sábado, 12 de março de 2022

Coleção: Livro, guias, gibis, e HD DVD de LCTR


Que alegria poder compartilhar um lote como esse! Como eu havia dito na última postagem de itens adquiridos para coleção, em dezembro, os guias de estratégia oficiais estão cada vez mais difíceis de se conseguir por preços realistas, mas agora com a adição dos guias de Chronicles e Angel of Darkness tenho ao menos um para cada jogo da série principal. 
 
Existem outras edições, como relançamentos com capas alternativas ou livros que cobrem mais de um jogo, sem falar que a editora Dimension também publicou guias oficiais para os primeiros três jogos, mas, nesse momento, vou encarar a nossa realidade e me dar por satisfeito nessa área de minha coleção.

A compra do HD DVD de Lara Croft: Tomb Raider não foi exatamente planejada, mas, como estava listado por um preço atraente demais, não hesitei. Essa mídia nunca teve chance contra os discos blu-rays que vieram a se tornar o novo padrão, então admito que é uma adição mais válida por curiosidade do que qualquer outro motivo. O segundo filme só foi lançado na Alemanha nesse formato, então não devo perseguir ele (mas aquele áudio-drama de LCTR ainda está nos planos...).

Com a conversão monetária tornando qualquer importação um pesadelo, tenho voltado a sondar o Mercado Livre e ali encontrei novos quadrinhos. Não apenas uma variante rara que eu não tinha, mas como o mesmo vendedor tinha as edições de Portugal de dois crossovers com a Witchblade, não pestanejei e aproveitei. Talvez seja apenas a nostalgia falando mais alto, mas essas histórias sempre são agradáveis de ler, e eu fiquei intrigado com a forma como as contracapas são usadas para promover uma edição à outra.
 
Agora que já agarraste uma, não deixes fugir a outra!

E, por fim, o livro The Making of Tomb Raider. Acho complicado falar sobre ele. Gosto muito da ideia de dedicar um livro exclusivamente às pessoas que nos presentearam com Atlantean Scion e Dagger of Xian, mas o livro é essencialmente um compilado de citações. O autor entrevistou umas dez pessoas diferentes e simplesmente intercalou transcrições das falas dos entrevistados, agregando uma ou outra conclusão para criar ligações entre elas.

O que tais entrevistas revelam é aquilo que todos sempre soubemos mas não queremos admitir. O programador-líder de TR1 cita que a engine do jogo estava sendo desenvolvida paralelamente aos níveis, o que por si explica bastante coisa na verdade. Assim que terminaram TR2, todos membros da equipe estavam exaustos, então outra equipe interna assumiu o desenvolvimento de Adventures of Lara Croft, e esse time de novatos também estava completamente desgastado após The Last Revelation...
 
Com essa troca de equipes, os novos responsáveis pela programação e pela animação estavam encarregados em entender e moldar a engine para que ela se adequasse às novas ideias propostas pelos designers, e essa abordagem paliativa acabou culminando naquele desastre monumental na hora de migrar para a nova geração. A anualização da franquia é, sim, responsável por tudo que houve de ruim, mas precisamos admitir que não foi o único fator.

Após TR2, os membros da equipe original que permaneceram no estúdio criaram Project Eden, que também não se destacou de forma alguma no mercado. Honestamente, e falo isso como um fã obcecado e devoto há quase 25 anos, parece que tudo ao redor de Tomb Raider sempre foi feito na base do improviso e simplesmente "deu certo". Como de início rendeu muito mais dinheiro que a Core Design e a Eidos Interactive já tinham visto, obviamente eles continuaram tentando repetir mais e mais e mais, até que as coisas deixaram de dar certo e tanto o estúdio como a publisher se viram obrigadas a se remover do mercado.

Xarope como sou, também preciso mencionar que percebi erros de digitação, de formatação, e diversos trechos repetidos (às vezes, os parágrafos repetidos estão dentro do mesmo capítulo...) no livro. A ausência de Toby Gard é inexplicável, mas, sabendo tudo o que sabemos, não é difícil entender porquê ele quis se distanciar dessa franquia não apenas uma, mas duas vezes.

De qualquer forma, é um livro ricamente ilustrado com screenshots dos dois primeiros jogos, papel de qualidade superior, maior do que todo mundo imaginaria (medindo aproximadamente 305x215mm), e conta com 140 páginas. Seu valor como item de coleção é inegável.