quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Novos livros para a coleção; #TombRaider20


Esta postagem na verdade compreende três compras diferentes. The Frozen Omen não chega a ser um livro propriamente dito, mas sim é o encadernado da minissérie da Dark Horse (cujo resumo da história pode ser lido aqui). Eu acabei suspendendo a leitura de The Blade of Gwynnever logo após o prefácio, mas dentro de um ou dois meses devo compartilhar meus pensamentos sobre o mesmo.

Agora, 20 Years of Tomb Raider é indiscutivelmente uma obra prima, nada menos.

A primeira coisa que chama a atenção é o tamanho do tomo: é massivo, com 360 páginas coloridas repletas de imagens e fotografias. O acabamento é de excelente qualidade, o que torna esse um verdadeiro tesouro para os fãs.

Este livro, de autoria de nossa gerente de comunidades Meagan Marie, encompassa toda a franquia, incluindo detalhes desde a concepção e desenvolvimento desde o primeiro Tomb Raider até Rise of the Tomb Raider, mas também abre espaço para os filmes, documentários e a série Re\Visioned.

De maior interesse para os fãs, acredito, é a seção que explora os jogos cancelados. Eu me surpreendi com alguns dos títulos listados ali, dos quais realmente nunca havíamos ouvido falar (leia-se The Secret of Shangri-la e Croft Academy). Entrevistas revelam informações adicionais sobre o que teria sido a trilogia de Angel of Darkness, bem como a almejada Anniversary Edition da Core Design.

Uma seção inteira é dedicada aos fãs, mas como um todo é seguro dizer que é apenas um bônus. É excelente ver o destaque cedido a alguns fanfilms e projetos do Level Editor — mesmo que apenas um nível por ano desde seu lançamento —, mas boa parte dos entrevistados nesta seção transparecem um grande egocentrismo.

Embora eu não tenha feito referências cruzadas de dados mais técnicos, encontrei ao menos três erros fatuais em minha leitura, além de pequenos deslizes de digitação aqui e ali. Entendível, considerando-se o escopo desse projeto e, claro, nada que comprometa o valor da obra.

Enfim, em outras palavras: Compre. Agora.