domingo, 31 de julho de 2022

Coleção: « Oui, oui, j'aime Tomb Raider »

Esse é um lote para lá de especial para mim. Dois dos itens contidos nesta postagem eram sonhos de consumo há décadas que, graças ao apoio de colecionadores franceses, consegui realizar agora.
 
A grande peça de destaque é, obviamente, a figura inspirada pela abertura de Chronicles. Essa é uma das doze figuras limitadas da série Atlas; assim como você, eu bem que gostaria de ter a linha Privilège completa, mas essa por si já vale — e muito. Foi uma aquisição bem mais cara do que estou disposto a admitir, entre conversão monetária e impostos de importação, mas é um verdadeiro monumento. A Lara por si mede 20cm, substancialmente maior do que as figuras de 15cm da coleção base, e com o pedestal atinge a marca de 30cm. Maravilhosa.
 
Esse design de camiseta da LabelHit é outro item que eu sempre quis, mas nunca surgiu a oportunidade. Na época, a empresa francesa lançou uma coleção com diversos designs diferentes inspirados por Legend e Anniversary, mas não encontrei uma página onde estejam prontamente visíveis para divulgar aqui (e a própria LabelHit encerrou operações anos atrás). O selo postal de Angel of Darkness, lançado na França em 2005, foi um agrado extra que o vendedor incluiu a pedido.

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Futuro de Tomb Raider nos cinemas é incerto

Ontem, finalmente recebemos notícias sobre o próximo filme da série Tomb Raider, através do portal The Wrap. Entretanto, as novidades estão bem longe daquilo que gostaríamos de ouvir...

O estúdio MGM, que foi recentemente adquirido pela Amazon, perdeu os direitos para produzir filmes da franquia. Eles tinham até maio deste ano para iniciar a produção do filme e, por qualquer motivo, não o fizeram. É uma verdadeira lástima, pois tanto Alicia Vikander como Misha Green, a roteirista e diretora que assumiu o projeto após a saída de Ben Wheatley, demonstravam bastante empolgação com o projeto que tinha o título provisório de Tomb Raider: Obsidian.
 
Com esse descaso, a GK Films volta a representar a franquia e está analisando as propostas de outros grupos e estúdios interessados. Neste momento, Alicia Vikander não está ligada ao papel de Lara Croft, mas ela pode muito bem retornar caso seja de interesse dos futuros proprietários. Com sorte, alguma dia assistiremos aos vídeos que ela gravou para a Live Experience...
 
O diretor executivo da Embracer, que está em processo de aquisição da franquia e estúdios de desenvolvimento dos jogos, citou TR como um exemplo de potencial a ser explorado em conteúdo transmidiático, então um novo filme provavelmente ainda deve acontecer num futuro (lembre-se que precisamos esperar quinze anos entre Cradle of Life e TR2018...).
 
Tempos difíceis.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Weta revela novas figuras de Anniversary

 
A fabricante Weta Workshop, que agraciou alguns poucos colecionadores mundo afora com réplicas do arco de Lara Croft e, também, aquele monumento de 1500 dólares, revelou hoje durante uma livestream duas novas figuras inspiradas por Anniversary.
 
Ao contrário das peças "de luxo" que nos ofereceram até agora, essas figuras fazem parte da série Mini Epics, que por conta da sua escala menor são vendidas à preços mais acessíves. Não necessariamente para nós, afinal vivemos na terra dos impostos, mas os preços das figuras dessa série variam entre USD 49 e USD 99. 
 
Não temos acesso a fotografias de melhor qualidade neste momento, mas assim que as figuras entrarem em pré-venda farei uma nova postagem por aqui — e, com sorte, conseguirei garantir as minhas!

sábado, 16 de julho de 2022

Checklist completa dos cards da Mars16

A coleção de cards de Tomb Raider publicada pela Mars16 circulou em 2001 apenas em território japonês. Na época, era difícil encontrar informações sobre a mesma; hoje em dia, ainda mais. Mas, felizmente, recentemente as oportunidades para aprendermos mais sobre a coleção surgiram...

Cerca de três anos atrás, eu consegui pôr as mãos em um novo lote básico dessa coleção. Não consegui nenhuma carta que já não tivesse, mas meu maior interesse era conseguir a caixinha e uma cópia impressa do manual. Como é totalmente em japonês, idioma sobre o qual não tenho conhecimento algum, foi algo que vi uma vez e guardei logo na sequência.

Alguns dias atrás, descobri que a cosplayer KATAMARI possuía estas cartas em sua coleção. Por conta da numeração aleatória do set, ela acreditava ter uma coleção incompleta e, além disso, nunca teve acesso às regras do jogo. Quando enviei as imagens dos itens que eu havia adquirido nesse lote, ela me deu uma breve ideia de como funcionavam as mecânicas de jogo (mais sobre isso em breve, espero!), mas, mais importante, descobrimos que a coleção é composta por 100 cartas: exatamente o número de cartas que ela possui.

Pedi para ela me enviar fotografias dos cards de sua coleção para complementar a listagem que eu havia iniciado aqui no blog anos atrás e, com essa nova revelação, agora uma checklist completa existe! O número de colecionadores potencialmente interessados provavelmente beira o nulo (e que falam português, para acessar este conteúdo no blog Raider Daze, então...), mas meu TOC foi além. Ao invés de usar descrições das imagens nas cartas, desta vez fiz o possível para transcrever os caracteres japoneses e, então, traduzí-los para o inglês com o uso de ferramentas online.
 
Você pode fazer download da checklist através deste link. Agradecimentos especiais a KATAMARI e, também, ao sempre amigo Gustavo V. pela parceria, prestatividade e paciência.

O manual por si é muito mais extenso e vai exigir um tanto mais de atenção, mas eu espero, sim, continuar explorando esse conteúdo aqui no blog dentro dos próximos meses. Considerando que quase dez anos já se passaram desde que falei sobre essa coleção, parece uma janela de tempo plausível.

domingo, 10 de julho de 2022

Transcrição de todas as cartas do TRCCG

Suspeito que todos partilhemos de um mesmo sentimento: a eterna "falta de tempo". Conciliar diferentes hobbies junto às responsabilidades de uma vida adulta, com o desgaste diário decorrente de um emprego em turno integral, é difícil. E, em certos casos, a forma como usufruímos nosso pouco tempo livre vem carregada de uma sensação de culpa.

Esse talvez seja o caso aqui. Antigamente, revistas especializadas em card games no exterior traziam uma seção de "spoilers" na qual faziam traduções das cartas de Pokémon TCG que, até então, só haviam sido lançadas no Japão — a seção tinha esse nome pois trazia, de antemão, uma ideia geral das cartas que estavam a caminho. Naturalmente, nada parecido jamais foi necessário para o Tomb Raider CCG, mas eu sempre quis ter em meus arquivos algo naquele formato.

Inicialmente, a ideia por trás dessa empreitada era, em determinado momento, fazer uma versão em português para consulta e referência rápida, mas convenhamos: podemos contar nos dedos de uma mão o número de pessoas que teriam interesse nisso e, de qualquer forma, o jogo exige um domínio do idioma, então estou compartilhando este arquivo apenas a título de curiosidade mesmo. 
 
Demorei muito mais tempo do que posso admitir para finalizar essa transcrição, e como eu prometia explorar o TRCCG dentro do possível em meu blog, aqui estamos. O arquivo está disponível em formato pdf através deste link. Espero não demorar outros quatro anos para alimentar esse marcador novamente... (em nota relacionada, com sorte, algo sobre os cards japoneses em breve!).