rage em 3D. A Sega recusou e, assim, uma nova propriedade intelectual nasceu. Uma das críticas destacadas na página da Wikipedia é de que o jogo falhou em evoluir o gênero da mesma forma que o estúdio havia conseguido com TR anteriormente, e, bem, essa descrição é perfeita para o jogo.


quarta-feira, 2 de junho de 2021

Arte de capa reimaginada para TR5

A arte de capa reimaginada para Chronicles foi publicada hoje. A obra é da artista Megan Lara, cujo portefólio conta com ilustrações para filmes e séries de televisão, e parceiros como Marvel e Syfy, entre outros. Usando o estilo art nouveau, ela tomou como ponto de partida a cena de abertura na ópera e incorporou diversas outras cenas e artefatos na composição final.

Como de costume, um pacote contendo a arte em diversas resoluções diferentes pode ser baixado no site especial #TR25.

terça-feira, 1 de junho de 2021

Resgate e preservação dos jogos em Flash

Como você deve saber, o formato Flash foi oficialmente descontinuado no final do ano passado. Como resultado disso, muito conteúdo de outrora acabou se perdendo — ou assim pensávamos. Um grupo de entusiastas desenvolveu o Flashpoint, e diversos curadores estão num processo contínuo de resgate e arquivamento dos infinitos jogos e animações em Flash que populavam a internet.

E, sim, obviamente tivemos jogos de Tomb Raider em Flash. Alguns licenciados, alguns feitos por fãs, e alguns um tanto questionáveis. A interface do Flashpoint é similar às plataformas Steam ou Epic Games, por exemplo, com a diferença que os jogos catalogados naturalmente são todos gratuitos. Basta digitar o título de um jogo e, caso já esteja indexado, ele irá surgir com a opção para download.

A cada nova atualização, milhares(!) de novos jogos são acrescentados, o que efetivamente torna nossa aventureira uma verdadeira agulha no palheiro. O forumite Urosh fez o trabalho de curadoria necessário para todos os jogos que tínhamos, mas, como o número de contribuições é bastante alto, ainda não estão catalogados. Até isso acontecer, você pode baixar o arquivo que ele disponibilizou aqui e abrir os arquivos .swf no player que pode ser iniciado a partir de qualquer outro jogo.
 
São jogos em sua grande maioria simples e estúpidos, mas é justamente isso que os torna singulares. Segue uma relação, em ordem alfabética, dos jogos em questão.

Catch Your Travel (Caza Aventuras)

Esse jogo não será indexado (neste momento) pois não conseguimos recolher informações suficientes sobre o mesmo tantos anos depois. O que sabemos pelo próprio jogo é que tratava-se de um minigame promocional para concorrer ao sorteio de uma agência de turismo espanhola. São dois tipos de níveis em três episódios, com algumas animações simples interligando eles. O jogo oferecia a opção para jogar com um personagem feminino (com um traje que lembra Lara Croft) ou masculino (... Indiana Jones), com base nisso podemos deduzir que é um projeto não licenciado.

Curse of Osiris

Este é um jogo desenvolvido por Croft Storm e publicado em seu site lá em idos de 2006. Eu tinha excelentes recordações deste aqui, e ainda hoje diria que é um jogo bem elaborado. A progressão lateral é divertida, Lara é agil, os combates são dinâmicos, e existem até sistemas de recompensa para destravar trajes adicionais (lembre-se que Legend havia sido lançado naquele mesmo ano).