domingo, 22 de junho de 2014

Trailer de Rise of the Tomb Raider dublado

O canal GamesDub publicou nesta semana um trabalho de dublagem do trailer de anúncio de Rise of the Tomb Raider. O canal conta com diversos outros vídeos, mas confesso que nunca tive interesse em ir além dos vídeos de Resident Evil. Eu achava estranho que não haviam dado atenção alguma para Tomb Raider, mas agora, com o anúncio do novo jogo, eles retificaram essa falta.


Como pode se ver, apesar de um trabalho amador e feito por fãs, é de excelente qualidade e que não deixa a desejar: especialmente se comparado aos trabalhos profissionais. Recentemente, se tornou costumeiro das desenvolvedoras de jogos localizar seus títulos para o português brasileiro. Legendas já podem ser encontradas na grande maioria dos jogos, mas a localização integral ainda é fraca.

Isso me leva ao meu próximo ponto. Ao contrário de outras mídias, como filmes ou desenhos animados, games simplesmente não funcionam quando dublados. Nem me refiro às inevitáveis perdas de tradução, mas muitas coisas simplesmente soam ridículas, ao passo de que raramente tenho essa impressão sob o áudio original.

Exemplos recentes que posso usar aqui incluem Diablo III, cuja versão nacional não conta com o áudio em inglês, então não existe escapatória. Batman: Arkham Origins supostamente traz o mesmo elenco de dubladores dos recentes filmes do personagem, mas os atores de voz devem ter recebido um sanduíche como pagamento para lerem mecanicamente falas ao microfone. Assassin's Creed IV: Black Flag é outro; ativei vozes em português por curiosidade e, em menos de cinco minutos, me obriguei a retornar ao idioma original.

Quero acreditar que este é um mercado em expansão e que, algum dia, talvez receba a atenção que merece; mas, como disse antes, é uma mídia muito característica, cheia de peculiaridades que impedem que uma dublagem flua naturalmente em português. Na série, vimos Angel of Darkness ser lançado com uma localização pseudointegral, mas eu não esperaria por esse tipo de suporte para RTR (e, honestamente, tampouco usaria).