domingo, 20 de maio de 2018

Cruzada de uma Sobrevivente

Entre novembro do ano passado e abril, a editora Dark Horse publicou o arco Survivor's Crusade. As quatro edições correspondem a uma minissérie, ao invés de continuar a numeração dos quadrinhos anteriores (relembrando que a numeração já havia sido reiniciada em 2016).

Na Tailândia, graças a tecnologia de imagens de satélite, Lara havia descoberto a localização do templo do Buda Receptor, perdido há seculos. Após invadir o mesmo e, acidentalmente, ativar uma série de armadilhas, Lara e Jonah conseguem escapar, mas, assim que ele está a salvo, ela volta ao templo em colapso e desce até uma caverna subterrânea.

Na caverna, Lara encontra o que procurava: um grupo da Trinity que estava ali, aguardando por ela. O desabamento do templo neutralizou a ameaça e Lara toma um mapa, apontando para Cinque Terre, na Itália. Jonah havia tentando localizar Lara, mas chegou a acreditar que ela havia morrido no templo. Lara, sem dar notícias, partiu sozinha para Itália.

O mapa corresponde a uma catedral secreta de São Cristóvão. Ao chegar, ela percebe sinais óbvios de que a Trinity está trabalhando no local. Explorando as câmaras da catedral, ela encontra um mapa da Antártida datado de 200 DC, e pondera o seu significado, já que a Antártida somente foi descoberta em 1773.

Seguindo um ruído, Lara encontra os soldados locais da Trinity. Após lidar, a sua maneira, com todos eles, ela fica cara-a-cara com o capitão. Ele manuseia o tesouro enterrado na catedral: a Cruz das Estrelas, capaz de revelar a localização de deus. Lara — que já havia ouvido a lenda da cruz — desmerece o artefato, falando que seguiu o capitão e quer o nome do assassino de seu pai.

O capitão, antes de se suicidar, revela que foi o Cardeal, e que "ele vai salvar o mundo já que seu pai não o fez." Lara deixa o artefato para trás e volta à cidade. Ela surpreende Jonah com uma visita, para pedir ajuda para impedir a Trinity de uma vez por todas, e ele nega. Jonah, finamente entendendo o porquê eles tinham ido para Tailândia, pede para que Lara desista dessa implacável busca por vingança. Ela não cede, e, após discutirem, Jonah se despede, dizendo que não vai acompanhar essa história.

Meses mais tarde, Lara sente saudades de seu pai e visita um templo secreto de Aquenáton que havia descoberto junto com ele. Um grupo da Trinity tenta emboscá-la, forçando ela a buscar refúgio em uma câmara sem saída. Coincidentalmente, nessa câmara Lara descobriu respostas que sequer sabia que buscava.

Lendo os hieróglifos ali, ela descobre a localização de deus. O templo, assim como a Cruz das Estrelas, era um mapa para uma antiga árvore, detentora de conhecimento o suficiente para fazer qualquer pessoa parecer deus; um Jardim de Éden, no fundo do mundo.

Depois de derrotar os soldados da Trinity, Lara arrasta o capitão para fora do templo. Se eles sabiam a localização desse templo, que somente ela e o pai conheciam, eles certamente já haviam catalogado e descoberto os segredos ali contidos.

O capitão não fala nada, mas Lara não o mata. Enquanto ela se dirige ao helicóptero deles, o capitão envia uma mensagem para Trinity, informando que não só eles fracassaram em deter Lara, mas também que ela está a caminho, em busca da mesma coisa que a Trinity: eternidade.

Eu costumo apenas detalhar as histórias nestas postagens, mas para este arco em particular eu devo concordar com a maior parte dos fãs: a arte é fraca. Muito fraca. Felizmente, o artista Phillip Sevy foi escalado para a vindoura minissérie Inferno.