sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Vídeo mostra Winston e freezer em remaster


Talvez por uma questão de orçamento, talvez simplesmente por escopo, a campanha de marketing de I-III Remastered tem sido diferente do que estamos acostumados. No decorrer da semana passada, após o artigo no blog do PlayStation, redes sociais de diferentes plataformas revelaram boa parte dos trajes da coletânea (e o portal Raiding the Globe reuniu todos numa única postagem).

De lá para cá, nossos gerentes de comunidade criaram um perfil oficial do TikTok para a franquia e estão publicando com frequência curtos clipes dos remasters. É uma rede social voltada para um público mais jovem, então admito que estou um tanto quanto perdido, mas aparentemente algumas das postagens estão sendo espelhadas no perfil oficial do Instagram.

E, claro, algumas coisas ainda estão circulando pelo Twitter. Uma imagem inédita, de Temple of Xian, foi postada mais cedo essa semana e, hoje, o excelente clipe acima, mostrando a infâme ação de trancar o mordomo Winston no freezer da Mansão Croft.


Redes sociais são inevitáveis hoje em dia, mas eu tento fazer o possível em prol da minha própria saúde mental, então admito que meu medo de "ficar por fora" parece maior a cada dia.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Remasters contarão com localização parcial

Recebemos a confirmação oficial, vinda diretamente da Aspyr Media, de que os jogos inclusos na coletânea I-III Remastered trarão localização parcial em português brasileiro. Ou seja, teremos legendas e telas de interface completamente traduzidas, em todas as plataformas.

Essa informação não é exatamente nova: quando o jogo foi anunciado, fãs questionaram no Twitter a ausência do idioma e receberam uma resposta dizendo que existiriam legendas em nosso idioma. De lá para cá, as lojas online alteraram diversas vezes os idiomas disponíveis, causando uma desnecessária confusão entre os jogadores.

Quando foram lançados para dispositivos móveis, Atlantean Scion e Dagger of Xian já contavam com traduções da interface, mas sem legendas. Essa é a primeira vez que esses jogos receberão suporte a diferentes dublagens num mesmo acesso; quando os jogos foram lançados nos anos 1990, existia a possibilidade de comprá-los em versões com localização integral em alguns poucos territórios, mas não existia uma opção para alternar entre idiomas. 
 
Agora, é de meu entendimento que todos teremos acesso imediato a dublagens em inglês, francês e alemão para os três jogos, e suporte parcial para dublagens em japonês, russo, espanhol e italiano. E o suporte para legendas e interface é ainda maior — confira a tabela no site de suporte da Aspyr.

terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Novos detalhes de I-III Remastered

O blog oficial do PlayStation postou um extensivo preview de Tomb Raider I-III Remastered hoje, destacando algumas das novidades que podemos esperar para esses clássicos dos anos 1990 que tanto amamos. Sinta-se convidado para ler o artigo original na íntegra, mas a seguir apresento uma versão resumida.
 
A coletânea é um projeto da Aspyr Media, estúdio que era reponsável pelos ports para Macintosh dos jogos da Core Design ainda naquela época. Com acesso ao código-fonte dos jogos originais, essa remasterização, curiosamente, é construída na mesma engine de outrora, obviamente com inúmeras melhorias e atualizações. Com toda a fundação de gameplay já previamente existente, desde o design dos níveis até inimigos e colecionáveis, o estúdio passou a estudar formas de aperfeiçoar os jogos.

As melhorias mais óbvias, naturalmente, estão nos gráficos. Apesar da geometria ter se mantido essencialmente inalterada, o jogo recebeu muito mais do que uma camada de tinta nova usando texturas de alta definição. A iluminação em particular mostra avanços tremendos, excelentemente complementada pelos novos modelos de personagem e de objetos, que realmente brilham nesse impressionante salto tecnológico.

O sistema de controles moderno é mencionado brevemente, citando que a base da trilogia Legend foi usada como referência, assim os movimentos de Lara Croft são de acordo com a posição da câmera, que passa a ser livremente controlada com o analógico direito. Outra surpresa vem sob a forma de um Photo Mode, com direito a seleção de trajes (o exemplo mostra o traje de Antártida, de TR3, no nível Tibetan Foothills, de TR2!), pose e expressão facial.


Para os fãs que gostam de troféus e conquistas, teremos uma coleção robusta com mais de 200 deles. Ainda não temos a lista, e não sei como esse quantitativo será dividido entre os diferentes jogos e expansões, mas é um número bastante expressivo e eu espero, sim, escrever guias para esse fim, tanto para o blog Raider Daze quanto para o portal PSX Brasil.

Venha logo, 14 de fevereiro; estamos prontos!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Rodada rápida de #30DaysOfTombRaider

O popular "desafio dos 30 dias" das redes sociais inicia amanhã uma nova edição para os fãs de Tomb Raider interessados. Desta vez, os assuntos para cada dia foram definidos pela administradora do portal Tomb Raider Horizons, mantendo o foco totalmente nos três primeiros jogos da saga, para coincidir com o iminente lançamento de I-III Remastered em 14 de fevereiro.

Ao invés de fazer postagens diárias dedicadas, como fiz nos desafios anteriores que participei (vinculados sob esse mesmo marcador aqui no blog), irei atualizar esta postagem diariamente com as novas respostas já que são questionamentos mais específicos e diretos, dispensando a necessidade de comentários demasiadamente elaborados.
 
Vale notar que os pacotes de expansão não receberam perguntas próprias. Isso é intencional pois muitos fãs nunca tiveram a oportunidade para conferi-los. Em minhas respostas, vou tomar a liberdade para também considerar os pacotes como parte de seus respectivos jogos base.

O desafio é um convite aberto a todos fãs e você também pode participar, basta levar suas respostas à sua plataforma de preferência, nos respectivos dias, e usar a hashtag #30DaysOfTombRaider.

[Última atualização em 14/02/2024.]
 
[ * * * ]
 
1. Qual é o seu jogo favorito: TR1, TR2, ou TR3?

TR1, sem sombra de dúvidas. Mas devo dizer que The Lost Artifact também é para lá de especial!

2. Nível favorito de Tomb Raider 1

Não é o melhor e nem o mais elaborado nível de TR1, mas Tomb of Qualopec sempre será meu nível favorito. Talvez por ser a primeira tumba propriamente dita, talvez pelo vibrante visual de sua paleta de cores, ou talvez pelo próprio layout do nível.

3. Nível favorito de Tomb Raider 2

Apesar da quantidade de inimigos humanos no nível, Venice possui um charme único trazendo uma ambientação mais contemporânea ao jogo. Provavelmente minha resposta seria outra no passado (ou mesmo num futuro próximo), mas essa será minha escolha hoje.

4. Nível favorito de Tomb Raider 3

Vou eleger It's a Madhouse! como meu favorito nessa rodada. Tudo em TLA supera seu jogo base, em minha opinião, mas admito que foi difícil escolher um único nível de forma separada.

5. Tema principal favorito de Tomb Raider 1-3

Gosto bastante da simplicidade do tema de TR1, mas, como já disse em ocasiões anteriores, considero que cada novo tema principal de Nathan McCree seja uma evolução do anterior e que chegou ao seu ápice com TR3:


6. Tela de loading favorita de Tomb Raider 1-3

Embora não existisse na versão para PC, que ainda hoje é minha plataforma primária para os jogos clássicos, existe um fator bastante nostálgico e representativo da franquia na tela de loading do Peru, de TR1. Uma imagem que vale mil palavras...
7. Traje favorito de Tomb Raider 1

Especialmente em TR1, o traje padrão clássico parece ganhar ainda mais charme. Icônico.

8. Traje favorito de Tomb Raider 2

O traje de mergulho, usado nos níveis na plataforma petrolífera e nos destroços do Maria Doria. Aliás, em Anniversary também é um dos trajes que mais gosto de usar.

9. Traje favorito de Tomb Raider 3

A catsuit dos níveis em Londres, sem dúvidas. "Filosofia em PVC, apertadinho e brilhante."

10. Veículo favorito de Tomb Raider 2

Difícil escolher entre a lancha e a moto de neve. Existe algo um tanto quanto icônico em navegar os canais de Veneza ao som de violinos, então vou escolher a lancha hoje.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Live Experience em Londres fecha as portas

Parker, Parker, e Parker
A Live Experience encerrou suas atividades, pouco mais que 18 meses após sua inauguração. As redes sociais não são atualizadas desde novembro e a página oficial substituiu o calendário na seção de compra de ingressos por uma simplória mensagem de agradecimento a todos que participaram.
 
A informação surgiu alguns dias atrás, quando uma das atrizes que trabalhavam na atração postou em seu perfil no Instagram uma mensagem de despedida e agradecimento. Não temos maiores informações ou detalhes, mas é uma verdadeira lástima.
 
Por inúmeros motivos, eu, assim como muitos outros fãs, jamais poderia conferir pessoalmente, então fiquei satisfeito em trazer ao blog na época um relato detalhado do amigo @SmashLara. Posteriormente foi aberta uma loja de souvenirs no local, com itens bastante simples mas que parecem nunca chegar até o eBay, então a única forma de obtê-los seria diretamente no local.

Num mundo ideal, seria interessante se ao menos um vídeo documentando a experiência completa fosse disponibilizado; perfis de todos os personagens e como eles se relacionam com Lara Croft; e, claro, os vídeos de Alicia Vikander, mesmo que inacabados...