quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Noclip documenta 30 anos de Crystal Dynamics

 
O canal Noclip, cujo foco é a produção de documentários sobre a indústria dos videogames, publicou hoje um extensivo vídeo sobre os 30 anos da Crystal Dynamics. Ao longo de suas quase duas horas de duração, diversos funcionários, tanto do presente como do passado, compartilham lembranças e anedotas sobre muitos dos jogos da desenvolvedora, com bastante foco nas três principais franquias do estúdio: Gex, Legacy of Kain e, claro, Tomb Raider.
 
Não espere por qualquer informação nova, mas este é um excelente lembrete de que pessoas bem reais estão por trás dos jogos que chegam até nós.

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Phil Rogers fala sobre futuro com a Embracer

Antes de mais nada, permita-me dizer que a notícia é que não há notícias.
 
Hoje pela manhã, a Embracer hospedou uma extensa transmissão para apresentar aos seus acionistas os resultados financeiros do último trimestre. Phil Rogers, diretor do grupo operacional composto pela Crystal Dynamics e Eidos Montréal (CDE Entertainment), comentou durante um breve segmento a transição e planos gerais para o futuro. Não se trata de um evento direcionado para o consumidor final, então anúncios não deveriam ser esperados aqui, mas algumas informações pertinentes foram compartilhadas.

Nos últimos três meses, desde que a negociação foi finalizada, o foco foi mantido nas pessoas, no alinhamento estratégico, e em formas de expandir fontes de receita. Isso resultou no recente fechamento do estúdio Onoma e, a longo prazo, um número cada vez maior de cooperações deve acontecer com outros estúdios — ele cita que a Embracer agrupa muito talento e conhecimento que agora estão a disposição.

Phil diz que Perfect Dark, sendo desenvolvido em parceria com o estúdio The Initiative da Microsoft, está indo muito bem, e que Guardians of the Galaxy celebrou seu primeiro aniversário recentemente e a Eidos está ansiosa para revelar os novos projetos nos quais está trabalhando. Avengers continua recebendo conteúdo, como a inclusão de Winter Soldier nas próximas semanas, o que me leva a crer que o acordo com a Marvel foi renovado e veremos mais frutos dessa parceria.

Sobre Tomb Raider, Phil comentou que o estúdio optou por migrar da engine proprietária para a renomada Unreal Engine 5. Sem entrar em maiores detalhes, ele disse que "a equipe está empolgada para mostrar a direção que tomamos, assim que pudermos, no próximo ano". O próximo jogo deve ser anunciado formalmente em 2023, mas talvez os planos para a franquia não se limitem a isso.

De acordo com Phil, eles estão estudando oportunidades e possibilidades para remasterizações ou formas para trazer novas experiências de algumas das suas franquias clássicas. Existe todo um subtexto aqui, por favor note que nenhuma franquia em particular é citada. Entretanto, Legacy of Kain foi posteriormente mencionada pelo sucesso inesperado de uma pesquisa de mercado feita recentemente sobre o possível futuro dessa franquia. Pesquisas assim normalmente recebem cerca de 3000 respostas, mas a de LOK recebeu mais de 73000 formulários completamente preenchidos.

Sendo o carro-chefe da Crystal antes de receber as chaves de Tomb Raider, é bem possível que ao menos LOK receba um tratamento especial. E, em caráter completamente especulativo, vale lembrar que a Crystal celebrou 30 anos algumas semanas atrás e, ano passado, um registro de marca para Gex havia sido feito. Resta aguardar para ver se todos esses projetos verão a luz do dia (e quando).

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Estúdio Onoma tem operações encerradas

A Embracer Group anunciou hoje o encerramento de operações do estúdio Onoma — este é (bem, era) o novo nome sob o qual o estúdio Square Enix Montréal passaria a operar, registrado e revelado há menos de um mês. A saber, trata-se do estúdio que desenvolveu a excelente trilogia composta por Hitman Go, Lara Croft Go e Deus Ex Go, e que publicaria Reloaded num futuro próximo.

Phil Rogers, diretor do novo núcleo operativo ocidental da Embracer, diz que a ideia por trás dessa decisão é explorar as oportunidades de crescimento centradas nas principais franquias e jogos AAA, focando a capacidade de produção nos estúdios Crystal Dynamics e Eidos Montréal.

Essa decisão afeta cerca de 200 pessoas, algumas das quais serão realocadas para a Eidos Montréal no desenvolvimento de jogos para computador e consoles. Apesar disso, fontes sugerem que um jogo não anunciado da Eidos Montréal também foi cancelado nessa reestruturação de recursos.

Dito isso, embora não tenhamos maiores informações, Reloaded continua em desenvolvimento (possivelmente o último título para dispositivos móveis que veremos), mas agora o jogo tem seu lançamento mundial previsto apenas para o início de 2023...