domingo, 30 de maio de 2021

Sessão de P&R com produtor executivo de TR

 
Parte das celebrações dos 25 anos de Tomb Raider envolvem diretamente a comunidade em transmissões ao vivo (as chamadas "lives") dos jogos da série principal, cada qual acontecendo em seu mês dedicado, com a participação de nossas gerentes de comunidade. Essa semana, na abertura das transmissões de The Last Revelation, Dallas Dickinson, o novo produtor executivo da franquia, respondeu uma série de perguntas.

Eles não têm nenhum grande anúncio a fazer ainda — e pedem desculpas por não poder falar muita coisa —, mas algumas informações interessantes foram divulgadas. Dallas assumiu essa posição recentemente e, apesar de seu foco primário ser os jogos, ele é o ponto de pivô em projetos transmídia (ou seja, livros, HQs, filmes e séries, produtos em geral) e coordena com outros líderes do estúdio para ter certeza que tudo está de acordo com a visão da franquia e as expectativas dos fãs.

Ele esclarece que, no caso de colaborações externas, liberdade criativa é concedida para que as ideias propostas sejam desenvolvidas adequadamente, e por tabela algumas dessas ideias até mesmo podem ser incorporadas nos projetos internos do estúdio. Com a recente inclusão de Lara Croft em Fortnite, Dallas informou que diversas colaborações foram recusadas por não atenderem a certos critérios. 
 
Para uma colaboração, a proposta precisa estar alinhada com a personalidade e representação da personagem, com a franquia como um todo, e precisa de alguma forma se encaixar no projeto de unificação. De forma geral, o estúdio quer que Lara volte a ser mais do que um nome conhecido pelo público e volte a ser um ícone da cultura popular para gerações vindouras.

Sobre a esperada unificação, Dallas comenta que o fator "super heroína" de Lara Croft se perdeu e ele entende que as pessoas queiram isso de volta, mas existem elementos da trilogia Survivor que a tornam mais fundamentada. O processo é longo pois estão tentando costurar todas as continuidades de forma a honrar tanto os fãs como os criadores das diferentes versões da personagem. Em alguns casos, escolhas serão necessárias quando elementos se contradizem, e essa unificação também engloba relacionamentos com outros personagens da série, abrindo a possibilidade para que alguns retornem de forma que faça sentido.

A série animada da Netflix está bem avançada em sua produção (corroborado por um recente tweet da roteirista Tasha Huo), e esse ano ainda veremos outras colaborações transmídia ainda não anunciadas. Acredito que o próximo crossover que veremos será em Tom Clancy's Ghost Recon: Breakpoint, que acontecerá no decorrer do nosso inverno de acordo com o roadmap do jogo.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Selo oficial #TR25 localizado em português


Esta é uma rápida postagem apenas para compartilhar o belíssimo selo oficial de celebração dos 25 anos de Tomb Raider, que agora recebeu sua versão localizada em português brasileiro.

terça-feira, 11 de maio de 2021

Fortnite: Skin dourada para Lara Croft


 
Demorou, mas finalmente a variante Gold Anniversary para Lara Croft em Fortnite está disponível!

A atualização v16.40, disponibilizada hoje, inseriu a NPC Orelia em uma pequena ilha ao sul de Slurpy Swamps (Pântano Glup). Você deve equipar a skin de Lara Croft e ser o primeiro jogador a chegar no local para pôr as mãos na arma-tesouro de Orelia. Lara ficará dourada instantaneamente, e, ao término da partida, o estilo será destravado permanentemente em seu perfil.

Lembrando que a temporada Primal encerra-se em 8 de junho.

Trajes de Lara Croft em Fortnite

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Meagan entrevista membros da Core Design


Boa parte do que a Crystal Dynamics (ou, mais especificamente, nossas gerentes de comunidade Meagan Marie e Neha Nair) tem feito no decorrer dos últimos meses, em celebração aos 25 anos de Tomb Raider, é bastante focado em aspectos direcionados às redes sociais. Ou seja, engajamento através de enquetes e atividades, promoção de artes e cosplays, resgate de conteúdos do legado da franquia, participação em transmissões da comunidade, e algumas entrevistas aqui e ali.

Em fevereiro, Meagan conduziu uma longa entrevista com Shelley Blond e Natalie Cook, respectivamente a voz e a modelo de Atlantean Scion. Hoje, o canal oficial divulgou uma conversa com Gavin Rummery, Richard Morton, e Jamie Morton, três integrantes das equipes de desenvolvimento da Core Design que trabalharam nos primeiros jogos da série e outros títulos, como Project Eden.

Apesar do vídeo não trazer nenhuma revelação bombástica, eles compartilham algumas informações interessantes. Por exemplo, Dagger of Xian chegou a ter sua produção iniciada no Saturn e existiram análises preliminares para o Nintendo 64, mas o contrato de exclusividade da Sony veio bem cedo no ciclo de desenvolvimento e isso foi benéfico, pois permitiu que eles trabalhassem com as limitações de apenas um console em mente.

O mordomo Winston foi uma adição de último minuto à Mansão Croft, umas duas semanas antes do lançamento de TR2. Ele sequer tinha um nome, sendo apelidado de Jeeves pelos jogadores na época (nome que, curiosamente, foi adotado pelos roteiristas da Top Cow em uma única história). Os desenvolvedores também relembram como Adventures of Lara Croft havia sido concebido como um pacote de expansão para TR2, até que a Eidos decidiu que deveria ser uma continuação ao invés.
 
As constantes interferências da Eidos no seu principal carro-chefe acabaram moldando a história como a conhecemos hoje, mas é interessante olhar para trás e imaginar como as coisas poderiam ter sido...

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Guia de conquistas para Chronicles (PSX)

No final de março, Chronicles recebeu seu conjunto próprio de conquistas feitas por fãs e entusiastas através da plataforma RetroAchievements. É o quarto jogo da franquia a receber suporte, seguindo Prophecy, Atlantean Scion e Dagger of Xian.
 
As conquistas de TR5 foram desenvolvidas pelo mesmo programador que fez o conjunto de TR2, então a estrutura é bastante similar: conquistas relacionadas à campanha e segredos; diversos desafios para cada um dos níveis; e, novamente, "No Loads, No Meds, All Secrets" (NLNMAS). Como os níveis são menores, essa última categoria ainda recebeu um leve aumento na dificuldade...
 
Como o sistema de saves do jogo é igual ao de TR2, vale lembrar que muitas das conquistas precisam ser feitas "de uma só vez." Salve o jogo antes de iniciar qualquer um dos desafios e, em caso de falha, recarregue e tente novamente, mas jamais faça um save no meio do caminho. O uso de recursos do emulador, como savestates, desativa os pontos bônus do modo Hardcore e, por tabela, invalida a medalha especial que ficará em seu perfil. Como todo o restante, fica tudo ao seu critério.

terça-feira, 4 de maio de 2021

Arte de capa reimaginada para TR4

A quarte arte especial para celebrar os 25 anos de Tomb Raider é de responsabilidade de ninguém menos que Andy Park! O artista que literalmente trouxe nossa aventureira à vida, nos primeiros anos das histórias em quadrinhos da Top Cow, estabeleceu uma notável carreira após a franquia, tendo trabalhado como artista conceitual na série God of War e, nos dias atuais, trabalha no imensurável MCU.

A magnífica arte de The Last Revelation pode ser baixada através do site especial #TR25. Um detalhe que merecidamente chamou a atenção é o elegante logotipo: é, sim, o mesmo que Brenoch Adams havia usado em sua arte para Atlantean Scion, baseado num conceito de nossa gerente de comunidades Meagan Marie.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

Curiosidade: Flatland Rover e seus spots 3dml

Se você inserir agora em seu computador os discos de The Golden Mask ou de The Lost Artifact, irá encontrar um diretório chamado "Flatland" em cada um deles. Em lugar algum era explicado o motivo pelo qual esse diretório estava ali, e, como seus arquivos não eram necessários para acessar os jogos em si, provavelmente muitos fãs sequer sabiam de sua existência.

De forma resumida, tratava-se de um plug-in que permitia seu navegador a acessar páginas da internet escritas no formato "3dml". Eram exatamente o que o nome sugere: um ambiente em três dimensões no qual você podia andar e interagir com certos elementos, como se fossem links. Naturalmente, esse formato foi descontinuado e o plug-in, obsoleto, deixou de ser válido muito tempo atrás.

domingo, 2 de maio de 2021

Protótipo de Tomb Raider surge na rede

Uma demonstração técnica do primeiro Tomb Raider, datada de 1995, surgiu na rede neste final de semana. Essa build é bastante conhecida entre os fãs, desde que vimos suas primeiras imagens no extinto site Planet Lara tantos anos atrás e, mais recentemente, ela voltou à tona durante o vigésimo aniversário da franquia. Aliás, por qualquer motivo, cenas desse vídeo foram utilizadas na apresentação Evolution of an Icon inclusa no Blu-Ray de A Origem.

Essa build somente foi disponibilizada para o público agora, entretanto, e pode ser obtida no site Tomb of Ash, que também nos permitiu conferir uma versão alpha da lendária Anniversary Edition alguns meses atrás. A título de curiosidade, vale a pena checar essa versão para ver o quanto o jogo evoluiu e foi refinado até seu lançamento em 1996
 
Para aqueles que não tiverem sorte em acessar o conteúdo, o sempre amigo Roli providenciou um vídeo explorando os ambientes desse nível de teste:

sábado, 1 de maio de 2021

Trilhas usadas em Mystery at Croft Manor


Acabei repetindo o nível Mystery at Croft Manor um bocado de vezes desde que ele foi disponibilizado no modo Criativo de Fortnite. É divertido, claro, mas confesso que parte de mim estava bem investida em identificar as faixas sonoras usadas na composição do nível.

Logo na primeira sessão, senti uma estranha familiaridade com o tema que tocava durante a parte na qual usamos granadas de impulso para saltar entre as estantes no que restou da biblioteca, e quando comecei a minha busca logo descobri o motivo: era Batman. E sim, o tema é incrível!

Ao todo, consegui identificar e localizar cinco faixas usadas no decorrer do nível, então optei por montar a playlist acima para compartilhar com demais entusiastas por trilhas sonoras de games — direta ou indiretamente Tomb Raider, para ser mais específico. Como as faixas não são nomeadas com esse nível em mente, segue o segmento em que cada uma delas toca:

01 The Door to Darkness
Sala de espera do matchmaking
02 Black Monday - Exploration
Caverna com a ponte quebrada
03 Slasher Camp
Câmara dos quatro puzzles
04 Black Monday - Action
Biblioteca
05 Synthwave Track 2
Sala de recompensa
06 Evasive Maneuvers
Bônus – Emote da Lara Croft

Um muito obrigado ao canal do YouTube LeeJow por viabilizar essa postagem.