quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Jogo favorito da série

Durante o mês de novembro, não coincidentemente o último do ano com 30 dias, vou postar aqui no blog o "desafio dos 30 dias", uma ideia que surgiu ano passado para suprir a falta de novidades acerca do novo Tomb Raider e que, neste ano, recebeu uma segunda edição. 

Como o blog não está estagnado, a possibilidade destas postagens acabarem intercaladas com outro conteúdo (como screenshots dos pacotes de conteúdo adicional de Guardian of Light...) é grande, mas isso é irrelevante. Da mesma forma, como se trata de um blog pessoal e os comentários estão desabilitados, as postagens vão refletir apenas meus pensamentos sobre o assunto em questão. O pontapé inicial para o desafio dos 30 não poderia ser mais objetivo:

1. Qual seu jogo favorito da série?
Devo dizer que tenho sentimentos mistos aqui. Se eu tivesse que escolher apenas um jogo da série para levar para uma ilha deserta, por exemplo, provavelmente ficaria com Legend. Sim, o título mais fácil e curto da franquia, e mesmo após ter completado o jogo inúmeras vezes ainda sinto um grande apego por ele.

Não sei nem se consigo justificar essa escolha. Não representa desafio algum e, como muitos outros, eu sou capaz de atingir a marca dos 100% (incluindo colecionáveis e time trials) em menos de 4 horas. Porém, na época que eu era garoto de um console só, tinha o estranho hábito de repetir as três primeiras fases do jogo, no modo Time Trial, todos os dias em meu GameCube. O tempo passou, trocamos de geração, adquiri outros consoles e, junto a eles, um backlog de jogos contínuo e infinito me priva desse simples e inexplicável prazer.

Antes da Crystal Dynamics ter tomado as rédeas da franquia, meu título favorito era o Tomb Raider original, claro. Mesmo agora, mais de 15 anos depois de seu lançamento, o título ainda carrega uma atmosfera única e a nostalgia ao revisitar cada fase é palpável. Nessa era de remakes em alta definição e consoles virtuais, tenho que dizer que TR1 é um dos poucos títulos que não me deprime, fazendo-me pensar "sério mesmo que nós gostávamos disso?" (sim, Capcom, estou olhando para você).