sábado, 1 de fevereiro de 2014

Vendeta

Apesar de levar o mesmo título que a história publicada na edição #49, Vendetta na verdade marca a "estreia" de Lara Croft nos quadrinhos, ao lado de Sara Pezzini, em Tomb Raider/Witchblade #1.

Lara havia sido contratada para localizar um artefato nas ruínas de Hal Seflieni, em Malta. Lá ela encontrou um talismã engastado com uma pérola negra e retornou o artefato para seu empregador, Sr. Lucas Moralto. Um velho amigo do pai de Lara que alegava que a pérola seria uma fonte de imortalidade: a fantasia perfeita para um velho moribundo.

Entretanto, a real intenção de Lucas era usar o artefato para cumprir sua vendeta: 50 anos atrás, uma guerra que dizimou as famílias criminosas Scarponi e Moralto havia chegado ao fim, e uma trégua havia sido estabelecida para que as famílias se reconstruíssem com trabalho honesto, tentando esquecer todo o sangue derramado. Lucas, entretanto, não quis esquecer.

Após descobrir isso, Lara tentou tomar o artefato de volta, mas ele acabou se partindo em dois e liberando um demônio alado que passou a caçar e matar os Scarponi, dando continuidade ao plano de Lucas. Com sete assassinatos em sete dias, a polícia leva Lara em custódia quando encontra ela na cena do crime. Ela é apresentada à detetive Sara Pezzini, que decide acompanhar Lara em um caso digno de Arquivo X.

Logo na primeira conversa entre as duas, Lara percebe que existe algo excepcional no "relógio" que Sara está usando, que a detetive desconversa dizendo que o comprou em "numa liquidação natalina na Macy's..."

O plano das mulheres é de invadir a mansão de Lucas, com uma certa reprovação da detetive quanto aos métodos mais diretos de Lara. Lucas estava aguardando pela aventureira em sua biblioteca, e a convida assim que a porta é aberta. Lara confronta ele, pedindo a outra parte do amuleto para que possa mandar o demônio de volta para o inferno.

Lucas simplesmente sorri, dizendo que o demônio não veio e nem vai para o inferno; e que o talismã agora possui um novo lar: está engastado em seu próprio peito. Com o poder da pérola, Lucas se transformava no demônio, assim se libertava da prisão que seu corpo decrépito havia se tornado. Sara, portando a Witchblade, sem cerimônias, chega com uma grande dose de moralidade e poderes sobrenaturais, atraindo a atenção do demônio.

Ele decide ignorar Lara, dizendo que sua convidada é um desafio mais interessante. Essa foi sua falha fatal: sem que ele perceba, Lara arranca a pérola de seu peito e o transforma de volta para sua forma humana. Fadado a morrer nos próximos meses, Lucas terá de viver se esforçando para respirar, sabendo que sua vendeta permanecerá inacabada.