quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Vídeo mostra introdução descartada de Rise


Eu não tenho postado aqui boa parte dos conteúdos referentes aos 25 anos de Tomb Raider que estão sendo compartilhados pelos canais oficiais, mas, para esse aqui, sinto que uma exceção se faz necessária.

Cerca de três anos atrás eu havia compartilhado uma palestra onde os desenvolvedores exibiram uma sequência de storyboards de uma possível cena de abertura para Rise. Hoje, fomos agraciados com outra versão, ainda em seus estágios preliminares mas que já nos dava uma boa ideia da direção narrativa que o jogo poderia ter tomado. E não só isso, mas esse vídeo traz esse tremendo monólogo de Lara Croft, interpretado por Camilla Luddington:
O que você faz quando seu mundo é estilhaçado? Quando tudo que você acredita ser verdade muda num instante? Eu mal consigo lembrar de quem eu era, da garota que partiu para deixar sua marca, para "encontrar aventura". Quando me olho no espelho agora, tudo que eu vejo é uma mulher que sobreviveu a uma violência terrível e à morte.

As visões me assombram agora, sempre que fecho meus olhos... aquela luz terrível e antinatural... o cadáver de uma rainha morta há muito tempo voltando à vida, bem na frente dos meus olhos... Mas ninguém acreditou na minha história, ou talvez eu realmente estava ficando louca.

Eu me afastei do mundo, me enterrando numa pesquisa em busca de qualquer coisa que pudesse me levar até uma resposta. Eu afugentei todo mundo até que apenas meu amigo mais leal, Jonah, permaneceu ao meu lado.

Minha busca me levaria até os cantos mais sombrios do mundo antigo, até, por fim, dentro de uma tumba abandonada há tempos na costa do Mar Negro. Foi aqui que finalmente encontrei algo que poderia validar tudo o que eu vi, e fazer os pesadelos pararem. A tumba era de um misterioso profeta que viveu no século X, mas quando abri o seu sarcófago, ele estava vazio.

Esse profeta não tinha morrido, e assim como a rainha do sol de Yamatai, ele havia voltado à vida de alguma forma. Ele fugiu do império bizantino com seu povo e construiu uma cidade magnífica sobre um lago nas distantes montanhas da Sibéria. Foi aqui que ele escondeu o seu segredo, e foi aqui que a cidade desapareceu da história.

Eu sabia que estava na trilha certa, mas mais alguém também sabia. Quando voltei para Londres, fui atacada em minha própria casa por uma organização determinada a enterrar a verdade. Eu fugi de Londres para os ermos siberianos, numa corrida contra esse perigoso novo inimigo em busca da cidade perdida.

Normalmente, mudanças acabam sempre sendo para melhor, mas nesse caso admito que a sensação é mista. Gosto muito de Rise, naturalmente, mas as constantes inserções da família Croft — que sequer é mencionada nessa versão — estão entre os principais motivos pelos quais tantos fãs repudiam todo e qualquer trabalho do estúdio...