segunda-feira, 4 de julho de 2016

Detonado de Unfinished Business: Introdução


Sim, eu sou patético estranho.

Eu já havia publicado no blog um detonado de Unfinished Business [x], mas parte de mim não se conformava com a apresentação do mesmo, afinal posteriormente escrevi detonados para os outros pacotes de expansão (vide The Golden Mask, The Lost Artifact e até mesmo The Times Exclusive) com um estilo diferente, sempre encarando todos como parte de um único projeto.

Entre a maratona pela série para celebrar o aniversário, o lançamento do jogo para iOS e Android, o desenvolvimento do GLRage, e esse meu TOC inconsequente, encontrei argumentos suficientes para revisitar esse guia. Em dois anos, vi uma demanda não existente para os outros guias (na real, nem sei porque eu ainda existo), mas parte de mim ainda insistiu em novamente tocar esse projeto até o fim...

Para todos os efeitos, eis a descrição inclusa no manual da versão Gold, publicada no Brasil pela extinta Brasoft tantas luas atrás. Embora não tenha sido creditado, os comentários são de Phil Campbell, designer dos níveis adicionais.
"A Sombra do Gato
Lara retorna à cidade de Khamoon para descobrir o segredo da bela e intrigante estátua do gato e inicia uma nova aventura seguindo a trilha do gato até seu final misterioso e fatal.

A estátua do gato encontrada no jogo original desencadeou uma série de ideias. E se Lara retornasse a Khamoon para investigar? E se as ruínas tivessem sido alagadas? E se a estátua do gato na verdade apontasse o caminho para um túmulo ainda não descoberto, dedicado às lendárias deusas-gatas egípcias?

Desenvolvemos esta história tendo como tema principal os gatos, presentes em murais e hieróglifos. Às vezes, gatos bonzinhos que o ajudam, outras vezes gatos malvados que querem o seu sangue!

Os enigmas foram criados com base na interpretação egípcia das 'nove vidas do gato' – portanto, você já está ciente de que não terá muita sorte com a câmara de Seth!


Tarefa Inacabada
Dois níveis para especialistas do dramático retorno de Lara a Atlântida. Lara descobriu a existência de ruínas da cidade alienígena, onde, supostamente, uma colmeia de criaturas sobreviventes protege uma incubadora alienígena. É preciso destruir os alienígenas antes que eles se proliferem e nos infestem outra vez!

A ideia por trás da 'Tarefa Inacabada' foi criar um final alternativo para o jogo, em que Lara ficaria diante de uma temível horda de criaturas alienígenas defendendo o "eixo" de seu território... Esta missão é classificada como um desafio para "especialistas" e deve ser jogada como uma continuação do jogo original.

Uma forma de arquitetura alienígena foi criada, com locações e conexões lógicas, para que o jogador atento possa tomar decisões bem pensadas na hora de cumprir os objetivos dos níveis. Transparências foram usadas por toda a parte para ajudar a gerar esse "senso de lugar" e, claro, para prenunciar confrontos futuros (e frequentemente fatais)!"