domingo, 31 de dezembro de 2017

Retrospectiva Raider Daze 2017

E finalmente chegamos ao final de mais um (sofrível) ano. Embora tenha sido um ano relativamente quieto para a franquia Tomb Raider, apresento aqui uma breve retrospectiva das principais postagens do blog.

As maiores notícias giraram em torno de Tomb Raider: A Origem, filme de Alicia Vikander para março próximo. Tivemos as primeiras fotografias do set antes da revelação oficial, que contou com uma sinopse, pôster e trailer. A controvérsia na comunidade foi (e ainda é) constante, mas eu estou empolgado — em parte, por causa do vídeo de bastidores. A Warner Bros. até mesmo trouxe a atriz ao Brasil recentemente, então quero acreditar no potencial do filme.

Sabemos que um jogo inédito será revelado em breve, mas este ano contou apenas com atualizações de jogos já lançados: Underworld recebeu suporte a retrocompatibilidade no Xbox One (dedos cruzados para que isso se estenda aos outros jogos); e Rise of the Tomb Raider recebeu uma atualização gráfica para o Xbox One X e suporte parcial para SteamVR.

A aguardada demonstração de Dagger of Xian, de Nicobass, foi lançada para o público. Eu estendi meu apoio de todas formas que consegui imaginar, com uma galeria de screenshots, um detonado e a tradução dos diários presentes no jogo. Se você ainda não conferiu pessoalmente, corrija isso o mais breve possível.

Em termos de merchandising, a campanha para financiamento coletivo da Tomb Raider Suite foi bem sucedida, e até mesmo uma faixa inédita foi divulgada. Imprevistos causaram um atraso de dois meses para as gravações, então o disco agora é esperado para o início de 2018. Também pudemos conferir as primeiras imagens da coleção de estatuetas #TombRaider20, e, especificamente para nós, brasileiros, finalmente a editora New Pop trouxe as histórias em quadrinhos ao país.

Quanto ao conteúdo mais específico do blog, desenvolvi um guia de colecionáveis para Lara Croft Go e uma postagem sobre métodos para chegar ao rank máximo no multiplayer de TR2013. Meu maior empenho, porém, foi com o esquecido Tomb Raider CCG, trazendo checklists, regras e traduções. Com sorte, não vou parar por aí.

Ainda nessa área de conteúdo mais incomum, eu trouxe à tona as Tomb Trials competitivas — e seus respectivos temas musicais — de Legend no PSP; e as Rubbing Rewards de Anniversary no Wii.

Eu não tenho talento para edição de imagens, mas extrai as texturas necessárias para criar um mod contendo ainda mais trajes exclusivos de TRL. Mods que se destacam na comunidade também chegam até aqui, como os pacotes de texturas de TR1 para Glidos e GLRage, uma reconstrução do conceito original de Nightmare in Vegas e até mesmo a Lara Croft da Definitive Edition, agora no PC.

Para encerrar, afinal o Raider Daze é um blog pessoal, estes são os itens que adquiri para minha coleção no decorrer do ano:

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Crystal compartilha vídeo sobre seus 25 anos


Este é um vídeo especial para a celebração dos 25 anos da Crystal Dynamics, publicado na última quarta-feira. Diversos membros das equipes de gestão e desenvolvimento compartilham experiências sobre o estúdio, dentre eles algumas figuras bastante conhecidas da comunidade; veja quantos você reconhece de outros vídeos.

A maior parte do material usado para ilustrar os comentários é de Rise of the Tomb Raider, talvez por ser o projeto mais recente do estúdio, mas as raízes do estúdio não são esquecidas — leia-se Legacy of Kain — e o futuro projeto da Marvel também é citado, acompanhado de um recado do próprio Stan Lee.

Embora o vídeo não tenha lá grande relevância para nós, eu achei que seria interessante oferecer uma versão legendada aqui no blog e, para tal, recorri aos parceiros do portal PSX Brasil para uma divulgação mais ampla da tradução.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Cutscenes legendadas do DLC Raziel and Kain


Este é mais um de meus projetos relativamente questionáveis que se encontrava no limbo. Neste caso em particular, eu tinha esperanças de gravar as cutscenes do modo cooperativo, mas acabei recorrendo à versão para um jogador tão somente para eliminar esta pendência.

De forma geral, Legacy of Kain é a franquia que consolidou a Crystal Dynamics na indústria, mas que foi deixada para trás assim que o estúdio recebeu as chaves do reino de Tomb Raider. A quantidade de referências e easter eggs escondidos nos jogos de Lara Croft é notável, mas nada comparável a este DLC de Guardian of Light, que substitui os personagens por Raziel e Kain.

Aqui, a "história" faz mais sentido do que no pacote de Kane and Lynch, mas é construída da mesma forma: reaproveitando e reordenando diálogos dos jogos originais (vide exemplo). A equipe responsável por este DLC merece um parabéns por conseguir conciliar diferentes histórias com essa grande limitação de recursos.

Tive certas dificuldades em manter a elegância do linguajar dos vampiros na tradução, mas espero que a tradução e divulgação deste curioso conteúdo seja de agrado dos leitores do Raider Daze.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Sobre a vinda de Alicia Vikander à CCXP


Como noticiado anteriormente, a atriz Alicia Vikander veio à Comic Con Experience, em São Paulo, para o painel da Warner Bros. Infelizmente, tal painel não podia ser gravado ou fotografado, portanto apenas quem participou presencialmente pôde conferir.

De acordo com notícias na imprensa, um novo vídeo de bastidores de Tomb Raider: A Origem foi exibido. No painel, Alicia voltou a dizer que o filme é uma jornada de auto-descoberta da personagem, uma garota comum que parte em busca de respostas sobre o desaparecimento de seu pai.

A atriz fez um treinamento físico intenso para honrar o legado da franquia. Ela ressalta que a representação de Lara Croft neste filme é "autêntica e sensual, de maneira que homens e mulheres podem se reconhecer e relacionar." Muita coisa mudou nos últimos 20 anos, principalmente a forma como mulheres são vistas, então ela vê isso como uma atualização para os novos padrões culturais socialmente aceitáveis.

Do começo ao fim, Alicia se mostrou atenciosa e simpática (vide entrevista cedida ao canal Omelete acima), e, com a inesperada popularidade entre fãs brasileiros, até mesmo brincou que "eles terão que fazer um segundo filme."

Esta postagem compreende um resumo de notícias de diferentes portais, todos elencados a seguir, uma vez que eu não pude comparecer ao evento. De qualquer forma, nos resta torcer para que este vídeo de bastidores seja publicado num futuro próximo — talvez junto a um trailer novo?

[ Fontes: Omelete | Terra | iG | UOL | Istoé ]

domingo, 10 de dezembro de 2017

Novo pôster de Tomb Raider: A Origem

A Warner Bros. compartilhou através das redes sociais oficiais um novo pôster do filme Tomb Raider: A Origem, que você pode conferir acima. Hoje também é o dia em que acontece o painel de discussão na Comic Con Experience, em São Paulo, e com sorte teremos mais novidades.

Em nota paralela, sabemos que um livro sobre os bastidores está previsto para ser lançado em março, e, mais recentemente, surgiu um rumor de uma possível nova figura Funko Pop, baseada no filme. Dedos cruzados!

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Crystal posta nota sobre próximo Tomb Raider

Depois de muita especulação, conjectura, e esperanças por parte dos fãs para todos os eventos relacionados à indústria dos games em 2017, a Crystal Dynamics finalmente quebrou o silêncio e postou uma sucinta, mas esclarecedora, mensagem em seu Twitter:

Numa tradução livre:
"A Square Enix está empolgada para compartilhar grandes notícias no próximo ano. Honestamente, gostaríamos de compartilhá-las com vocês neste momento, mas estamos tomando uma nova abordagem desta vez.

Um novo jogo Tomb Raider está chegando.

Motivados pelo nosso objetivo de colocar os nossos fãs em primeiro lugar, gostaríamos que vocês soubessem que será um período breve entre a revelação oficial e quando você poderá jogar.

Nossa jornada começará em um grande evento em 2018. Simplesmente não podemos esperar para levá-los na aventura que definirá Lara Croft."
Com essas informações, eu imagino que veremos um anúncio durante a E3, em junho, e o lançamento do jogo poucos meses depois, até o final de 2018... Agora é esperar para ver, e ver para crer.

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Blood Ties recebe suporte à RV na Steam

Quando Rise of the Tomb Raider foi relançado para o PlayStation 4, em outubro do ano passado, ele chegou às prateleiras praticamente junto ao PlayStation VR. Talvez como um chamariz adicional (afinal, o jogo sofreu um ano de atraso por conta de um contrato de exclusividade), um dos DLCs desenvolvidos para o relançamento recebeu um modo em realidade virtual.

Blood Ties foge do estilo normal do jogo, sendo totalmente baseado em exploração e coleta de objetos dentro da Mansão Croft. Usando a tecnologia de realidade virtual, o jogo fica em primeira pessoa, permitindo ao jogador uma imersão muito maior. Para mais informações sobre o DLC em si, por favor, confira minha postagem opinativa.

O suporte à realidade virtual era, até então, exclusivo do PS4. Com esta nova atualização, proprietários dos acessórios HTC Vive ou Oculus Rift podem desfrutar do modo na Steam. Num futuro distante, de uma forma ou outra, espero conferir pessoalmente...

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Editora NewPop finalmente traz TR ao Brasil

Finalmente, notícias sobre as publicações nacionais das histórias em quadrinhos de Tomb Raider da editora Dark Horse. Admito que tenho até certo receio em compartilhar essa informação, com a possibilidade de agourar este evento que aguardamos desde 19 de novembro de 2014, para ser exato.

Pegando carona no anúncio de que Alicia Vikander virá para a Comic Con Experience no Brasil, a editora NewPop divulgou que um dos seus seis lançamentos previstos para dezembro deste ano é Tomb Raider: Caça às Bruxas!

Trata-se de um encadernado contendo as 6 primeiras histórias em quadrinhos da Dark Horse, ou seja, o arco completo originalmente intitulado Season of the Witch. Aliás, a história original é de autoria de Gail Simone, que também já confirmou presença na CCXP.

A editora não divulgou uma data de lançamento, mas ao que tudo indica, estará disponível no seu estande durante a CCXP. Caso contrário, o encadernado pode ser lançado durante o Ressaca Friends, no final de semana seguinte.

Em respostas aos comentários na rede social, a editora afirma que este é o primeiro de três volumes. Isso significa que apenas a primeira série da Dark Horse será lançada no Brasil. Resta aguardar para ver qual será a periodicidade dessas publicações e, também, se as demais séries serão licenciadas posteriormente...

Curiosidade: Mangá inspirado por TR1 Gold

Eis aqui um conteúdo bastante peculiar que surgiu na internet recentemente. Em respeito ao portal Tomb Raider Arabia, que compartilhou o conteúdo conosco, convido vocês a visitá-los para conferir oito páginas deste mangá de Tomb Raider.

É difícil encontrar informações relevantes a este trabalho, mas a seguir compartilho o que descobri. O artista responsável por estas artes, Kris Renkewitz, é creditado em ambos Unfinished Business e The Golden Mask, os dois primeiros pacotes de expansão da franquia.

Uma das coisas que me chamou atenção, ao ver essas digitalizações, é que a história corresponde a progressão do nível Temple of the Cat, de TRUB. Sabendo que o artista estava envolvido diretamente no desenvolvimento da expansão, essa escolha não parece aleatória.

Não sabemos qual o propósito para o qual o mangá teria sido criado, e nem quantas páginas receberia (existe a possibilidade de que seriam apenas estas oito páginas, afinal). De acordo com o colecionador Rodri, o mangá teria sido material promocional para o lançamento de TR1 no Japão, mas acabou sendo cancelado.

Em nota relacionada, o artista também é creditado por esboços (recentemente leiloados) para a história Air Tibet, originalmente publicada no Lara's Book. Essa fanfic foi republicada no Tomb Raider Archives Vol.3, e, se você observar atentamente, perceberá que o ícone de Lara nos capítulos são oriundos deste mangá de TRUB.