quinta-feira, 3 de abril de 2025

BAFTA inclui TR1 em lista de jogos influentes

A BAFTA, organização britânica que premia obras do cinema e televisão, publicou um artigo listando os 21 jogos mais influentes de todos os tempos. Antes de fazer comentários, vou destacar que Atlantean Scion, a aventura de estreia de nossa Lara Croft, garantiu seu lugar na lista na 12ª posição.
 
O artigo realça que a influência dos jogos eletrônicos nunca esteve tão prevalente. A lista se formou a partir de uma pesquisa com o público, mas não é uma resposta fácil: você escolheria um dos pioneiros que ajudaram a moldar a mídia de entretenimento, um dos jogos inovadores que estavam além de seu tempo, ou um daqueles que mexeram com sua criatividade e emoções?
 
Você pode conferir a lista completa e comentada através do link acima (em tempo, os três jogos que encabeçam a lista são Super Mario Bros., Doom, e Shenmue), mas abaixo trago o parágrafo relevante à nossa aventura:
"Apenas alguns personagens transcenderam os jogos eletrônicos: Sonic, Mario, e Pikachu são reconhecidos quase que universalmente, e Lara Croft faz parte dessa seleta lista. A arqueóloga intrépida nasceu de uma necessidade — o designer Toby Gard queria fazer um jogo no estilo de Indiana Jones, mas seria muito caro criar dois personagens jogáveis. Gard ficou com sua escolha de preferência, e o resultado foi um novo ícone dos games. Como a atriz Jane Perry disse, Lara abriu a porta para personagens femininas fortes nos jogos. Ela é um exemplo positivo para todos e uma verdadeira heroína."
Isso parece indicar que a presença de Lara Croft na lista se dá apenas pela protagonista (que, aliás, ano passado foi premiada pela BAFTA em uma enquete similar como a personagem mais icônica de todos os tempos, para o desgosto geral de usuários das mídias sociais...), mas não podemos relevar que o jogo por si foi um dos primeiros a oferecer ambientes tridimensionais completamente exploráveis e com altos níveis de interação na perspectiva de terceira pessoa.

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Crypt of Chronos inicia campanha em maio

A Crystal Dynamics revelou hoje que a campanha de financiamento coletivo para Tomb Raider: The Crypt of Chronos inicia-se em 27 de maio. O anúncio vem acompanhado de algumas informações e belíssimas fotos do jogo de tabuleiro.
 
O tabuleiro será composto por segmentos individuais que permitem incontáveis combinações diferentes (não muito diferente do clássico TRCCG), e cada peça conta com objetivos e desafios próprios. Além de exploração, haverá coleta de recursos para criar itens como armas e trajes, combate e armadilhas.
 
Fazendo oposição à aventureira está um grupo de mercenários sob comando da Natla Tech, invadindo a ilha progressivamente. Além disso, chefes especiais podem surgir, cada qual possuindo mecânicas únicas. No exemplo usado, enquanto o urso estiver em jogo nenhum outro inimigo surgirá e, ao invés, o urso recuperará vida.

De início, teremos o "livro de aventuras", com experiências estruturadas em torno de narrativa, com missões que duram de 20 a 60 minutos, mas também é possível jogar a "campanha na ilha", onde o mapa é aberto e repleto de missões e locais aleatórios, diferentes a cada nova sessão, e que deve te manter ocupado por cerca de 3 horas.

Ainda não tenho ideia do preço e nem como vão funcionar os níveis de recompensas da campanha Kickstarter, mas farei meu melhor para garantir uma cópia para minha coleção. Está bonito demais. Chego a ter até vergonha do meu projetinho particular, amador e caseiro, que pretendo compartilhar nos próximos dias.

Curiosidade: Concerto PopMart do U2, de 1997


Enquanto tento limpar e organizar itens de minha coleção, separei para ler mais uma vez, após anos sem sequer tocar nelas, as revistas oficiais dos dois primeiros filmes. Uma das primeiras informações constantes nas páginas da revista de Lara Croft: Tomb Raider é uma referência datada do concerto PopMart, da banda U2.

A breve nota sinaliza que em 25 de abril de 1997, no estádio Sam Boyd em Las Vegas (EUA), a banda surpreendeu mais de 40 mil pessoas ao colocar Lara Croft no telão durante o espetáculo. Essa informação é velha e conhecida, mas decidi trazer ao blog por motivos de probleminhas.

Os tempos eram outros em 1997, as tecnologias que tão prontamente carregamos no bolso nos dias de hoje eram até mesmo impensáveis. Oficialmente, a apresentação na Cidade do México foi gravada e comercializada pela banda, mas pelo que observei, as cenas de Lara Croft aparentemente não foram usadas nessa apresentação. 
 
No site da banda, existe um registro do show, contendo um vídeo de bastidores onde podemos ver parte do trecho relevante a partir dos 13:00. O clipe que encabeça essa postagem é oriundo de uma apresentação no Canadá. A animação em CG da aventureira foi posteriormente compartilhada pela Eidos e certamente está em seus arquivos pessoais (mas, caso contrário, você pode conferir aqui).
 
Quatro anos antes de Elevation se tornar a música-tema do filme, a banda ajudou a concretizar o status de ícone cultural de Lara Croft ao som de Hold Me, Kiss Me, Thrill Me, Kill Me. Não é mera coincidência que foi justamente essa a faixa da banda que a Crystal Dynamics selecionou quando montou a recente playlist tematizada para a aventureira.

Screenshots de Fortnite × Tomb Raider, pt.16