terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Novos detalhes de I-III Remastered

O blog oficial do PlayStation postou um extensivo preview de Tomb Raider I-III Remastered hoje, destacando algumas das novidades que podemos esperar para esses clássicos dos anos 1990 que tanto amamos. Sinta-se convidado para ler o artigo original na íntegra, mas a seguir apresento uma versão resumida.
 
A coletânea é um projeto da Aspyr Media, estúdio que era reponsável pelos ports para Macintosh dos jogos da Core Design ainda naquela época. Com acesso ao código-fonte dos jogos originais, essa remasterização, curiosamente, é construída na mesma engine de outrora, obviamente com inúmeras melhorias e atualizações. Com toda a fundação de gameplay já previamente existente, desde o design dos níveis até inimigos e colecionáveis, o estúdio passou a estudar formas de aperfeiçoar os jogos.

As melhorias mais óbvias, naturalmente, estão nos gráficos. Apesar da geometria ter se mantido essencialmente inalterada, o jogo recebeu muito mais do que uma camada de tinta nova usando texturas de alta definição. A iluminação em particular mostra avanços tremendos, excelentemente complementada pelos novos modelos de personagem e de objetos, que realmente brilham nesse impressionante salto tecnológico.

O sistema de controles moderno é mencionado brevemente, citando que a base da trilogia Legend foi usada como referência, assim os movimentos de Lara Croft são de acordo com a posição da câmera, que passa a ser livremente controlada com o analógico direito. Outra surpresa vem sob a forma de um Photo Mode, com direito a seleção de trajes (o exemplo mostra o traje de Antártida, de TR3, no nível Tibetan Foothills, de TR2!), pose e expressão facial.


Para os fãs que gostam de troféus e conquistas, teremos uma coleção robusta com mais de 200 deles. Ainda não temos a lista, e não sei como esse quantitativo será dividido entre os diferentes jogos e expansões, mas é um número bastante expressivo e eu espero, sim, escrever guias para esse fim, tanto para o blog Raider Daze quanto para o portal PSX Brasil.

Venha logo, 14 de fevereiro; estamos prontos!