domingo, 25 de novembro de 2012

Principal incômodo

24. Existe algo sobre a série que te incomode?
Novamente, não vou mencionar algo que aconteça nos jogos (ou qualquer outra mídia em que a franquia esteja presente, para todos os efeitos). Quando penso em Tomb Raider, o que mais me incomoda são os fãs. Isso deve ser verdade para qualquer outra franquia com uma base tão grande e variada quanto a nossa, mas, como um todo, que povo mais difícil de se agradar.

Vou relembrar que já disse que eu me contento com pouco e que sou facilmente impressionável. Formas exageradas de descrever como eu me sinto, mas é fato consolidado que eu estou muito mais do que satisfeito com a Crystal Dynamics tomando as rédeas da franquia, algo que ainda hoje é motivo de ódio para uma notável parcela dos fãs. 

Isso não seria grande coisa, não fosse a incrível necessidade que Crystal aparentava ter em agradar a estes fãs, então mudanças eram implementadas visando conquistar estes cruzados da Core Design e o produto final acabava sofrendo com isso. Tome Underworld, melhor exemplo possível. Alister e Zip foram reduzidos à praticamente nada - especialmente Alister -, as batalhas contra chefes foram eliminadas, o modo Time Trial deu lugar a um terrível modo focado em exploração... enfim, tenho certeza que todas mudanças foram resultado dos motins constantes de fóruns que a Crystal insistia em seguir cegamente.

Com a nova direção que Tomb Raider tomou, honestamente, só espero que a Crystal siga suas próprias ideias e conceitos com convicção, tomando riscos em prol de revigorações à franquia, ao invés de tentar agradar a esses fãs e seguir rotas batidas e insatisfatórias. A outra alternativa seria simplesmente enterrar a franquia para desenvolver novas propriedades intelectuais, mas quero acreditar que nem mesmo estes fãs gostariam que isto acontecesse.