sábado, 25 de janeiro de 2020

Natalie Cook

Natalie Cook
Nascida em 1976, no condado de Berkshire, Inglaterra.
Tinha 20 anos quando vestiu o traje.

Natalie Cook foi, tecnicamente, a primeira modelo oficial a representar Lara Croft, ao lado de Katie Price — que atingiu fama na Inglaterra posteriormente —, e de outra garota nunca identificada. Após sua primeira aparição, Natalie foi selecionada para participar de eventos de lançamento ao redor da Inglaterra, mas seu devido reconhecimento só veio muitos anos mais tarde.

Durante a ECTS 1996, Tomb Raider ainda não era uma franquia estabelecida, mas a Eidos já visava capitalizar no potencial da marca e vestiu as três modelos com trajes inspirados pela protagonista do jogo. Na época, ninguém identificaria a personagem somente com base nas roupas, então talvez por esse motivo as camisetas continham o logotipo do jogo estampado.

Em entrevistas, Natalie disse que a única orientação que receberam era de que elas deviam "arrasar", complementando que se divertiram enquanto corriam e fingiam disparar contra os visitantes do evento. Para o comercial live-action, Natalie recebeu um breve treinamento e acompanhamento de um especialista em armas de fogo, mas revelou que os saltos acrobáticos foram realizados por outra garota:


Vinte anos mais tarde, Natalie foi uma das convidadas do evento Play Expo Manchester 2016, em um painel de discussão organizado pelo site Tomb of Ash. Ela surgiu, inclusive, vestindo seu mesmo traje promocional de outrora. Na ocasião do vigésimo aniversário, o portal ainda trouxe à tona a canção Raider, gravada pela modelo mas nunca lançada oficialmente.

Infelizmente, não existem muitas fotografias da moça no papel. As imagens mais amplamente divulgadas podem ser conferidas no site Codename Croft.

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Fã cria dioramas virtuais dos níveis de TR1

No decorrer dos últimos dois meses, o fã e artista Jason Chester desenvolveu por inteiro este projeto particular no qual ele construía "dioramas" virtuais, representando cada um dos níveis de Atlantean Scion em uma única área.

O estilo minimalista é intencional — coincidentemente lembra bastante a direção artística de Go —, e além do diorama inicial, o artista compartilhou artes secundárias, reposicionando os personagens e até mesmo reconstruindo algumas cenas memoráveis, como o famigerado toque de Midas ou a brutal execução de Lara pelas mãos da abominação de Natla.


Em seu canal do YouTube, o artista ainda compartilhou alguns vídeos mostrando todo o processo de construção destes dioramas, e a quantidade de trabalho envolvida pode ser surpreendente para quem não é versado nesse tipo de trabalho, tal como este modesto blogueiro. 

Jason pretende continuar a série com dioramas de Dagger of Xian e Adventures of Lara Croft no futuro, e eu certamente compartilharei por aqui quando as respectivas galerias estiverem concluídas. Nesse ínterim, certifique-se de seguir o artista no Twitter e DeviantArt para ficar a par de seu incrível trabalho.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Vídeos dos desafios Master System de Legend


Imagino que o título dessa postagem possa confundir alguns leitores, mas certamente não é minha intenção. A versão para PSP de Legend trazia consigo muito conteúdo exclusivo, que eu já explorei extensivamente aqui no blog, e entre eles havia o modo Tomb Trials. Uma das categorias era, justamente, chamada de Master System.

O canal francês TRGamer, vinculado ao portal Tomb Raider & Cie., traz incontáveis guias em vídeo de diferentes versões dos jogos da série, e recentemente fez upload dos 11 níveis dessa categoria de desafios. Com o intuito de difundir ainda mais esse conteúdo, estou compartilhando os vídeos por aqui, já que no passado eu produzi apenas capturas de tela para o blog.

Você pode conferir todos os conteúdos exclusivos da versão através do marcador TRL-PSP. Além disso, alguns anos atrás eu escrevi um adendo sobre esses modos para o guia da Stella, finalmente elucidando como destravar todos os extras em um único arquivo de memória.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Novos selos postais ingleses de Tomb Raider

A empresa Royal Mail da Inglaterra vai lançar uma coleção especial de selos postais dedicados aos principais videogames criados no país. Ela será dividida em duas cartelas distintas: a primeira traz uma coleção mista com Micro Machines, Sensible Soccer, Dizzy, Worms, Populous e Lemmings; a segunda, merecidamente, é dedicada exclusivamente a Tomb Raider.

Os selos já podem ser comprados através do site da empresa (e o custo de envio parece acessível para nós, brasileiros, mas a variação cambial é desfavorável como sempre) em diversas apresentações diferentes. Uma deles inclui um pequeno panfleto descrevendo as franquias representadas na coleção, eis uma tradução livre do textículo relevante a nós:

A série Tomb Raider

Criado e desenvolvido pela Core Design de Derby, o primeiro Tomb Raider foi lançado em 1996 para Sony PlayStation, Sega Saturn e PC. Estrelando a arqueóloga Lara Croft, o jogo tomou a forma de uma grandiosa aventura em 3D na qual a epônima saqueadora de tumbas explorava o mundo em busca das três partes do Scion de Atlântida, um poderoso artefato que foi usado por um dos antigos governantes de Atlântida para criar um exército de mutantes. Tomb Raider foi um grande sucesso, vendendo mais de sete milhões de cópias e deslanchando uma série de aventuras subsequentes de Lara Croft que cobrem 17 jogos e três filmes para os cinemas. O jogo mais recente da série, Shadow of the Tomb Raider, foi lançado em 2018 e vendeu mais de quatro milhões de cópias ao redor do mundo.

A cartela inclui quatro estampas diferentes de Lara Croft: enfrentando um tiranossauro, em Atlantean Scion; explorando a cidade perdida de Tinnos, em Adventures of Lara Croft; realizando um mergulho nas profundezas, em Chronicles; e escalando uma corda, como vimos em TR2013.

Vale lembrar que já tivemos outras coleções de selos postais, como a lançada durante as celebrações de #TombRaider20, e, também, um de Angel of Darkness lançado na França em idos dos anos 2000 como parte de um conjunto misto.

domingo, 5 de janeiro de 2020

Vídeos destacam paisagens da trilogia reboot



Os vídeos desta postagem fazem parte de uma série chamada "Gameography" do canal Flurdeh, no qual são destacados os ambientes e cenários de jogos modernos, com o auxílio de ferramentas externas que permitem manipular a câmera para que o foco seja direcionado àquele mundo.

A saga Tomb Raider sempre contou com incontáveis paisagens e ambientações incríveis, e o canal documentou as presentes na trilogia composta por TR2013, Rise e Shadow. Certamente vale a pena reservar alguns momentos de seu dia para conferir, e apreciar, cada um deles.