sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Um ano desde que Dagger of Xian foi lançado

Tempus fugit.

Eu custei a acreditar, mas essa semana percebi que estávamos próximos do primeiro aniversário do lançamento público do remake demo Dagger of Xian, de autoria do talentoso Nicobass. Embora muita coisa tenha acontecido nesse período, inclusive a revelação e o iminente lançamento de um novo jogo oficial da franquia, não temos notícias sobre o projeto.

Para não dizer que o autor mantém silêncio total e absoluto, ele compartilhou uma captura de tela que você pode conferir no final da postagem. De acordo com fontes próximas a ele, o progresso está mais devagar desde que ele conseguiu um emprego na indústria — merecido, sem dúvidas —, mas existe a intenção de completar ao menos o primeiro nível.

Para celebrar essa data, convido vocês a jogar uma nova partida da demo, bem como navegar pelo conteúdo disponível aqui no blog, arquivado sob o marcador DOX. Um dos vídeos postados antes do lançamento mostra um traje alternativo em ação (a roupa de mergulho, para ser exato), é uma lástima que a versão pública não conte com esse atrativo.

Por fim, um usuário sob o pseudônimo Czarpos recriou parcialmente a animação de Lara na cutscene que encerra o nível original, usando o modelo que Nicobass construiu para seu jogo. Não tem vínculo algum com o projeto em si, mas vale a pena conferir.
Screenshot compartilhada pelo autor em 30 de junho
[Atualizado em 04/09/2018:] Aí, sim, fomos surpreendidos novamente: Mansão Croft!
Screenshot compartilhada pelo autor em 03 de setembro

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

IGN mostra edição de colecionador de Shadow


A edição de colecionador de Shadow of the Tomb Raider esgotou poucas horas após iniciar suas vendas, e, naturalmente, está sendo revendida por preços duas ou três vezes maiores em sites de leilão. Se você foi um dos felizardos a garantir a compra, esse vídeo do portal IGN te dá uma boa ideia do que esperar.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Confira comercial de TV de Shadow


O primeiro comercial para TV de Shadow of the Tomb Raider foi disponibilizada hoje. Ao som de White Flag, da artista Bishop Briggs, a montagem mostra diversas cenas novas do jogo. Paralelo a isso, também recebemos a décima vignette da série Woman Masters Wild. Não deixe de conferir.

O jogo será lançado para Steam, PlayStation 4 e Xbox One em 14 de setembro. Estamos quase lá!

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Anúncio oficial de The Dark Angel

https://trdarkangel.com/
O compositor Peter Connelly, responsável pelas trilhas sonoras de The Last Revelation, Chronicles e Angel of Darkness, anunciou hoje The Dark Angel. Trata-se de uma compilação profissional de novos arranjos das respectivas trilhas para lançamento em álbum, usando técnicas e talentos que não estavam disponíveis quando elas foram gravadas originalmente.

Seguindo um padrão similar ao da Tomb Raider Suite, de Nathan McCree, uma campanha para financiamento coletivo será iniciada em outubro deste ano. Ao músico, que nos encantou com maravilhas como esta, desejo sucesso.

domingo, 26 de agosto de 2018

Curiosidade: Trailer "fofo" de Shadow


O canal oficial de Tomb Raider no YouTube compartilhou uma releitura do trailer de anúncio de Shadow of the Tomb Raider. O vídeo, aproveitando-se do "Dia Nacional do Cão", nos apresenta uma versão literalmente "fofinha" de Lara — especial atenção aos detalhes — usando toda sua engenhosidade para resgatar um filhotinho. Adorável.

Em outras não notícias, faltam menos de três semanas para o lançamento do jogo!

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Tomb Raider receberá novo jogo de tabuleiro

Quando a Numskull revelou sua linha de produtos, admito que fiquei intrigado com o broche de Atlantean Scion vir com um logotipo novo: Tomb Raider Legends. Poucos dias depois, através de um tweet da divisão de mercadorias da Square Enix, tudo começou a fazer sentido. O logotipo é claramente baseado na versão protótipo de Underworld, o que levanta ainda mais questões.

Ainda não temos muitas informações, mas já sabemos que Legends (plural) corresponde a um novo jogo de tabuleiro que será lançado no início de 2019. A julgar pelas poucas fotos circulando nas redes sociais, o jogo reaproveitará artes dos jogos pré-reboot e oferecerá diferentes versões de Lara Croft como opções. Nesse sentido, talvez o broche da Numskull talvez seja parte de uma série.

Para fins de registro, a mesma conta do Twitter havia compartilhado duas imagens. A imagem da réplica era apenas um pretexto, enquanto a imagem do artefato em si ocultava a mensagem de que o jogo seria exposto pela primeira vez no estande da Square Enix na Gamescom.

Este é o terceiro jogo de tabuleiro da franquia, e esse novo anúncio me relembra planos e promessas perdidas. Espero encontrar a inspiração necessária para trazer ao blog conteúdo referente aos jogos anteriores — e, da mesma forma, não deixar que o mesmo se repita com esse novo lançamento.

[Atualizado em 22/08/2018:] Temos a primeira imagem oficial do jogo, e agora também sabemos quem é a fabricante do jogo: Hobby Japan.
Tomb Raider Legends: The Board Game (clique para expandir)

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Breve trailer exibe a versão de Shadow para PC


Numa das primeiras apresentações da Gamescom, a nVidia apresentou um novo e breve trailer de Shadow of the Tomb Raider. O trailer tem um foco bastante claro nas capacidades gráficas da versão do jogo para computadores. 

Curiosamente, ainda não sabemos os requisitos de sistema mínimos e recomendados.

[Atualização:] A nVidia postou em seu canal no YouTube outro vídeo, exibindo uma nova técnica de iluminação chamada de Ray Tracing. Esse recurso, compatível com placas de vídeo de nova geração da nVidia, será adicionado ao jogo através de uma atualização posterior ao lançamento.

sábado, 18 de agosto de 2018

Figurinos de Lara em meus níveis do TRLE


[ * * * ]

Sim, esta postagem chega com quase meia década de atraso! Admito que pareço estar forçando a ideia de que eu fui um autor sucedido na cena do Level Editor, mas a verdade é que esta montagem existe somente para saciar um dos meus inúmeros TOCs.

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Apresentação especial de Shadow em cinemas


A Square Enix anunciou hoje, em parceria com a Coca-Cola Gaming, uma apresentação especial e limitada de Shadow of the Tomb Raider. The Making of a Tomb Raider será restrito a alguns cinemas dos Estados Unidos, Alemanha, Polônia e Turquia, e exibido somente na noite de 12 de setembro.

O filme/documentário destaca Clair Marie, uma famosa praticante de BASE Jumping, tentando realizar desafios inspirados pelo jogo para mostrar o que é preciso para se tornar uma tomb raider. Além disso, a apresentação inclui uma amostra narrativa especial detalhando a jornada de Lara Croft, usando cenas da trilogia, e encerra com uma prévia exclusiva de Shadow.

Cada ingresso garante um código de recompensas dentro do jogo (com sorte, nada exclusivo), e copos tematizados do jogo serão vendidos durante o evento. Residentes dos Estados Unidos já podem adquirir as edições limitadas de garrafas através da loja da Coca-Cola.

A nós, cabe torcer para que essa apresentação seja disponibilizada posteriormente...

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Novas imagens e informações de Shadow

No último dia 10 encerrou-se um embargo de Shadow of the Tomb Raider. Em eventos realizados em diversos países nas semanas anteriores, jornalistas e convidados tiveram a oportunidade para jogar quatro horas do jogo, além de gravar material para seus próprios artigos.

Uma rápida pesquisa no YouTube revela diversos vídeos assim, como este da IGN Brasil. Eu não assisti a outros para evitar spoilers (defendo a diferença entre conhecer e percorrer um caminho, mas gostaria de reservar algumas surpresas para mim também), mas pelo que entendo a Square Enix pediu que cutscenes e cenas de história fossem removidas.

De forma resumida, acredito que estas sejam as principais novidades que eu não havia noticiado até então:
  • As skins clássicas incluídas em Rise of the Tomb Raider retornam: imagens das skins de TR2 e AOD circulam pelas redes sociais.
  • Oito novas capturas de tela oficiais foram divulgadas, disponíveis na resolução original através do portal Tomb Raider Chronicles.
  • Os níveis de dificuldade e opções de acessibilidade foram detalhados recentemente, destacando a remoção de realces brancos nos cenários. Aos interessados, postei uma tradução completa no PSX Brasil.
  • Aos colecionadores de plantão, este vídeo exibe a figura Totaku em 360 graus.
  • E, para os milionários, o preço da estatueta da Weta Workshop foi revelado: USD 799
  • De acordo com informações disponíveis na Xbox Live, o jogo ocupará aproximadamente 28 GB de espaço no disco rígido.
  • Pela primeira vez na história da franquia, teremos um modo New Game +, com um sistema de Caminhos que aumentará ainda mais o fator replay do jogo. Novamente, postei uma tradução completa no PSX Brasil.
  • A localização integral em português brasileiro foi confirmada, bem como o retorno de Fernanda Bullara para dublagem de Lara Croft.
Por fim, fique atento às constantes atualizações das vignettes da série Woman Masters Wild.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Legend e Anniversary agora no Xbox One


Desde o final de 2015, usuários de Xbox One contam com suporte a retrocompatibilidade no sistema, e, todos os meses, jogos dos catálogos de Xbox 360 e do Xbox original recebem uma atualização permitindo que sejam rodados no mais novo console da Microsoft.

Com a dobradinha de hoje, que acrescenta Legend e Anniversary ao programa, fãs da franquia Tomb Raider estão muito bem servidos na plataforma: Underworld e Guardian of Light já haviam recebido suporte à retrocompatibilidade no passado. Tecnicamente, este ciclo está encerrado.

Vale relembrar que TRL conta com dois DLCs exclusivos no Xbox 360 [1] [2]; cada pacote inclui dois capítulos de TRA, necessários caso você queira 100% das conquistas. A versão de TRA em disco traz uma lista própria e independente de conquistas.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

IGN publica primeiros 15 minutos de Shadow



O portal IGN iniciou hoje sua campanha promocional para Shadow of the Tomb Raider e, através do quadro IGN First, deve publicar conteúdo inédito e exclusivo no decorrer deste mês. Para começar, um vídeo contendo os primeiros 15 minutos do jogo.

Faltando pouco mais que um mês para o lançamento oficial, talvez seja sábio evitar tamanha exposição ao jogo, portanto o pequeno alerta de spoilers ressurge para este tipo de postagens. Eu não resisti e não tenho arrependimentos. Venha, setembro!

sábado, 4 de agosto de 2018

Coleção: Edições nacionais de A Origem

Eu obviamente adoro Tomb Raider: A Origem, mas devo dizer que fiquei um pouco decepcionado com o tratamento que o filme recebeu em seu lançamento domiciliar. O menu é extremamente simples, sem qualquer tipo de animação, e a versão em DVD é ainda pior nesse sentido uma vez que a única apresentação especial disponível está listada em uma tela ainda mais genérica.

Apesar de pequenas diferenças na diagramação do texto e imagens, todas as edições trazem uma arte de capa interna, e, curiosamente, destacam uma foto de uma cena que não sobreviveu à edição final no verso. Por fim, a edição 3D vem com uma sleeve em alto relevo.

Steelbook de Shadow of the Tomb Raider

Um steelbook de Shadow of the Tomb Raider está sendo oferecido como bônus de pré-venda em lojas do exterior. Por algum motivo, ele já começou a ser distribuído na Alemanha, de onde importei uma unidade para garantir na coleção. Junto ao steelbook estão três pequenos cartões com as artes de capa dos jogos da continuidade iniciada em TR2013.

Coincidência ou não, poucos dias após receber a encomenda fui avisado que a rede nacional Saraiva está oferecendo um steelbook na pré-venda do jogo. Provavelmente é este mesmo modelo, que já vinha sido exibido desde os eventos de revelação, então fica como uma alternativa aos interessados.

[Atualizado em 26/08/2018:] De fato, as pré-vendas da versão nacional, importada pela Ecogames, incluirão o mesmo steelbook:

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Linha Tomb Raider da inglesa Numskull

A empresa inglesa Numskull revelou hoje sua linha oficial de produtos inspirados por Shadow of the Tomb Raider, mas fez questão de salientar que produtos referentes ao legado da franquia também estarão disponíveis a partir de setembro.

Entre os produtos previstos, que já podem ser visualizados no catálogo online da rede, estão moletons, bonés, chaveiros e canecas. São itens de valor relativamente baixo, mas graças à sempre desfavorável conversão monetária, além de despesas adicionais como envio e taxas de importação, serão caros para nós...

quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Tomb Raider

Confesso que, durante muito tempo, eu acreditava que esse projeto não sairia do papel. Nos cinemas, a franquia ficou quinze anos estagnando no limbo, e provavelmente o único motivo pelo qual temos Tomb Raider: A Origem tenha sido o inegável sucesso comercial do reboot nos jogos (TR2013).

Naturalmente, assim como vem acontecendo com os jogos desde sempre, o filme sofre com uma grande divisão entre fãs. Talvez até maior, já que além destes, boa parte de audiência parece acreditar que a personagem tenha sido inventada para Angelina Jolie. Como essas pessoas lidam com a troca de atores em outras franquias cinematográficas (vide 007, Batman, Homem-Aranha, etc.) é um mistério.
Croft Holdings

O filme segue a principal ideia por trás de TR2013, mas as semelhanças entre o filme e o jogo são superficiais. Existem, sim, diversas referências e cenas diretamente adaptadas, mas são tantas alterações que o filme se estabelece em um cânone separado. Isso é bom (vide quadrinhos e livros que tentam – e fracassam – se situar no mesmo universo dos jogos), mas infelizmente o futuro volta a ser incerto devido ao fraco desempenho nos cinemas americanos.

A história de A Origem gira em dois eixos. Além de toda a questão familiar, sobre Lara não aceitar a suposta morte de seu pai e, portanto, recusar sua milionária herança, o filme entrelaça a ambição da organização conhecida como Trinity em encontrar e controlar o poder de Himiko, a "Mãe da Morte."
Richard's Secret Study

Essa jornada de Lara se inicia em Londres, onde ela tenta se virar sozinha na vida, até que ela é contemplada com uma críptica mensagem de seu pai. Seguindo essa pista, ela chega até Hong Kong onde contrata Lu Ren, cujo pai desapareceu na mesma época, e os dois embarcam para uma ilha inabitada no Mar do Diabo, parte do que um dia já foi Yamatai.

O elemento que mais me intriga é a pressuposta importância de "ser um Croft." Richard é dono de uma grande empresa, a Croft Holdings, mas essa empresa não recebe um contexto. A real profissão dele também nunca é revelada, mas a julgar pelo dinheiro envolvido, deve pagar muito bem. Da mesma forma, quando ele questiona em qual faculdade Lara estudou, ela admite nunca ter ingressado.
Tomb of the Mother of Death

Mesmo a inclusão da Trinity parece apressar demais as coisas. Além da família, eles também estão infiltrados nessa organização de Richard, deixando uma ponta solta para uma possível continuação. Agora resta cruzar os dedos e esperar pelo melhor.

Antes de encerrar, uma pequena curiosidade irrelevante (como regra padrão, o tempo real nunca se aplica a personagens fictícios). Neste filme, Alicia tem 29 anos e interpreta uma Lara de 21 anos; Angelina tinha 26 quando Lara Croft: Tomb Raider estreou.

Como fã e blogueiro, acompanhei e compartilhei os principais desdobramentos da produção deste filme, mas me abstive de postar minha opinião quando o filme chegou aos cinemas. Se você procurar motivos para gostar do filme, vai encontrá-los. Se procurar motivos para detestá-lo, também vai encontrar. Resta decidir de qual lado dessa divisa você deseja ficar — não deixe opiniões alheias afetarem essa decisão.