sábado, 5 de agosto de 2023

Curiosidade: 'Bot de Lara Croft' joga Caves

 
Eu não sou capaz de assimilar os aspectos técnicos deste vídeo, publicado pelo canal FoxMaster, onde ele detalha todo o processo para a criação de uma inteligência artificial que seja capaz de replicar da melhor forma possível a forma como um ser humano jogaria Tomb Raider. Não só isso, mas também gerar comentários condizentes com a personalidade da própria protagonista do jogo.

Dessa forma, o que vemos aqui é uma combinação de diferentes módulos; conforme a personagem avista texturas ou objetos ela faz pesquisas no Google, combina os resultados com recursos do ChatGPT para gerar comentários sobre os arredores, e os compartilha usando um modulador de voz criado a partir dos poucos clipes de Shelley Blonde existentes no jogo.

O resultado é fascinante, com uma Lara autoconsciente fazendo um gameplay comentado do nível Caves, do clássico atemporal TR1, sem relevar o fato que é uma personagem de videogame (por exemplo, ela questiona "de onde essa música está vindo?" quando encontra o primeiro segredo).

Os avanços dessa tecnologia são, sim, incríveis (fica a deixa para assitir Ex Machina, com Alicia Vikander), mas vale lembrar que é por esse motivo que as guildas de atores e escritores estão atualmente em greve — e estão absolutamente certos em fazer isso —, o que torna terrível o timing desse trabalho em particular.
 
[Atualização em 07/08/2023:] Diversas pessoas estão questionando a veracidade dessa suposta IA, como a capacidade de identificar elementos do cenário ou seus comentários repletos de uma ironia humana. O canal por si tem muito conteúdo questionável, então existe, sim, a possibilidade que esse vídeo seja apenas um embuste. A dita 'autoconsciência' pode ser meramente um roteiro escrito por um youtuber em busca de exposição (e com a viralização desse vídeo, parece que deu certo).