segunda-feira, 30 de julho de 2018

Breves vídeos mostram elementos de Shadow


O canal oficial de Tomb Raider no YouTube está compartilhando pequenas vignettes (trailers curtos com o propósito de demonstrar certos elementos) de Shadow of the Tomb Raider. Deleite-se com estas incríveis amostras do que está por vir; falta pouco mais que um mês para o lançamento do jogo!

Embora não sigam a mesma estrutura da série Woman Versus Wild, usada na campanha de Rise of the Tomb Raider, recebemos a confirmação oficial de que estas vignettes compõem à série Woman Masters Wild, seguindo o calendário de anúncios existente no site oficial.

A playlist acima será atualizada conforme novos vídeos surgirem, que também podem ser acessados individualmente através da lista a seguir:

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Editora Dark Horse publicará livro para colorir

Demorou para se tornar realidade, mas finalmente a editora Dark Horse revelou a existência de um livro para colorir baseado na franquia Tomb Raider! Antes de instantaneamente atribuir como uma atividade infantil, esteja ciente de que a editora já publicou esse tipo de produto para franquias como Mass Effect, Dragon Age e The Witcher, então um mercado adulto certamente existe.

Eu esperava por um anúncio durante a SDCC, mas por algum motivo não ocorreu. O site da editora informa que o livro será lançado em janeiro do ano que vem, com 45 ilustrações cobrindo todas as aventuras de Lara Croft. Entre os artistas citados estão os quadrinistas Randy Green e Phillip Sevy, e também a talentosa Tholia, cujo trabalho todos conhecemos bem. E mais: artistas interessados podem participar de um concurso, a partir do qual cinco artes serão selecionadas para o livro.

Vou aproveitar a deixa e me redimir quanto a um conteúdo que não compartilhei na ocasião. A Tholia contribuiu com duas artes, com esse mesmo propósito, no dito "Dia do Livro para Colorir" do ano passado. Dia 2 de agosto está praticamente aí, certamente receberemos uma confirmação de data e preço do Tomb Raider: Coloring Book (provavelmente USD 15). No aguardo!

terça-feira, 24 de julho de 2018

Pixel Pals lançará duas versões de Lara Croft

A linha Pixel Pals chamou minha atenção um certo tempo atrás, com figuras de Mega Man que fielmente reconstruiam o sprite do personagem como visto nos jogos tantas gerações atrás. Como Tomb Raider surgiu muito mais tarde, quando a indústria migrava para jogos em 3D, me parecia uma oportunidade perdida.

Eis que nessa San Diego Comic Con foi revelada uma bela surpresa: a linha receberá versões pixelizadas de Lara Croft inspiradas por TR1 e TR2013. Mesmo o simples uso do logotipo americano antigo em um produto de 2018 chega a ser surpreendente!

As  duas peças, que podem ser "acesas" com o uso de pilhas palito, serão lançadas em 25 de setembro pelo preço de USD 15 cada. Já estão disponíveis em pré-venda na Amazon; acredito que a loja envie esse tipo de produto para o Brasil mas esteja ciente das taxas de envio e importação. 

Aproveitando a deixa, também vale noticiar que a Funko lançará um adorável chaveiro Pocket Pop! da figura com o visual de TR2013, medindo aproximadamente 4cm.

Trecho promocional de Evolution of an Icon


A Warner Bros. liberou, através do programa de fansites oficiais, um breve trecho de Evolution of an Icon, um dos extras presentes no Blu-Ray de Tomb Raider: A Origem. Tirando proveito de uma montagem rápida de cenas de ação do filme, o clipe traz alguns comentários de Meagan Marie e Erika Ishii sobre a relevância da personagem para a indústria.

"Se os últimos vinte anos provaram alguma coisa, é que Lara Croft não pode ser detida, e seu futuro parece mais promissor do que nunca," diz Meagan. Nossa gerente de comunidades certamente sabe mais do que nós sobre o futuro da franquia, mas esse tipo de positivismo é sempre reconfortante.

segunda-feira, 23 de julho de 2018

Vídeo detalha Paititi, o hub central de Shadow


Neste novo vídeo de Shadow of the Tomb Raider, divulgado hoje, o diretor de narrativa Jason Dozois comenta como o hub central do jogo funcionará. Paititi é uma cidade viva, perdida pelo tempo e intocada pela cultura moderna.

O vídeo detalha algumas das novidades que já conhecíamos, como NPCs conversando em seu idioma nativo, travessia por ambientes sem realces brancos, e o novo sistema econômico criado para o jogo. É um vídeo introdutório e mesmo as cenas do jogo oferecem mensagens de tutorial, então creio que seja seguro assistir sem medo de spoilers.

E, como de costume, graças à parceria do canal PSX Brasil, ofereço aos leitores do blog Raider Daze uma versão legendada em português.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Weta Workshop revela itens de colecionador

As primeiras novidades diretas da San Diego Comic Con (SDCC) foram divulgadas hoje pela manhã: o estúdio neozelandês Weta Workshop produzirá itens de colecionador inspirados em Shadow of the Tomb Raider.

Duas réplicas, uma do arco e uma do colar de Lara, já estão em pré-venda no site do fabricante, mas suspeito que o real interesse da maior parte dos colecionadores (bem, daqueles com tamanho poder aquisitivo) recairá sobre a estatueta sendo exibida na convenção.

A julgar pelos valores das réplicas e de produtos similares no catálogo, a estatueta se enquadrará na mesma classe que as figuras Premium. Naturalmente, todas as peças estarão sujeitas à tiragens limitadas, o que deve elevar ainda mais seus valores em portais de leilão.

domingo, 15 de julho de 2018

Powerz


Dentre as poucas faixas comerciais presentes em A Origem, Powerz, do rapper inglês Avelino, é provavelmente a minha preferida. Este remix de Junkie XL, que também compôs a trilha orquestrada do filme, traz consigo uma forte lembrança das músicas eletrônicas dos anos 90.

A faixa complementa a "caça à raposa", quando Lara desafia os demais ciclistas-mensageiros de seu trabalho — uma das cenas mais divertidas do filme, eu diria, e que mostra uma Lara determinada e destemida, muito antes de sua provação no Mar do Diabo.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Escute amostras da trilha sonora de Shadow


A Eidos Montréal atualizou o portal oficial de Tomb Raider, destacando os artistas por trás da trilha sonora de Shadow of the Tomb Raider. O diretor de áudio, Rob Bridgett, afirma que a trilha manterá uma fidelidade aos recursos sonoros que contribuíram para o sucesso da franquia nos últimos cinco anos, mas que a música seguirá a tonalidade sombria e perigosa imposta pelo jogo.

Brian D'Oliveira assume o papel de compositor principal. Fundador do estúdio La Hacienda Creative, Brian é especialista em música sul-americana e possui uma vasta coleção de instrumentos nativos, bem como o entendimento de como e porquê cada instrumento seria usado. Isso lhe permite agregar uma textura única, e, ainda assim, autêntica ao jogo.

Complementando a equipe, Martin Stig Andersen, que trabalhou no fantástico Limbo, é o designer de músicas-ambiente, com um foco maior nas cenas subaquáticas.

Além do vídeo acima, que mostra os bastidores da criação da faixa usada no trailer de anúncio, The End of the Beginning, o estúdio compartilhou quatro faixas na íntegra. Aliás, estas faixas podem não fazer parte da trilha sonora inclusa nas edições especiais do jogo, mas talvez seja cedo para considerá-las como um bônus.

domingo, 8 de julho de 2018

Screenshots de Back to Basics: Space

Apesar da pequena quantidade de níveis participantes neste ano, Back to Basics: Space traz consigo uma atmosfera única, com o perdão do trocadilho. Além de simples naves e estações espaciais, os autores também construíram uma série de planetas diferentes — em ao menos um dos níveis, você visita diversos planetas graças a uma engenhosa criatividade.

Minhas estatísticas finais contabilizam pouco mais que 9 horas de jogo. A seguir, apresento uma série de quase 60 imagens dos níveis produzidas nessa jornada. Caso despertem seu interesse, basta visitar o portal trle.net para fazer o download gratuito.

[ * * * ]
Hope of Meridian
Hope of Meridian
Hope of Meridian
Hope of Meridian
Hope of Meridian
Hope of Meridian
Hope of Meridian
Hope of Meridian
Hope of Meridian

sábado, 7 de julho de 2018

Coleção: Steelbooks dos filmes de Jolie em 4K

Esta é da série de aquisições que algum dia talvez eu possa aproveitar. Os dois filmes Tomb Raider protagonizados por Angelina Jolie receberam remasterizações em Ultra HD para dispositivos compatíveis — ainda não existentes no Brasil, até onde eu sei.

Esses relançamentos, com as novas artes "estilizadas", parecem tentar pegar carona no recente filme de Alicia Vikander, mas na verdade fazem parte de uma coleção em andamento da Paramount, que você pode conferir no fórum do portal Blu-ray.com.

Junto às versões em 4K, os dois filmes também retornaram às prateleiras americanas em Blu-ray usando essa mesma arte. O meu interesse em adquirir os filmes 4K nesse momento era garantir as versões em steelbook, cujos valores têm escalado rapidamente no eBay.

Uma citação de Lara Croft é usada no verso de cada estojo (curiosamente, a de LCTR é de uma cena vista em um trailer e que não chegou à edição final do filme):
  • This is where I start to have fun.
  • I'm not leaving because I couldn't kill you. I'm leaving because I could.

Minifigura de Shadow produzida pela Bighead

Completando essa série de minifiguras artesanais produzidas sob encomenda pela loja Bighead, eis a peça de Shadow of the Tomb Raider. Apesar de levemente mais alta que as peças de TR2013 e Rise (cerca de 1cm maior), o minúsculo trio é uma adorável representação da progressão de LC.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Vídeos para lançamento de A Origem em DVD



Faltando exatamente uma semana para o lançamento nacional de Tomb Raider: A Origem em DVD e Blu-Ray, a Warner Bros. postou em seu canal oficial no YouTube dois breves vídeos contendo cenas e opiniões do filme. 

Curiosamente, um destes vídeos reapresenta a cena de Lara retornando à Mansão Croft de moto — nos cinemas, ela dirigia outro veículo. O uso da faixa Survivor, ao invés de Run for Your Life, me faz pensar que apenas reciclaram material antigo aqui, então não vamos criar falsas esperanças.

De qualquer forma, estou ansioso para exibições diárias do filme em chez Treeble.

domingo, 1 de julho de 2018

Curiosidade: Lara Croft em Project M Ex

Uma rápida visita ao meu canal no YouTube não deixa dúvidas: sou fã absoluto da consagrada série Super Smash Bros. A série sempre foi vista como uma fantástica fusão de personagens do universo Nintendo, mas, com o passar dos anos, abriu suas portas para outras desenvolvedoras.

Como fã vitalício de Tomb Raider, sempre desejei que Lara Croft encontrasse um espaço ali — e o mais recente jogo da série até conta com um certo personagem da Square Enix —, mas apesar do histórico registrar mais de 50 personagens diferentes, apenas um deles não é de origem japonesa.

Nossa aventureira possui mais aparições em plataformas Nintendo do que alguns desses personagens (em tempo: três jogos originais e seis ports diferentes da trilogia Legend), mas acredito que um fator mais relevante, em particular para personagens de terceiros, seria sua popularidade na terra do sol nascente. Acredito piamente no status de Lara Croft como um ícone, mas admito que suas chances de entrar no páreo são praticamente nulas.

E eis que a comunidade de modders entra em ação. Project M Ex, uma das muitas versões caseiras do jogo, traz em seu roster uma Lara Croft. Inspirada no visual de TRL, é mais do que uma simples skin, possuindo movimentos e ataques únicos. O conteúdo não é perfeito e é suscetível a certos glitches, mas é absolutamente impressionante.

Para minha tristeza, porém, ela não é exatamente competitiva. Seus ataques causam danos múltiplos e rapidamente elevam o percentual de inimigos, mas faltam golpes finalizadores. A seguir, um vídeo demonstrativo repleto de Crofts — preste especial atenção ao Final Smash. Sensacional.

Variantes do traje Legend em Project M Ex

Complementando a postagem anterior com o tipo de conteúdo que só eu consideraria relevante, a Lara Croft de Project M Ex possui cinco cores diferentes. Além do traje padrão de Legend e sua versão Black, PMEX nos oferece três variantes novas.

Por coincidência ou não, a de cor vermelha já existia de certa forma: a editora Atlas a "inventou" para um dos últimos fascículos da coleção. Reconheço minhas limitações, mas tentei imitar essas cores alternativas em mods para TRL por motivos.