segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Confira visual de Lara Croft em Call of Duty

O blog oficial de Call of Duty liberou detalhes da etapa "Recarregada" da temporada 5, e, como esperado, Lara Croft está prestes a ingressar oficialmente neste universo com um pacote de operadora. Após o teaser liberado semana passada, agora podemos conferir detalhes do rosto e do equipamento da aventureira — seriam esses possíveis indícios do que o futuro nos reserva?
 
O pacote de Tomb Raider será disponibilizado em 9 de setembro. Ele inclui três armas: Ice Axe, a submetralhadora Mythic Defender, e as pistolas duplas Mach-5; é inclusive destacado que ela usa as pistolas para seu ataque finalizador, Play for Sport; a skin Tomb Buggy para veículos; e, por fim, uma tela de loading, um adesivo e um emblema tematizado.
 
Lembrando que a Activision recentemente anunciou que operadores e armas comprados para Modern Warfare II serão transferidos para o vindouro Modern Warfare III.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Lara Croft confirmada para Call of Duty

A conta oficial de Call of Duty no Twitter postou um breve teaser da vindoura colaboração com Tomb Raider, confirmando a especulação gerada pelo blog oficial do PlayStation semanas atrás
 
Sem entrar em maiores detalhes, o microvídeo mostra a silhueta de nossa aventureira máxima de costas, com um estilo visual aparentemente similar ao da estátua em tamanho real na Live Experience bem como da arte reimaginada de Atlantean Scion para o #TR25 (lembram?).

sábado, 19 de agosto de 2023

Sistema de testes do RPG Tomb Raiders

Quer dizer que para saquear tumbas precisamos encarar 215 páginas em inglês? 
 
Décadas atrás li uma frase nesse estilo numa revista especializada em RPG, obviamente direcionada a outro universo mas que pode facilmente ser reapropriada para nosso caso: Lara Croft's Tomb Raiders está entre nós e a ficha de personagem pode ser um indicativo visual bem claro da profundidade de suas regras e mecânicas.

A meu ver, com meu conhecimento extremamente superficial — afinal, eu vivia na esfera do 3D&T, um sistema notório justamente por sua simplicidade —, o livro de regras pode ser um tanto confuso, com mecânicas bastante convoluídas e muito ramificadas. Aqui, entre tantas outras características, seu personagem possui atributos e habilidades bem específicas, e os pontos alocados a cada uma delas representam seu potencial para sucesso em testes.

É o sistema de testes que efetivamente transforma a interpretação de papeis em um jogo: é ele que determina se o seu personagem consegue (ou não) realizar a ação que você está descrevendo. Ações corriqueiras não dependem de testes, mas atividades como esquivar de armadilhas ou disparar contra alvos móveis estão diretamente atreladas às características em sua ficha de personagem.
 
Como citei anteriormente, em Tomb Raiders tudo é feito com dados comuns de seis faces (os chamados d6), e os testes são listados sob um cálculo nessa estrutura: Competência > Desafio. Desafio representa a dificuldade de um teste, conforme escala a seguir, e Competência é a quantidade de dados que você irá rolar, de acordo com o atributo ou habilidade sendo testada. 
 
1 2 3 4 5 6
Trivial Típico Incomum Desafiador Difícil Impossível
 
Por exemplo, digamos que para saltar sobre um poço de espinhos seja necessário um teste de Quickness de dificuldade 3. Esse teste estará listado no material do mestre como Q>3. Nesse caso, o número de pontos que você possui nesse atributo indica o número de dados que você vai rolar, e cada resultado superior a 3 representa um sucesso (✓). Na maior parte dos casos, um sucesso é suficiente para realizar a ação, e quaisquer sucessos adicionais podem ser usados de outra forma, como Assistências.
 
O rolar de dados nem sempre é necessário. Se sua habilidade é superior ao desafio apresentado, você pode optar por realizar a ação automaticamente. Pelo mesmo teste anterior, Q>3, se seu personagem possui Quickness 4, o poço de espinhos não representa desafio algum. Você pode rolar os dados mesmo assim, e cada sucesso obtido (ou seja, cada dado com resultado superior a 3) conta: você "gasta" um sucesso para realizar o salto — observe que agora você corre o risco de falhar esse salto! —, e você pode oferecer os outros sucessos como Assistências para os outros personagens em seu grupo.

Dessa forma, cada jogador beneficiado com uma Assistência ganha um modificador de +1> para seu próprio teste, então um jogador com Quickness 1 rolaria dois dados ao invés caso também decidisse saltar sobre o mesmo buraco (ou seja, Q+1>3). 
 

sábado, 12 de agosto de 2023

Reloaded recebe eventos rotativos diários

Em sua atualização de versão 1.3.0, lançada ainda em junho, Reloaded prometia a introdução de eventos diários. No final daquele mês, o primeiro evento no estilo surgiu e permitia que jogadores interessados pudessem obter uma boa quantidade de moedas duas vezes por semana. Agora, ao que tudo indica, o calendário da rotação está completo.

Você pode fazer até duas jornadas cada vez que um destes eventos estiver ativo, ao custo de 5 bilhetes cada, e eles funcionam exatamente como uma tumba opcional, com 20 fases e 2 chefes. O progresso é contabilizado tanto para os desafios diários como para os eventos semanais rotineiros — que continuam repetindo, sempre alternando entre os já listados aqui no blog —, então é uma adição mais do que válida para quem ainda estiver jogando ativamente.
 
Evento Média por jornada Dias
Mania das Moedas
20000 moedas
Segundas e quintas
Mistura de Manuais
130 manuais Terças e sextas
Proeza das Pedras
100 pedras
Quartas e sábados

Vale lembrar que, em Reloaded, o dia inicia às 21hs pelo horário de Brasília.
 
O jogo continua com diversos problemas, como o notório erro de falta de memória ao tentar visualizar anúncios ou a inexplicável perda de ranques adquiridos para os trajes (aliás, um novo traje pode surgir em breve...), portanto seguimos no aguardo de atualizações e conteúdos mais robustos para dar um novo sopro de vida ao jogo.

sábado, 5 de agosto de 2023

Curiosidade: 'Bot de Lara Croft' joga Caves

 
Eu não sou capaz de assimilar os aspectos técnicos deste vídeo, publicado pelo canal FoxMaster, onde ele detalha todo o processo para a criação de uma inteligência artificial que seja capaz de replicar da melhor forma possível a forma como um ser humano jogaria Tomb Raider. Não só isso, mas também gerar comentários condizentes com a personalidade da própria protagonista do jogo.

Dessa forma, o que vemos aqui é uma combinação de diferentes módulos; conforme a personagem avista texturas ou objetos ela faz pesquisas no Google, combina os resultados com recursos do ChatGPT para gerar comentários sobre os arredores, e os compartilha usando um modulador de voz criado a partir dos poucos clipes de Shelley Blonde existentes no jogo.

O resultado é fascinante, com uma Lara autoconsciente fazendo um gameplay comentado do nível Caves, do clássico atemporal TR1, sem relevar o fato que é uma personagem de videogame (por exemplo, ela questiona "de onde essa música está vindo?" quando encontra o primeiro segredo).

Os avanços dessa tecnologia são, sim, incríveis (fica a deixa para assitir Ex Machina, com Alicia Vikander), mas vale lembrar que é por esse motivo que as guildas de atores e escritores estão atualmente em greve — e estão absolutamente certos em fazer isso —, o que torna terrível o timing desse trabalho em particular.
 
[Atualização em 07/08/2023:] Diversas pessoas estão questionando a veracidade dessa suposta IA, como a capacidade de identificar elementos do cenário ou seus comentários repletos de uma ironia humana. O canal por si tem muito conteúdo questionável, então existe, sim, a possibilidade que esse vídeo seja apenas um embuste. A dita 'autoconsciência' pode ser meramente um roteiro escrito por um youtuber em busca de exposição (e com a viralização desse vídeo, parece que deu certo).

Conquistas de The Last Revelation (PSX)

E chegou a vez de The Last Revelation receber suas conquistas na plataforma RetroAchievements. Agora, todos os jogos da primeira geração da franquia, em suas versões para PlayStation, contam com suporte, e esse novo conjunto eleva esse total para oito jogos contemplando 737 conquistas. Haja tempo (e, especialmente, paciência)!

O conjunto foi desenvolvido pelo mesmo codificador que fez as conquistas de Adventures of Lara Croft, então não é muito diferente. Diversas conquistas estão atreladadas ao progresso na campanha, colecionáveis e afins, e muitas estão ligadas a desafios específicos por níveis, como vencer a corrida contra Von Croy em Race for the Iris ou ultrapassar Ahmed na perseguição em KV5.