domingo, 31 de dezembro de 2017

Retrospectiva Raider Daze 2017

E finalmente chegamos ao final de mais um (sofrível) ano. Embora tenha sido um ano relativamente quieto para a franquia Tomb Raider, apresento aqui uma breve retrospectiva das principais postagens do blog.

As maiores notícias giraram em torno de Tomb Raider: A Origem, filme de Alicia Vikander para março próximo. Tivemos as primeiras fotografias do set antes da revelação oficial, que contou com uma sinopse, pôster e trailer. A controvérsia na comunidade foi (e ainda é) constante, mas eu estou empolgado — em parte, por causa do vídeo de bastidores. A Warner Bros. até mesmo trouxe a atriz ao Brasil recentemente, então quero acreditar no potencial do filme.

Sabemos que um jogo inédito será revelado em breve, mas este ano contou apenas com atualizações de jogos já lançados: Underworld recebeu suporte a retrocompatibilidade no Xbox One (dedos cruzados para que isso se estenda aos outros jogos); e Rise of the Tomb Raider recebeu uma atualização gráfica para o Xbox One X e suporte parcial para SteamVR.

A aguardada demonstração de Dagger of Xian, de Nicobass, foi lançada para o público. Eu estendi meu apoio de todas formas que consegui imaginar, com uma galeria de screenshots, um detonado e a tradução dos diários presentes no jogo. Se você ainda não conferiu pessoalmente, corrija isso o mais breve possível.

Em termos de merchandising, a campanha para financiamento coletivo da Tomb Raider Suite foi bem sucedida, e até mesmo uma faixa inédita foi divulgada. Imprevistos causaram um atraso de dois meses para as gravações, então o disco agora é esperado para o início de 2018. Também pudemos conferir as primeiras imagens da coleção de estatuetas #TombRaider20, e, especificamente para nós, brasileiros, finalmente a editora New Pop trouxe as histórias em quadrinhos ao país.

Quanto ao conteúdo mais específico do blog, desenvolvi um guia de colecionáveis para Lara Croft Go e uma postagem sobre métodos para chegar ao rank máximo no multiplayer de TR2013. Meu maior empenho, porém, foi com o esquecido Tomb Raider CCG, trazendo checklists, regras e traduções. Com sorte, não vou parar por aí.

Ainda nessa área de conteúdo mais incomum, eu trouxe à tona as Tomb Trials competitivas — e seus respectivos temas musicais — de Legend no PSP; e as Rubbing Rewards de Anniversary no Wii.

Eu não tenho talento para edição de imagens, mas extrai as texturas necessárias para criar um mod contendo ainda mais trajes exclusivos de TRL. Mods que se destacam na comunidade também chegam até aqui, como os pacotes de texturas de TR1 para Glidos e GLRage, uma reconstrução do conceito original de Nightmare in Vegas e até mesmo a Lara Croft da Definitive Edition, agora no PC.

Para encerrar, afinal o Raider Daze é um blog pessoal, estes são os itens que adquiri para minha coleção no decorrer do ano: