Correndo o risco de parecer um disco riscado, volto a falar sobre instalações de
Atlantean Scion (o
Tomb Raider original, de 1996 mesmo) em sistemas operacionais modernos e as facilidades desenvolvidas por fãs. A minha resolução de ano novo era completar (mais) uma maratona por toda a série, e desta vez optei por experimentar os jogos como são distribuídos pela onipotente Steam.
Ao terminar de baixar e instalar
TR1, você pode imediatamente iniciá-lo. Pelo que entendo, essa versão já vem pronta para uso com o emulador DOSBox, embora naturalmente isso implique diversas limitações, como a resolução e a notória ausência da trilha sonora.
No passado, eu havia escrito um tutorial sobre
como instalar o patch GLRage manualmente, um processo que acabou sendo
otimizado pelo criador do Glidos posteriormente, e agora eu compartilho aqui um instalador automático para versão Steam que faz tudo isso com alguns poucos cliques. (Caso tenha interesse em usar os pacotes de textura, basta considerar o diretório onde a Steam instala o jogo como referência.)
Disponibilizado através dos guias comunitários da própria Steam, o
Tomb Raider Automated Fix realmente oferece o mais próximo de uma versão "definitiva" de
TR1. Entre outros atrativos, esse instalador inclui o GLRage, que permite rodar o jogo sob Windows em resolução nativa, a trilha sonora em formato lossless, FMVs remasterizados, corrige o último segredo e habilita o painel da Steam, permitindo usar as facilidades da plataforma sem interromper o jogo.
Ah, como pude esquecer. O pacote de expansão,
Unfinished Business, também vem incluso neste pacote e é facilmente acessado através de uma janela de seleção que se abre quando você inicia o jogo. Melhor que isso, impossível. Um muito obrigado ao autor,
Carlmundo, por compartilhar com a comunidade esse instalador.
Conforme minha maratona se desdobra — estou atualmente revisitando os canais de Veneza, em
Dagger of Xian, pela enésima vez —, compartilharei postagens similares quando aplicável.