quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sobre o reinício

7. O que você pensa do reinício de Tomb Raider?
A franquia Tomb Raider passou por muitos altos e baixos ao longo da última década e meia, e isso é fato consolidado. Muitas pessoas foram atraídas pela nova direção que a série tomou em 2006, com Legend, e muitas pessoas simplesmente deixaram a franquia de lado conforme os anos passavam e as diferenças entre um jogo e outro pareciam cada vez menores.

Apesar da Core Design ter perdido controle da franquia após lançar um jogo por ano e fracassar na estreia da franquia na geração seguinte, o mesmo erro se repetiu, de certa forma, com a Crystal Dynamics. Se as coisas tivessem permanecido como estavam, para onde poderíamos ter ido com uma continuação de Underworld? A cultura do monomito, interligar tudo a uma mesma civilização de origem, é um conceito sensacional, porém não concede muita liberdade para ser expandido. Uma história nova e independente seria necessária.

Criar uma nova história de origem para Lara Croft parecia bastante simples, mas isso já existia. Umas quatro ou cinco versões, inclusive. As duas mais conhecidas não seriam suficientes para um jogo inteiro, e uma delas já havia sido desenvolvida para se encaixar com a história de TRL. A saída mais óbvia seria reconstruir o personagem do zero.

Difícil dizer se todas as demais mudanças que vieram junto eram necessárias, especialmente o excessivo foco na máxima "dor constrói caráter", mas parecem ter feito muito bem. Muitas pessoas que normalmente reagiriam com um rolar de olhos agora estão ansiosos, aguardando o jogo. E, pelo menos de tudo o que eu vi até agora, eu também estou empolgado: apesar de todas as diferenças ainda parece carregar alguns dos mesmos mecanismos básicos que a franquia sempre teve.

A minha maior preocupação, para falar a verdade, não é diferente do que já falei acima. Se a história de TRU prendeu a franquia contra a parede, como evitar que a história se repita? O foco na inexperiência e instinto de sobrevivência rendeu material suficiente para um jogo inteiro, e isso é ótimo, mas e o que acontece depois?