segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Rodada rápida de #30DaysOfTombRaider

O popular "desafio dos 30 dias" das redes sociais inicia amanhã uma nova edição para os fãs de Tomb Raider interessados. Desta vez, os assuntos para cada dia foram definidos pela administradora do portal Tomb Raider Horizons, mantendo o foco totalmente nos três primeiros jogos da saga, para coincidir com o iminente lançamento de I-III Remastered em 14 de fevereiro.

Ao invés de fazer postagens diárias dedicadas, como fiz nos desafios anteriores que participei (vinculados sob esse mesmo marcador aqui no blog), irei atualizar esta postagem diariamente com as novas respostas já que são questionamentos mais específicos e diretos, dispensando a necessidade de comentários demasiadamente elaborados.
 
Vale notar que os pacotes de expansão não receberam perguntas próprias. Isso é intencional pois muitos fãs nunca tiveram a oportunidade para conferi-los. Em minhas respostas, vou tomar a liberdade para também considerar os pacotes como parte de seus respectivos jogos base.

O desafio é um convite aberto a todos fãs e você também pode participar, basta levar suas respostas à sua plataforma de preferência, nos respectivos dias, e usar a hashtag #30DaysOfTombRaider.

[Última atualização em 14/02/2024.]
 
[ * * * ]
 
1. Qual é o seu jogo favorito: TR1, TR2, ou TR3?

TR1, sem sombra de dúvidas. Mas devo dizer que The Lost Artifact também é para lá de especial!

2. Nível favorito de Tomb Raider 1

Não é o melhor e nem o mais elaborado nível de TR1, mas Tomb of Qualopec sempre será meu nível favorito. Talvez por ser a primeira tumba propriamente dita, talvez pelo vibrante visual de sua paleta de cores, ou talvez pelo próprio layout do nível.

3. Nível favorito de Tomb Raider 2

Apesar da quantidade de inimigos humanos no nível, Venice possui um charme único trazendo uma ambientação mais contemporânea ao jogo. Provavelmente minha resposta seria outra no passado (ou mesmo num futuro próximo), mas essa será minha escolha hoje.

4. Nível favorito de Tomb Raider 3

Vou eleger It's a Madhouse! como meu favorito nessa rodada. Tudo em TLA supera seu jogo base, em minha opinião, mas admito que foi difícil escolher um único nível de forma separada.

5. Tema principal favorito de Tomb Raider 1-3

Gosto bastante da simplicidade do tema de TR1, mas, como já disse em ocasiões anteriores, considero que cada novo tema principal de Nathan McCree seja uma evolução do anterior e que chegou ao seu ápice com TR3:


6. Tela de loading favorita de Tomb Raider 1-3

Embora não existisse na versão para PC, que ainda hoje é minha plataforma primária para os jogos clássicos, existe um fator bastante nostálgico e representativo da franquia na tela de loading do Peru, de TR1. Uma imagem que vale mil palavras...
7. Traje favorito de Tomb Raider 1

Especialmente em TR1, o traje padrão clássico parece ganhar ainda mais charme. Icônico.

8. Traje favorito de Tomb Raider 2

O traje de mergulho, usado nos níveis na plataforma petrolífera e nos destroços do Maria Doria. Aliás, em Anniversary também é um dos trajes que mais gosto de usar.

9. Traje favorito de Tomb Raider 3

A catsuit dos níveis em Londres, sem dúvidas. "Filosofia em PVC, apertadinho e brilhante."

10. Veículo favorito de Tomb Raider 2

Difícil escolher entre a lancha e a moto de neve. Existe algo um tanto quanto icônico em navegar os canais de Veneza ao som de violinos, então vou escolher a lancha hoje.

11. Veículo favorito de Tomb Raider 3

Em contrapartida, essa é uma escolha muito fácil: o quadriciclo é facilmente um dos melhores veículos dentre todos os jogos da franquia.

12. Inimigo favorito de Tomb Raider 1

Hm, acho que nunca parei muito para pensar por esse lado. De forma geral acho que TR1 tem o melhor mix de inimigos, com poucos humanos (e todos diferentes entre si) e uma vasta gama de animais ferozes e de criptídeos. Dito isso, acredito que as múmias no Egito — e, por tabela, os inimigos de Atlântida — mereçam esse espaço; são rápidas, perigosas, e seus urros são de arrepiar.

13. Inimigo favorito de Tomb Raider 2

Não preciso nem pensar para escolher qual o que mais detesto: basicamente qualquer humano com uma arma de fogo. Em contrapartida, os cultistas que arremessam facas são bastante únicos, e esquivar das ditas facas com piruetas laterais é bem bacana.

14. Inimigo favorito de Tomb Raider 3

As estátuas com diversos braços empunhando cimitarras nos níveis da Índia certamente causaram um baita impacto em quem jogou TR3 em 1998, tal como eu. Normalmente as descrevemos como "estátuas de Shiva", mas hoje em dia suspeito que essa denominação esteja incorreta.

15. Personagens secundários favoritos de Tomb Raider 1-3

Eu não sei explicar o porque, mas sempre gostei de Sophia, especialmente após seu retorno inesperado (e completamente isento de desenvolvimento) em TLA. Também gosto de Natla como vilã, não sei se ela chega a ser um equivalente do Coringa em nosso universo e talvez tenham forçado a barra com a trilogia Legend, mas em TR1 tudo funciona de forma simples e eficiente, inclusive ela.

16. Qual localidade de Tomb Raider 1 você gostaria de visitar?

Todas, afinal TR1 tem uma seleção perfeita. Não sou o tipo de pessoa que goste de sair ou viajar, mas devo dizer que entendo o fascínio pelo Egito (embora Grécia e Peru não fiquem muito atrás).

17. Qual localidade de Tomb Raider 2 você gostaria de visitar?

A Grande Muralha da China. Veneza também parece uma excelente opção, mas em ambos os casos eu suspeito que os equivalentes na vida real não sejam tão empolgantes para alguém como eu, que, como disse acima, não curte viajar ou passear.

18. Qual localidade de Tomb Raider 3 você gostaria de visitar?

A Escócia (TLA), com uma parada obrigatória no Stonehenge. Mas, dentre as localidades do jogo base, conhecer Londres chegou a ser um sonho quando eu era jovem, mas com o passar do tempo me conformei com o fato que jamais deixaria de ser apenas um sonho...

19. Música favorita de Tomb Raider 1

Difícil escolher apenas uma, já que todas as composições são excelentes e realmente merecem nossa apreciação, mas essa aqui transmite uma sensação especial de descoberta e nostalgia para mim:


20. Música favorita de Tomb Raider 2

The Skidoo está entre minhas faixas favoritas de toda a franquia, mas a releitura melancólica do tema principal em Vertigo é belíssima demais, apesar de sua curta duração:


21. Música favorita de Tomb Raider 3

Assim como a escolha acima, considero excepcional a releitura do tema principal em And So On:


22. Arte ou render favorito de Tomb Raider 1

Essas três perguntas são difíceis para mim pois não tenho "artes favoritas" e isso oscila muito, de um dia para outro. Dito isso, vou postar as artes que imprimi para usar como capas de minhas pastas de recortes de revistas respectivas a cada jogo. Quando as escolhi na ocasião, procurei aquelas que melhor representassem os jogos, sem recorrer às artes de capa originais.
23. Arte ou render favorito de Tomb Raider 2

Continuando a resposta de ontem, essa é a arte na capa de minha pasta de TR2...
24. Arte ou render favorito de Tomb Raider 3

... e essa aqui na pasta de TR3.
25. Frases favoritas de Tomb Raider 1-3

Hm, por algum motivo eu sempre me pego falando (sozinho, sim) a frase "Perhaps not just yet, then" (algo para o efeito de "talvez ainda não, então"), que Lara fala no final do primeiro nível de TR2. Não sei se isso a qualifica como uma frase favorita porém. Honestamente, não são jogos particularmente ricos em diálogos, mas os que estão presentes são bacanas.

26. Objeto de coleção favorito de Tomb Raider 1-3

Vou nomear dois conjuntos aqui. Acima de tudo, o incrível, maravilhoso, divertido, revolucionário, e esquecido Tomb Raider CCG. Mas devo citar aqui que a Playmates acertou em cheio com a linha de figuras que lançaram no final dos anos 1990, representando perfeitamente a Lara Croft e, o melhor de tudo, eram acessíveis (ao contrário de tudo que é lançado nos dias atuais).

27. Versão favorita da Mansão Croft de Tomb Raider 1-3

Assim como o tema principal, eu acho que a Mansão Croft foi evoluindo e crescendo a cada novo jogo, portanto a versão de TR3 é a mais bacana.

28. Momentos favoritos de Tomb Raider 1-3

A animação em CG na qual Lara escapa de jipe no Tibete, de TR2, se sustenta muito bem até hoje. Avistar o monstro do Lago Ness em TLA, pela primeira vez, também é algo único. E, claro, chegar até Atlântida de TR1 e descobrir que em nada se parece com o que a fantasia popular nos faz acreditar...

29. Qual jogo clássico de Tomb Raider merece uma remasterização?

Eu anseio, demais, pelo dia em que a trilogia Legend esteja disponível para plataformas modernas, mas numa remasterização cuidadosa e que reúna todo o conteúdo das diferentes versões — ou seja, trajes e modos extras das versões para PSP, e mais aqueles DLCs exclusivos de Xbox 360, lembra? (Acabei de notar que não tenho os trajes adicionais de Underworld no blog, que vergonha.)

30. Compartilhe sua mensagem de aniversário para Lara Croft

Parabéns, senhorita Croft, pelos teus 28 anos (pela 27ª vez, sim... ). Te desejo muitas jornadas e aventuras, e espero poder sempre poder contar contigo e te acompanhar em todos os teus passos futuros. Obrigado por fazer parte de minha vida.