domingo, 21 de outubro de 2018

Inferno

Inferno é, sem dúvidas, o melhor arco dentre as histórias em quadrinhos de Tomb Raider publicados pela editora Dark Horse. Isso não chega a ser um elogio levando todos os fatores em consideração, mas me dá um pouco de esperança para que — se existirem — futuras edições possam atingir patamares mais altos...

Ao longo de suas quatro edições, Lara Croft chega à "Tumba de Eden", um templo mais velho que a própria civilização, na Antártida, continuando a história de Survivor's Crusade. O templo conta com quatro camadas de civilizações e culturas diferentes, cada qual construía sobre a anterior para melhor proteger o segredo contido no seu nível mais profundo.

No acampamento da escavação do sítio, Lara é dominada por Nadija Katlego, líder da célula local da Trinity. Nadija sofreu inúmeras perdas em sua infância, e descobriu seu próprio potencial em viver sozinha. Após dez anos estudando métodos e operações da Trinity, ela invade um prédio e confronta Ana (sim, a mesma de Rise of the Tomb Raider), pedindo um emprego; ela alega ter encontrado o que pode ser a maior descoberta arqueológica de todos os tempos. O Cardeal acreditou em seu potencial.

Enquanto descem as diferentes camadas da tumba, Nadija explica que cada uma foi construída em nome de deus, em um sentido histórico dessa figura ao invés de religioso. Encarando o ceticismo de Lara, Nadija a conduz até uma grande árvore — a árvore — e lhe oferece a iluminação do conhecimento.

"Eu venero a história, e não um livro de palestras moralistas," diz Nadija, explicando que todas as culturas das camadas anteriores (sendo a igreja católica a mais recente) tiveram sua ascensão ao poder após descobrirem esse templo. 

Ingerindo um pedaço de casca da árvore milenar, Lara é levada numa jornada mística, revisitando tudo que aconteceu em sua vida, como a morte de seu pai, as pessoas que perdeu, as pessoas que matou, os erros que cometeu... Nessa jornada de autodescoberta, ela admite ter sido cega e tola em suas motivações, mas entende que desistir não faz parte de sua identidade.

Quando volta para si, ela é saudada por Jonah. Apesar de terem brigado em sua última conversa, ele seguiu o rastro de problemas deixado por ela. Ela se desculpa e eles voltam à superfície, encontrando Nadija pronta para extrair a árvore do local. Como esperado, Lara discorda desse desejo, tomando uma "escolha em nome da humanidade" e causando desgosto em Nadija.

Durante o confronto, Nadija afirma que Lara não aprendeu nada com a árvore, e que sua luta contra a Trinity não tem propósito algum já que a Trinity está em todos os lugares e vê tudo. Com os portões do templo prestes a serem selados, Nadija pega uma corda e salta para dentro, acreditando que a árvore é a única forma para viver eternamente. Lara segura a corda, forçando Nadija a se soltar e encontrar sua morte no fundo do templo.

Lara tenta usar a razão com o restante dos soldados. Ao soltar sua própria arma, Lara recebe através de seu rádio uma transmissão do famigerado Cardeal. Ele pede desculpas aos seus soldados, dizendo que o nascimento desta Lara Croft destemida é acompanhado de morte, detonando remotamente uma carga explosiva na estrutura glacial ao redor do sítio e sacrificando sua própria equipe. Ele falha em deter Lara, porém.

No barco, rumo à civilização, Lara fala que Jonah salvou sua vida simplesmente ao decidir fazer parte dela, e ele promete que será assim até o fim dos tempos...

Aí você se pergunta: como qualquer coisa desta série está ligada aos eventos de Shadow of the Tomb Raider? Pois então, parece que de forma alguma. Como visto em todas as HQs até agora, as conexões têm sido triviais e bastante superficiais, no melhor dos casos, mas ao menos aqui a história tenta algo diferente.

Neste momento, não temos nenhum anúncio quanto ao futuro da série nos quadrinhos.