segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Coleção: Dark Angel, steelbook de TR2018


Apesar de fechar um novo ciclo de seis meses desde a última atualização da coleção, esta postagem vem com alguns meses de atraso. Recebi a última dessas aquisições ainda em abril, como citei na resposta de uma das perguntas do Desafio dos 30, mas decidi que esperaria os CDs da Suite para agrupar todos na mesma postagem. Quatro meses depois, acredito que tenham sido extraviados, mesmo com a adição de uma pandemia mundial à realidade local que nós bem conhecemos...

Enfim, comentários. Os vinis de Shadow são os únicos em minha coleção, mas admito que o formato possui um certo charme. Se eu tivesse condições para isso, adoraria adquirir outros discos lançados em tempos recentes, como a trilha de TR2018 e os projetos Suite e Dark Angel Symphony.

Falando em Dark Angel Symphony, minha contribuição à campanha me garantiu um conjunto dos CDs, que incluem uma dedicatória do compositor Peter Connelly, e uma edição da trilha original de Angel of Darkness com áudio em 5.1 canais, esta última autografada pelo escritor Murti Schofield.

Com sorte, algum dia saíremos desse buraco para que essa coleção volte a crescer.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Quarta figura de #TombRaider20 revelada

A Gaming Heads revelou hoje a quarta figura da coleção #TombRaider20. O monumento, inspirado por Rise of the Tomb Raider, já encontra-se em pré-venda nas suas três diferentes edições: a padrão, a exclusiva (que acompanha peças adicionais com um gorro e sinalizador), e a sem pintura. Por algum motivo, as tiragens são menores que as da figura anterior, totalizando 1550 peças.

Esses longos intervalos entre o lançamento dessas estatuetas acabam sendo benéficos para que os colecionadores com tamanho poder aquisitivo se preparem. Nem sei o que dizer para o nosso caso, uma vez que essa figura custa USD 399. Adicione as despesas de envio, a conversão monetária, e os impostos de importação, e o valor final torna-se desolador.

Jill de Jong

Jill de Jong
Nascida em 17 de fevereiro de 1982, em Hoogeveen, Países Baixos.
Tinha 20 anos quando vestiu o traje.

Jill de Jong foi selecionada para ser a modelo oficial de Angel of Darkness em idos de 2002, ainda antes do último atraso que se provou fatal para o jogo em si. A modelo se candidatou ao trabalho pois "uma mulher determinada parecia muito mais interessante do que alguém que simplesmente combina cores da bolsa e do salto alto," mas não tinha real noção de quem Lara Croft era até então.

Além de apresentações em eventos e ensaios fotográficos, Jill participou das gravações da trilha sonora do jogo, ao lado da Orquestra Sinfônica de Londres, e uma vasta galeria de imagens dessa sessão foi recentemente compartilhada pelo músico Peter Connelly através da página do projeto The Dark Angel Symphony.

Em 2003, a modelo marcou presença na estreia de Cradle of Life na Inglaterra, caminhando pelo tapete vermelho e assistindo à mesma sessão que Angelina Jolie e demais membros de elenco e equipe.

A garota continuou sua carreira de modelo mas, aos poucos, mudou seu foco para fitness. Nessa trajetória, encabeçou a iniciativa Models do Eat, que inclui um livro de receitas saudáveis e uma entrevista casual com Lucy Clarkson. Uma carreira como atriz nunca deslanchou, sendo creditada apenas por um pequeno papel em Chamado da Natureza.

Você pode conferir diversas fotografias da garota no portal Croft Generation. Sua aparição em um palco na E3 de 2002 está registrada (e remasterizada) neste vídeo, e, por fim, um vídeo dos bastidores do principal ensaio da modelo foi incluso em um DVD promocional de AOD.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Impressões da beta de Marvel's Avengers

Acredito que a Crystal Dynamics encara o maior desafio de sua trajetória com Marvel's Avengers. Não apenas eles têm que acompanhar os enormes passos do absurdamente popular Universo Cinematográfico da Marvel (também conhecido como MCU), eles também precisam honrar um legado de mais de 80 anos de histórias em quadrinhos.

Com o lançamento marcado para 4 de setembro, em pouco mais que duas semanas, o estúdio está atualmente realizando testes da versão beta. O cronograma é bem particionado, mas eu pude conferir pessoalmente a beta pública ocorrida no último final de semana e pensei que seria interessante compartilhar minhas impressões por aqui (mas não, esse jogo não supre nossa abstinência por mais Tomb Raider).

sábado, 15 de agosto de 2020

Curiosidade: Clipes publicitários da Seat


Este é um clássico exemplo da incrível popularidade que Lara Croft atingiu no fim dos anos 90: a divisão francesa da fabricante de carros SEAT rodou, com exclusividade, uma série de comerciais de TV estrelados por ninguém menos que nossa aventureira. A representação de Lara é um verdadeiro retrato da época, mas o estilo visual carrega um charme único, mesmo nos dias de hoje.

Apesar da limitação regional, esses clipes foram apreciados mundo afora graças à internet, mesmo com as óbvias limitações tecnológicas que tínhamos na época. O portal Laraider postou as oito peças publicitárias da série, agora remasterizadas graças às redes neurais que têm surpreendido cada vez mais. O resultado dessa viagem no tempo certamente merece sua atenção.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Guia de conquistas para Atlantean Scion (PSX)

Pouco mais que dois anos atrás, eu escrevi para o blog Raider Daze um guia detalhando conquistas para Prophecy. Como eu disse na época, trata-se de uma nova forma de revisitar jogos de gerações passadas através da plataforma RetroAchievements, completamente desenvolvida por fãs e entusiastas, e prometi que faria o mesmo quando os demais jogos da série recebessem suporte.

Demorou um pouco, mas finalmente temos um conjunto completo de conquistas para Tomb Raider — o original de 1996, que costumamos chamar de Atlantean Scion. A lista é extensa, contemplando 86 conquistas nesse momento (a plataforma permite a adição e remoção de conquistas, caso outros jogadores tenham interesse em fazer justamente isso), e uma rápida olhadela pode sugerir um desafio brando para os fãs de longa data...

A verdade está bem longe disso, porém. Sim, emuladores permitem recursos como savestates, mas o verdadeiro desafio está em cumprir esses requisitos no modo Hardcore, que desativa tais recursos ao passo que rende o dobro de pontos por conquista e, também, acrescenta uma medalha de maestria ao seu perfil quando todas conquistas forem obtidas.

Vale lembrar que as versões Android e iOS possuem um conjunto próprio de conquistas bem diferente das vistas aqui (e suspeito que novamente seriam recicladas em um possível — embora improvável — relançamento do jogo nas plataformas atuais).

sábado, 1 de agosto de 2020

Novas imagens da Anniversary Edition surgem

Uma onda de conteúdo inédito da malfadada Anniversary Edition, da Core Design, recentemente chegou à internet, e em boa parte graças aos esforços de Alexandre Serel, autor do livro L'Histoire de Tomb Raider (lançado alguns anos atrás, mas disponível apenas em francês).

O livro narra a trajetória completa da Core Design, inclusive entrando em detalhes sobre os jogos cancelados da série, como The Secret of Shangri-La e, mais importante, o remake que o estúdio planejava desenvolver em homenagem ao décimo aniversário. Assim, além dos depoimentos de quem ainda estava lá, o autor também teve acesso a imagens exclusivas enquanto escrevia o livro.

Dias atrás, ele compartilhou algumas dessas imagens via Twitter. Apesar da terrível qualidade (lembre-se de que a versão primária estava sendo desenvolvida para o PSP, cuja resolução era de 272p!), as imagens nos trazem um gostinho daquilo que nunca foi...

Acredito que também seja a primeira vez que vemos imagens de Indiana Jones and the Raiders of the Lost Tomb. De acordo com o livro, quando a LucasArts ouviu falar sobre o cancelamento de TRAE, eles entraram em contato com a Core e sugeriram que o mesmo fosse retrabalhado e sua história adaptada para o universo de Jones.

Em poucas semanas, a Core Design realizou algumas mudanças e apresentou um primeiro trailer para a LucasArts, que decidiu não seguir em frente com o projeto. Foi a cartada derradeira para o jogo. Vale lembrar que um desenvolvedor da Traveller's Tales disse que a LucasArts tem um grande desdém por Tomb Raider, então é uma história curiosa.
Paralelo a isso, não deixe de visitar o site Tomb of Ash, que vem publicando renderizações dos níveis em softwares externos (ou seja, apesar de não se tratarem de capturas do próprio jogo, dão uma boa ideia de como os níveis teriam sido, caso tivessem sido finalizados.).