segunda-feira, 29 de abril de 2024

Hero Wars: Alliance recebe nossa Tomb Raider

Um novo crossover de Tomb Raider foi revelado hoje!
 
Por um período limitado de tempo, entre os dias 13 e 26 de maio para ser mais preciso, Lara Croft poderá ser convocada para sua equipe em Hero Wars. Ainda não temos uma real ideia de quais serão suas características (ou mesmo se será disponibilizada exclusivamente como uma microtransação), mas as adoráveis artes servem, mais uma vez, como um possível indício do que o futuro nos reserva.
 
O cronograma abaixo mostra os planos de lançamento: mais detalhes da heroína devem ser divulgados no decorrer desta primeira semana de maio, e um trailer de gameplay no dia 10/05. Ainda não sei que tipo de conteúdo vou desenvolver por aqui. Por ora, acompanhe o site oficial e as mídias sociais do jogo para conferir as novidades conforme forem divulgadas.

O jogo é gratuito. O choro, também.
 

sábado, 27 de abril de 2024

Coleção: Tubbz, Magic, jogos Softkey, e mais

 
A baixa frequência de postagens nesse marcador deixa bastante claro que, novamente, me encontro em uma situação de estagnação onde qualquer aquisição precisa um certo planejamento e muita sorte e paciência com os processos aduaneiros desse nosso fim de mundo. É trágico saber que existe uma nova loja oficial com produtos interessantes que estão muito além de minha realidade.

Como disse na última atualização da coleção, estou caçando as versões de demonstração da linha Smart Saver dos jogos clássicos. Acredito que apenas a de Adventures of Lara Croft esteja me faltando neste momento, apesar de saber que uma edição de The Last Revelation existe sob outro selo. Ainda esse ano espero detalhar o conteúdo destes discos e trazer digitalizações de seus encartes para o blog.

As cartas de Magic: The Gathering não podiam faltar em minha coleção, como um ávido amante do TRCCG. Tenho ideias para futuros projetos que entrelacem elementos das cartas de MTG em nosso próprio cardgame, mas a vida adulta torna a execução destes projetos cada vez mais difícil. Comprei a edição laminada diretamente da Wizards e consegui a edição comum por um preço muito mais convidativo através de uma loja nacional. 

Por fim, a edição com artbook da Definitive Edition de TR2013 foi arrematada no Mercado Livre, tal qual a versão nacional básica de Rise. A versão para Pocket PC de Atlantean Scion era a última que faltava em minhas metas nesse segmento da coleção — como disse em outubro, estava pronto para desistir, mas felizmente uma listagem surgiu no eBay no início do ano. Oportunidade aproveitada.

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Definitive Edition de TR2013 chega ao PC (?!)

 
Numa espécie de lançamento surpresa (embora "secreto" talvez seja a melhor descrição, uma vez que não há qualquer tipo de publicidade em torno dele, nem mesmo uma breve postagem nas mídias sociais!), a Definitive Edition de TR2013 está disponível oficialmente para PC através da loja da Microsoft.
 
Lançada originalmente em 2014 para os então recém-lançados consoles Xbox One e PlayStation 4, essa remasterização conta com melhorias exclusivas em sistemas de iluminação, de partículas, e de física, e as feições da protagonista haviam sido modificadas (eu, particularmente, não sou fã) por algum motivo ou outro. "Uma Lara obsessively detalhada," eles diziam.

É difícil prever se algum dia veremos essa versão na Steam ou GOG já que não temos qualquer tipo de informação oficial. Mas, convenhamos, melhor que seja assim, pois aquela parcela insuportavelmente barulhenta de fãs certamente teria algo a dizer sobre a Crystal Dynamics lançar esse jogo agora, do nada, ao invés de aguardar o término do ciclo de I-III Remastered...
 
[Postagem escrita em 27/04/2024.]

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Embracer Group será dividido e reestruturado

Em uma apresentação para investidores e acionistas, Lars Wingefors, diretor do Embracer Group, anunciou que o conglomerado sueco será reestruturado em três divisões distintas, cada qual com liderança e direção estratégica próprios, permitindo que cada equipe atinja seu potencial máximo.

Ou seja, em breve a Embracer deixará de existir e passará a operar da seguinte forma ao invés:
  • Asmodee Group, especializada em jogos de tabuleiro, se estabelecerá nos próximos 12 meses;
  • Coffee Stain & Friends (nome provisório), com foco em títulos menores para computadores e consoles, de escopo A e AA, bem como jogos free-to-play para celulares (a Deca Games, que supostamente assumiu Reloaded, está situada nesta divisão), cuja redistribuição de ações está prevista para 2025;
  • Middle-earth Enterprises & Friends (nome provisório), representa o restante da Embracer após a separação dos grupos acima, mantendo seu foco no desenvolvimento e publicação de jogos AAA, e guardiões das maiores franquias do grupo — The Lord of the Rings e Tomb Raider, entre outras —.
Colaborações, em particular com mídias diferentes como sempre mencionadas por Lars, não devem ser afetadas por quaisquer uma dessas mudanças, mas ele reforça que os grupos assumirem o controle sobre as propriedades intelectuais não significa que podem fazer o que bem entender com elas. Tudo depende de análises de mercado para garantir que os consumidores tenham interesse nos produtos, assim assegurando a rentabilidade do negócio.
 
Espera-se que essa divisão, com grupos mais definidos em seus focos e objetivos, torne mais fácil a análise e adesão de novos investidores. Vale lembrar que a Embracer teve um ano bastante difícil após um investimento que não se concretizou, acarretando na demissão de diversos empregados, bem como no fechamento de alguns estúdios (Free Radical Design e Volition) e venda de outros (como a Gearbox Software e a Saber Interactive, sendo que essa última esteve intrinsicamente envolvida no desenvolvimento de I-III Remastered sob o selo da Aspyr Media).

O destino, ao que parece, não existe sem uma certa ironia.
 
[Postagem escrita em 26/04/2024.]

sábado, 20 de abril de 2024

Fãs fazem restauração parcial de Apocalypse

Um grupo de fãs entusiastas da extinta plataforma Sky Gamestar, canal interativo de TV do Reino Unido e Irlanda através dos quais jogos exclusivos eram veiculados décadas atrás, está trabalhando na restauração de alguns de seus conteúdos que, até então, haviam se perdido para o tempo.

Em se tratando de Lara Croft, o canal contava com o jogo Apocalypse, que chegou a ter quatro episódios publicados. As mecânicas de jogo parecem estar completamente funcionais, replicando (talvez até de forma excessiva) o clássico Prince of Persia de 1989, mas infelizmente apenas as poucas áreas documentadas através de vídeos — arquivados no canal dos autores — estão disponíveis neste momento.

Trata-se de uma iniciativa ambiciosa e que talvez jamais chegue ao seu fim, mas, para usuários como nós, que vivemos a meio mundo e uma realidade inteira de distância do país de origem desses títulos, esse mero deslumbre é indubitavelmente maravilhoso.

Você pode jogar os poucos níveis disponíveis, através do navegador de seu PC, seguindo este link. Abaixo, compartilho algumas das capturas de tela que fiz. Dedos cruzados para que, algum dia, esse talentoso grupo consiga restaurar integralmente os quatro episódios deste jogo tão peculiar.

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Evercade receberá coletânea de TR1 a TR3

 
Em um anúncio surpresa, que parece um tanto quanto deslocado em plenos tempos de I-III Remastered, a Crystal Dynamics revelou que os três primeiros jogos da série Tomb Raider, desenvolvidos pela extinta Core Design, serão lançados em cartucho para a plataforma Evercade da Blaze Entertainment.
 
A coletânea, intitulada Tomb Raider Collection 1, traz as versões originais de PlayStation inalteradas, para os saudosistas mais puristas. Numa época em que tanto falamos sobre conservação de conteúdos digitais, é uma alternativa mais do que válida, apesar de que o console em si não seja amplamente difundido, especialmente em terras tupiniquins. A plataforma é compatível com televisores modernos, mas a resolução interna dos jogos é mantida a original para que os jogadores sejam transportados de volta àquela época, quando tudo parecia melhor e mais simples...
 
Essa é a primeira coletânea dessa nova parceria com a Crystal Dynamics, e a Blaze tem o prospecto de licenciar e oferecer mais pacotes de jogos retrô do extenso catálogo do estúdio. Numa rápida pesquisa, praticamente todos os cartuchos já lançados seguem esse padrão de nomenclatura, então não tome o "1" como garantia de que The Last Revelation e Chronicles receberão o mesmo tratamento.
 
O cartucho é compatível com todas as revisões do console, inclusive portáteis, e vem acompanhado de um manual colorido criado pela Blaze contendo instruções, dicas, e curiosidades sobre os jogos. Com lançamento programado para 31 de julho, as pré-vendas iniciam no final deste mês por 25 USD. Na mesma data, o console receberá uma edição que inclui a coletânea pelo preço de 100 USD.
 

quinta-feira, 11 de abril de 2024

I-III Remastered recebe correções e novo traje

O segundo patch de correções para I-III Remastered finalmente foi disponibilizado. Da mesma forma que a primeira atualização, o pacote inclui diversas correções num nível técnico mas vem acompanhado de inúmeras mudanças meramente cosméticas, como melhorias em texturas e iluminações de diversos níveis.

Além disso, novidades foram adicionadas ao Photo Mode, com novas poses e a opção de alternar para os trajes Clássico Sangrento e Vegas. Esse último, inclusive, passa a ser o novo traje padrão para o nível Nightmare in Vegas de The Golden Mask, em uma bela homenagem à visão original dos desenvolvedores. Infelizmente, ainda não existe uma opção para seleção de trajes propriamente dita.

Você pode conferir as notas de atualização no site da Aspyr, clicando aqui.

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Curiosidade: Conceito descartado de TR1 Gold

Phil Campbell, designer responsável pelas expansões dos três primeiros jogos, recentemente compartilhou em sua conta de Twitter o projeto de um fã que é construído tomando como base um dos conceitos que ele havia enviado para a Core Design para potenciais níveis adicionais para Atlantean Scion.

De acordo com digitalizações e arquivos disponíveis no site Tomb of Ash, datados de abril de 1997, a primeira proposta continha seis ideias distintas, apenas uma das quais — Shadow of the Cat — chegou até a versão final de Unfinished Business. Embora sejam comentados superficialmente, muitos desses conceitos perdidos acabaram surgindo no decorrer da saga de uma forma ou outra.

The House visava adicionar um pouco de perigo e ação ao nível de treinamento, com novas salas secretas e talvez a invasão de hordas atlantes que quisessem recuperar o que era deles. The Garden, novamente, expandiria a casa já existente com um labirinto verde, grutas, lagos, estufas...

Conceitos mais distantes do jogo-base eram descritos em The Zoo, que seria uma forma alternativa para justificar animais ferozes em desafios específicos, como ilhas de macacos, poços de crocodilos, etc.; e The Underworld, que usaria uma abordagem mais tecnológica, com esgotos, metrôs, um complexo industrial subterrâneo, um lago poluído, e uma organização misteriosa ameaçando a todos com seus experimentos secretos.

Além de Shadow of the Cat, que acabou sofrendo diversas alterações desde sua concepção até a versão final que conhecemos, a outra ideia que quase tomou forma era Lair of the Monkey King. A ideia original para ambos episódios era usar áreas já existentes em TR1 como ponto de partida, de forma que esses níveis pudessem ser integrados diretamente ao jogo num possível relançamento. 
 
Lair of the Monkey King representaria uma caça ao tesouro pelo ouro remanescente do rei Midas, numa verdadeira corrida contra o tempo para que jogadores pudessem compartilhar seus resultados e participar de uma competição online pelos melhores tempos e maior número de barras de ouro recuperadas.

Explorando o jardim de Palace Midas, Lara cairia por um buraco até uma prisão subterrânea no covil do Macaco-Rei, que tem acumulado todo o ouro perdido do rei. De início, Lara estaria desarmada, observando seus gorilas captores a provocando por detrás das barras, e precisaria escapar de sua cela e coletar todo ouro que encontrasse no caminho até chegar ao coração das ruínas.

Além de outras criaturas capturadas na mesma prisão, as ruínas são habitadas por animais ferozes e cada criatura que reside nesse covil possui sua própria reserva de ouro, sejam gorilas, ratos ou crocodilos, e a defenderia violentamente. Quando chegasse ao final do nível, você faria uma contagem do ouro que recolheu em uma sala contendo a outra mão da estátua de Midas, pertencente ao autointitulado Macaco-Rei: um mero gorila com delírios de grandeza, afinal.
 
Nada sobre o nível, além dessa descrição e da arte que detalha seu fluxo, acima, existe, mas, mesmo assim, um usuário do Level Editor (o mesmo que já havia construído uma versão do cancelado TR4 Gold, e que está trabalhando em uma nova versão desse projeto) construiu um nível com base nessas descrições. Ainda não foi publicado, mas, como dito no início desta postagem, essa criação já conta o aval do próprio designer original.