sábado, 31 de dezembro de 2016

Retrospectiva Raider Daze 2016

Infelizmente, 2016 foi um ano simbolizado pelo ódio e intolerância no mundo real. Em contrapartida, foi um ano para lá de especial no mundo virtual. Mesmo que os únicos jogos do período tenham sido os relançamentos de Rise of the Tomb Raider, após o término do nefasto contrato de exclusividade, e Lara Croft Go, muita coisa aconteceu no decorrer do que foi chamado de o Ano de Tomb Raider.

Por conta de #TombRaider20, vi aqui uma oportunidade para revisitar o conteúdo que desenvolvi para o blog Raider Daze no decorrer do ano e relacionar as postagens mais interessantes aqui, da mesma forma que havia feito em 2014.

Embora eu não tenha desenvolvido um detonado integral para RTR, eu fiz várias contribuições simbólicas: mantive meu guia de conquistas sempre atualizado, expliquei um método eficaz para garimpar recursos para completar todos upgrades e cataloguei todas as cartas de expedição.

Aliás, esse último não foi conteúdo que desenvolvi diretamente para o blog, o que me leva a colaborações externas. Além deste mini-projeto para Wikiraider, me orgulho em dizer que escrevi dois guias para Stella's Tomb Raider Site: Cold Darkness Awakened e, mais recentemente, do modo Expeditions. Também encaixo nessa categoria o meu guia de troféus para o PSX Brasil, embora esse último não surpreenda ninguém.

Neste ano, também tivemos o lançamento de GLRage, uma excelente ferramenta não oficial que permite rodar o TR1 em máquinas novas. Essa ferramenta me incentivou a reescrever um detonado para Unfinished Business, seguindo o mesmo padrão que usei para os outros pacotes de expansão, e foi fundamental para um dos meus posts especiais para o aniversário da série (confira: 20 Anos).

Entre outras traduções que fiz este ano, gostaria de destacar History and Geography in Tomb Raider, um post-mortem de RTR, e os prefácios dos livros The Ten Thousand Immortals e The Blade of Gwynnever. Estou atrasado na leitura deste último, mas espero corrigir isso em breve.

Durante a minha nova maratona pela série (a última havia sido em 2012), eu acabei explorando as possibilidades oferecidas por mods. Não só conferindo conteúdo de outros fãs, mas também acabei criando mods próprios, como os trajes exclusivos de Legend e uma equivalente nacional da Union Jack. Meu próximo passo nessa área de UGC seria reaprender o Level Editor...

A roupa Winter, Orange é diferente no PSP!
Uma descoberta de última hora: Winter, Orange em sua versão PSP. Mais sobre isso em breve!

A coleção, infelizmente, não cresceu tanto quanto eu gostaria, principalmente por conta dessa interminável crise econômica que nos assombra há tanto tempo e que parece piorar a cada novo dia. De qualquer forma, essas foram as principais aquisições do ano:

O que o futuro nos reserva? Bem, todos aguardamos ansiosamente pelo remake de TR2 que o fã Nicobass está desenvolvendo, e sabemos que em março de 2018 poderemos conferir Alicia Vikander como Lara Croft nas telonas. Shadow of the Tomb Raider? Dedos cruzados...