domingo, 2 de abril de 2023

Transcrição das mensagens de Powerwash Sim

Já se passaram mais de dois meses desde que o crossover entre Powerwash Simulator e Tomb Raider nos pegou de surpresa; suspeito que, a essa altura, quem pretendia conferir já o fez. Para quem não sabe, no decorrer de cada serviço de limpeza você recebe mensagens de seu contratante, e no caso do crossover, elas estão repletas de referências.

Este é o principal motivo pelo qual decidi que traria uma transcrição completa dessas mensagens para o blog. Sei que nem todos irão conferir o jogo pois, convenhamos, sua premissa é um tanto quanto peculiar, e apesar de ser divertido e relaxante, não possui um fator replay muito alto, então arquivar as mensagens para consultá-las rapidamente pelo blog me parece sensato.

E não apenas isso: eu sou chato. Trazê-las para cá abre uma oportunidade para eu inserir comentários adicionais, tanto sobre o contexto das mensagens quanto sobre as supracitadas referências. Fãs de longa data certamente as captaram de imediato, mas agora estão aqui expostas a quem possam interessar.

Também vou destacar que, além da opinião sobre o crossover para o meu blog, eu escrevi uma análise centrada no jogo base e um guia de troféus para o portal PSX Brasil. Recentemente, um DLC gratuito de Final Fantasy VII Remake foi disponibilizado, e foi justamente por causa dele que retomei essa postagem que até então estava pendente.
 
Mansão Croft

Minha estimada patroa, srta. Lara Croft, solicitou uma limpeza no exterior de sua residência, a Mansão Croft, e conseguiu seu contato com um amigo em comum. Logo ela realizará um evento beneficente para angariar fundos para a repatriação de artefatos e deseja que a mansão esteja em perfeitas condições de apresentação para seus estimados convidados internacionais.

Você descobrirá, ao ver alguns tijolos estranhamente limpos aqui e ali, que eu mesmo tentei realizar a tarefa, sem sucesso. Minha idade avançada simplesmente não me permite mais esse tipo de atividade. Observe que o telhado foi reformado recentemente, portanto não será necessário dispensar sua atenção nesta área.

A srta. Croft está no Egito, se recuperando de uma "emboscada", mas logo estará presente para conferir seu trabalho.

— Winston Smith

Winston Smith: Acredito que você tenha tudo que precisa para começar a trabalhar? Vou providenciar chá e biscoitos para você assim que eu escapar de um pequeno problema.
  Aliás, não há com o que se preocupar.
  A srta. Croft gosta de me proporcionar esses desafios de vez em quando, "para que eu não enferruje", como ela diz.
  Talvez seja sensato destacar alguns pontos pertinentes enquanto você trabalha.
  A srta. Croft é uma mulher extraordinária.
  Ela exige altos padrões, tanto de si mesma quanto dos outros.
  Se você se destacar, conhecerá o lado generoso dela.
  Se não... bem, a srta. Croft tem um vocabulário extenso e diversificado.
  Trabalho surpreendentemente difícil, a limpeza externa, não?
  Precisei de quatro flanelas para limpar um único tijolo.
  Imagino que você tenha trazido algum aparelho sofisticado, ou coisa parecida, para acelerar o processo.
Lara Croft: Olá! Acredito que Winston conseguiu sair do freezer a tempo de fazer chá para você?
  Há duas coisas que sempre encontram uma saída: a verdade, e Winston.
  Já terminei meus afazeres aqui no Egito, logo estarei de volta à Inglaterra para ver seu trabalho.
  Winston tem falado sobre o excelente trabalho que você fez na limpeza do exterior, e estou animada para ver pessoalmente. Você tem a minha mais profunda gratidão. Na verdade, com base nesta informação sólida, acho que tenho algo mais para você...
 
Pobre Winston, desde 1997 sendo rotineiramente trancado dentro do freezer. Como eu havia dito anteriormente, é difícil determinar o "quando" essa história se desenrola, especialmente levando em consideração a introdução: na original em inglês, há um trocadilho com o nome do deus Seth; na tradução, adaptaram para dizer que ela está se recuperando em de uma emboscada. Qualquer que seja o caso, certamente não ocorre paralelamente a The Last Revelation (ou Temple of Osiris) como veremos nos trabalhos a seguir...
 
Percurso de Obstáculos e Quadriciclo da Lara Croft

Seu trabalho na casa foi impressionante, e eu não me impressiono fácil. Quase consigo imaginar a querida Rose fazendo seu lanche no gramado da ala oeste... E, aparentemente, Winston já era o mordomo naquela época.
 
Enfim, você encontrará meu percurso de obstáculos nos fundos da mansão — uma ajuda inestimável em tempos de convalescença — e além dele, meu fiel quadriciclo. Ambos sofreram terrivelmente ao longo dos anos — o percurso de obstáculos por causa do tempo, e o quadriciclo por causa desta que vos fala.
 
Creio que você goste de um desafio, tanto quanto eu.
 
— Lara Croft

Lara Croft: Um percurso de obstáculos pode parecer uma escolha excêntrica para a propriedade de uma arqueóloga.
  Mas nem toda arqueóloga gosta de sentar e tirar a poeira de artefatos em um museu.
  Alguns de nós gostam de cavar um pouco mais fundo.
  Correr, pular, balançar, escalar — o repertório essencial de uma aventureira.
  Aprimorar constantemente minhas habilidades é a diferença entre encontrar uma relíquia e me tornar uma.
  Na verdade, estou pensando em fazer algumas pequenas mudanças no percurso para treinar alguns movimentos novos. Pequenos saltos, rastejamento e um novo "super salto" que eu gostaria de fazer durante uma corrida.
  Também estou praticando outros movimentos, como me apoiar contra as paredes e espiar pelos cantos, para monitorar secretamente o progresso de uma certa lavadora de pressão...
  Aliás, amigos em comum recomendaram seus serviços.
  Eles forneceram uma ajuda inestimável em minhas jornadas por vários anos, mas agora eles seguiram o seu caminho e eu o meu.
  Creio que um (ou mais!) deles está ajudando você agora, então diga oi.
  Por mais divertido que seja, devo admitir que sinto uma pontada de culpa toda vez que vejo aquele quadriciclo.
  Quase levava Winston à loucura com as marcas de pneu que eu deixava pela mansão.
  Eu ia para todo canto com ele.
  Inclusive no telhado, numa certa ocasião.
  Não tenho palavras para expressar o quão bom é encontrar alguém que trabalha com padrões tão exigentes. Agora posso entrar de cabeça no meu percurso de treinamento, confiando que cada saliência e apoio estão firmes. Agradeço imensamente. Lara
 
A querida Rose que Lara cita era sua bisavó, como descobrimos ao explorar a cripta da mansão em Rise of the Tomb Raider. Os movimentos que Lara cita representam as habilidades inseridas em Angel of Darkness, e saltar com o quadriciclo para fora do percurso é difícil mas possível em Adventures of Lara Croft (mas talvez não conduzi-lo até o telhado).
 
A única dúvida é quem são os amigos em comum? Seria esta uma quebra da quarta parede, sendo que até ano passado tanto a FuturLab quanto a Crystal Dynamics estavam vinculadas à Square Enix? Ou talvez uma referência ao jogo base, que também inclui arqueólogos entre seus clientes?
 
Jipe e Lancha da Lara Croft

Meu querido jipe e minha lancha estão no jardim. Temo que ambos estejam marcados pelas aventuras que tivemos juntos, e eu gostaria que eles recebessem uma limpeza digna dos serviços que eles me prestaram. Eu agradeceria muito se você pudesse fazer mais esse trabalho para mim.
 
Ah, e tome cuidado ao limpar a lancha, pode ser que ainda haja alguns cacos de vidro de Veneza aqui e ali...
 
— Lara Croft

Lara Croft: É muito estranho, mas quando você passa por tudo que passei com meus veículos, você começa a vê-los quase como amigos. Esse jipe, por exemplo, me livrou de um terrível apuro em Karnak.
  E você não acreditaria nos espaços em que essa lancha pode se espremer.
  É estranho também, como essas coisas sempre parecem encontrar o caminho até você, exatamente quando você mais precisa delas.
  Eu estava presa nas profundezas do Vale dos Reis, desesperada para perseguir um homem que me traiu, quando tropecei em um conjunto de chaves de ignição entre as rochas.
  Para minha sorte, as chaves pertenciam a um jipe vazio.
  Eu digo vazio, mas posso ter desempenhado algum papel no processo de esvaziamento.
  E eu nunca vou esquecer o motor ronronando e a batida contagiante assim que eu virei a chave.
  Claramente, seu antigo dono, um Guerreiro do Deserto, era um mecânico de primeira linha e um grande fã de música techno.
  Quanto à lancha, não faço ideia de quem era o proprietário original. Elas parecem que dão cria por aí.
  Na Veneza dos anos 1990, você podia pular de uma lancha no canal, mergulhar em uma eclusa e encontrar outra do outro lado.
  Excelente trabalho com a lancha e o jipe, como sempre. É quase como se Veneza e Karnak nunca tivessem acontecido. Você realmente é uma maravilha com essa coisa, e sua prudência é admirável. Agradeço mais uma vez.
 
Acho engraçado considerar que Lara é uma aventureira multimilionária, e ainda assim preferiu mandar para casa os veículos que "encontrou" em suas aventuras. Lara tomou o jipe de uma gangue de mercenários que a emboscou no Vale dos Reis (e se acidentou ao chegar no templo de Karnak, hm...) em TR4 — ao som de Jeep Thrills Max. A lancha vem da Veneza de Dagger of Xian, com a qual atravessamos a janela de um estabelecimento na rota de fuga porque sim.
 
Labirinto da Mansão Croft

Graças a você, os preparativos para meu evento beneficente vão de vento em popa. Mas tive uma revelação repentina: os convidados gostam de labirintos de sebe como as mariposas gostam do fogo. Embora tenhamos reduzido o tamanho dele, o que ainda restou está um pouco sujo e, portanto, é uma ameaça a todos os vestidos de noite e smokings imaculados. Eu preferiria que nossos convidados tivessem os lances mais altos em suas mangas... e que elas estejam limpas.
 
É um trabalho complicado, mas se você fizer com atenção, será um enorme peso a menos nos meus ombros. Eu sei que você fará um trabalho excepcional, como sempre.
 
— Lara Croft

Lara Croft: Pode parecer assustador no começo, mas o design do labirinto é bastante direto. Tenho certeza de que, em algum momento, a saída vai aparecer.
  Um aviso rápido: em um recuo, você encontrará uma escotilha no chão que leva a uma área escondida no meio do labirinto.
  Se você puder limpar lá também, por favor, pois tenho certeza que será usada à noite.
  Algumas das minhas melhores lembranças de infância envolvem o labirinto de sebe.
  Logo que comecei a andar, meu pai me jogava no meio dele e me deixava encontrar minha própria saída.
  Talvez isso não seja exatamente o papel de um pai, mas certamente despertou meu jeito impulsivo e independente.
  Sabe, muitos labirintos antigos foram criados por sacerdotes e místicos.
  A ideia era simbolizar a peregrinação, representando o caminho sinuoso para a iluminação e a salvação.
  Mas os antigos queriam nos mostrar que o caminho era muitas vezes confuso, com becos sem saída e curvas falsas.
  Nós estávamos aprendendo, refinando, melhorando e, finalmente, descobrindo o verdadeiro caminho.
  Você pode se sentir perdido, mas está a apenas uma ou duas decisões da saída.
  Os labirintos nos ensinam a ser pacientes, atentos, calmos e centrados.
  Eles nos ensinam a sermos melhores aprendizes.
  Eu dei uma boa olhada no labirinto de sebe e tenho que dizer... parece FANTÁSTICO. Eu não tenho mais que me preocupar toda vez que vejo alguém atravessando o pátio. Na verdade, eu posso realmente incentivar as pessoas a explorá-lo. Agora estou pensando se há um último trabalho para você, afinal...
 
O layout do labirinto de sebe é bastante fiel ao original de TR2 — inclusive a localização do túnel subterrâneo —, mas com diversos pontos de descanso que o tornam um tanto mais interessante. Uma visão aérea do mesmo é usada no vídeo gerado ao final do serviço.
 
Sala de Tesouro da Mansão Croft

Confiável amigo.
 
Você tem uma aura tão quieta e despretensiosa, isso me faz sentir que posso confiar qualquer tarefa a você. É por isso que agora estou pedindo para você fazer algo muito especial para mim.
 
Como sabe, eu viajo de tempos em tempos e adquiri alguns objetos estranhamente curiosos pelo caminho. Eu guardo todos eles em um tipo de Sala de Tesouro. Acho que parte de mim deve considerar isso um tanto indulgente, daí seu estado de negligêngia. O lugar inteiro agora está coberto por uma grossa camada de poeira. Você poderia limpar essas coisas para mim?

— Lara Croft

Lara Croft: Para ser honesta, nunca deixei ninguém entrar aqui antes. Nem mesmo meu velho e querido Winston.
  E eu sei que ele tentou, eu vi os arranhões nos dutos no andar de cima.
  Na verdade, é um tremendo alívio e uma alegria finalmente compartilhar isso tudo com alguém.
  Certo, vamos começar com o grande problema aqui, que, neste caso, é um dinossauro.
  Sim, é de verdade.
  Imagino que a primeira coisa que você fez quando entrou foi esguichar na cara dele, não foi?
  Foi preciso muito mais do que isso para derrubá-lo na primeira vez, posso garantir.
  Em um dos armários de vidro, você encontrará uma linda pedra vermelha.
  Essa é a lendária Pedra Filosofal, usada para transformar chumbo em ouro e também, aparentemente, para produzir o elixir da vida — o segredo da imortalidade.
  Eu sinto que Winston sabe que ela está aqui e acha que eu usei, já que ele nunca se cansa de falar sobre como eu não envelheci nada desde 1996.
  Em outro armário de vidro, você verá três facas ao lado de uma cruz egípcia.
  São Fragmentos de Periapt — o catnip dos alquimistas de 500 anos atrás.
  Um deles até deixou que os fragmentos fossem direto para a cabeça.
  A cruz egípcia é um amuleto do deus egípcio Hórus.
  A armadura também pertencia a Hórus e é lindamente decorada pelo Amuleto.
  Por último, devo mencionar o que parece ser um toca-discos antigo e inofensivo.
  Na verdade, é o Gramofone de Mendes, uma ferramenta diabólica criada por Rasputin, o monge louco, para tocar discos ao contrário, capturando a alma de qualquer um que possa ouvir.
  Brincadeira, é só um gramofone velho e sujo.
  Tantas aventuras, tantas lembranças. Eu nem sei como agradecer por trazer a vida de volta para cá. Talvez não seja tão indulgente guardar lembranças de nossos momentos de maior orgulho e humildade. Nosso legado é o que nos fundamenta, seja bom ou não. Na verdade, me deu vontade de adicionar mais algumas coisas à minha coleção. Acho que já está na hora de fazer uma visita ao meu velho amigo Von Croy, afinal... Obrigado por tudo, Lara.
 
Pois bem, chegar até a sala de tesouros era difícil em TR2 e TR3, especialmente para um senhor com a idade de Winston... Sobre os artefatos, Lara recuperou a Pedra Filosofal no capítulo em Roma de Chronicles (e todos sabemos que a citação sarcástica sobre o não envelhecimento vai sair pela culatra), e o Amuleto e Armadura de Hórus (embora essa última esteja bem diferente) são de TR4, o quê significa que essa aventura estava concluída no momento em que Winston nos contratou...
 
As referências aos artefatos de AOD também são anacrônicas pois Lara cita usar os fragmentos contra o alquimista sombrio, mas na mensagem de despedida fala que precisa fazer uma visita a Von Croy — a menos que ela se refira a saquear o túmulo dele?

Os artefatos que não são citados diretamente na conversa incluem fragmentos do Scion, após a destruição da pirâmide de Atlântida no final de TR1, e a Adaga de Xian, de TR2. (E um gnomo, do próprio PWS, que pode ser encontrado dentro do globo.) Os artefatos contam com um placa descritiva dentro das redomas, mas infelizmente a descrição é meramente lorem ipsum.