domingo, 29 de setembro de 2024

Curiosidade: Tomb Raider original em RV


Após um breve período de testes fechados, o projeto Beef Raider XR está disponível gratuitamente para proprietários de óculos de realidade virtual com acesso à plataforma Sidequest. A versão para download conta apenas com um nível de demonstração, sendo necessário possuir uma cópia original de Atlantean Scion (ou de I-III Remastered) para realizar a instalação completa.
 
O projeto não é oficial mas sim de autoria de Team Beef, um grupo de entusiastas que se dedica a adaptar jogos antigos para essa tecnologia. Entre as novidades estão o modo único em primeira pessoa, deveras interessante; quatro opções de câmera diferentes, incluindo uma isométrica; sistemas de controle clássico ou moderno; e suporte à realidade mista, colocando o jogo como um objeto flutuante dentro do ambiente onde você estiver jogando.

Se a iluminação dos ambientes causar uma sensação de familiaridade, é porque essa conversão é baseada no conhecido OpenLara, que chegou a ter um breve suporte a realidade virtual, mas cujo desenvolvimento está completamente parado uma vez que é um projeto de XProger e este passou a trabalhar nas remasterizações em caráter oficial.

Como eu disse no passado, não é uma tecnologia prontamente acessível, mas eu espero trazer uma postagem com impressões próprias dentro de um futuro próximo.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Soul Reaver 1 & 2 Remastered é anunciado

 
Durante o State of Play de hoje, finalmente recebemos o anúncio oficial de Legacy of Kain: Soul Reaver 1 & 2 Remastered. A existência de tal remasterização havia sido revelada antecipadamente alguns meses atrás, quando algumas figuras exibindo seu logotipo foram expostas na SDCC.

Como eu citei na ocasião, suponho que tudo seja parte de um plano maior para reviver a franquia. Soul Reaver foi lançado há 25 anos, e além de novos itens de coleção e essa remasterização, uma história em quadrinhos será realizada através de uma campanha de financiamento coletivo com incentivos incríveis, e a versão original de Legacy of Kain: Blood Omen será disponibilizada no catálogo de PlayStation Classics da PSN em breve.

O pacote da remasterização já está disponível para compra, pelo preço de 160 BRL na PSN brasileira, e o lançamento está agendado para 10 de dezembro em todas as plataformas. O trabalho é da Aspyr e parece seguir o mesmo estilo de melhorias que vimos em I-III Remastered.
 
Eu pretendo conferir, quando possível, para alimentar esse marcador do blog. Desde quando Legend foi anunciado, sempre tive curiosidade em conferir os jogos da saga Legacy of Kain, mas por um motivo ou outro nunca o fiz. Pois bem, acabaram-se as desculpinhas.

Considerações sobre Naraka × Tomb Raider

"Cada aventura é uma jornada para descobrir a verdade."
Agora que o evento do crossover entre Tomb Raider e Naraka: Bladepoint chegou ao fim, vou tentar transcrever alguns dos meus pensamentos sobre o mesmo. 

De todos os crossovers que tivemos até o momento, acredito que este teve o preço de entrada mais alto até o momento. Apesar de alguns poucos itens gratuitos (confira aqui a relação completa que montei para o blog), o pacote básico contemplando o traje, a trança, e uma skin para o arco custou o equivalente a BRL 134. Outros cosméticos adicionais poderiam aumentar esse total, mas eu me contentei com este pacote e, mesmo assim, não pude evitar o sentimento de culpa em financiar uma microtransação num jogo que eu já havia "finalizado".
 


Quando a colaboração foi revelada, alguns meses atrás, eu imediatamente baixei o jogo para me preparar e ver que tipo de conteúdo poderia desenvolver para o blog. Eu progressivamente perdi interesse no battle royale de Fortnite, tanto pela toxicidade de seus jogadores como por suas temporadas cada vez menos interessantes, então admito que tinha um certo receio com o gênero. Ao encontrar modos de jogo exclusivamente contra bots, percebi que poderia temporariamente usar esse jogo como uma válvula de escape perfeita para os tenebrosos dias que a vida real tem imposto.

E assim foi, durante quase dois meses, com curtas sessões diárias, até acumular quase 120 horas de jogo quando o almejado troféu de platina finalmente pipocou na tela — e, naturalmente, escrevi um guia de troféus para compartilhar através do portal PSX Brasil quando o evento tivesse início. Acabei fazendo praticamente tudo antes de sequer poder usar a skin de Lara Croft, curiosamente.

Podem me rotular como quiserem, mas o traje dela é muito bem feito. Ele mantém o mesmo estilo que temos visto nessas colaborações, que algumas pessoas acreditam que seja um indício da vindoura "unificação" sobre a qual tão pouco (leia-se: nada) sabemos. Cabelo e olhos precisam de um rápido ajuste nas cores para refletirem os tons castanhos de Lara, ao invés dos originais de Matari, mas sinto-me compelido a dizer que gostei do rosto oferecido oficialmente para o crossover.
 
E por falar em Matari, confesso que me diverti navegando pelas outras opções de trajes disponíveis. Combinados com rosto e cabelo de nossa garota, por vezes lembram os exóticos (e questionáveis) trajes tribais que vimos em Shadow. Capturei alguns exemplos para compartilhar por aqui:
 
 
Que picaretas grandes você tem, Lara... Minha reação ao vê-las no jogo foi essencialmente a mesma de quando tivemos o crossover com Lightning Returns Final Fantasy XIII uma década atrás: a forma que Lara as usa como armas não lembram exatamente espadas, e as dimensões exageradas criam um efeito cômico ao invés. Certamente vale a pena desbloquear o conteúdo, que era uma das recompensas gratuitas do evento, mas não é algo particularmente vistoso.

O mundo de Naraka conta com paisagens belíssimas. Os ambientes são bem complementados com sistemas de iluminação que realçam as cores da vegetação — é uma verdadeira lástima que não existe um Photo Mode ou mesmo um fajuto sistema de replays, similar ao concorrente, para capturar a beleza desses cenários. É possível remover o HUD da tela, recurso que usei para as galerias que publiquei nos últimos três sábados, dedicando uma postagem para cada um dos três mapas existentes. Se novos mapas surgirem no futuro, estarei mais do que disposto a conferí-los e postar por aqui.
 
Um battle royale focado em combates corpo-a-corpo parecia bastante estranho em conceito (e lembre-se que minha experiência é quase que integralmente em partidas contra bots), mas as mecânicas, apesar de simples, são funcionais e divertidas no início. Você certamente se sente motivado a testar as diversas opções de armas existentes, e algumas até recebem modificações nos seus ataques quando combinadas com pedras especiais que você encontra pelo cenário.

A mitologia do mundo é bem presente durante as partidas, com as divindades Sunwing e Moonbane surgindo com frequência nos céus. Em raras ocasiões, o jogador ou equipe vencedor da partida irá enfrentar uma das duas divindades para destravar recompensas extras. Infelizmente, não consegui capturar esse evento após obter a skin de Lara Croft.


Muitos dos crossovers envolvendo nossa garota nos pegaram de surpresa, mas devo dizer que estou curioso para ver onde mais ela pode aparecer. Eu ainda espero vê-la nas páginas de quadrinhos ao lado de outros figurões (primariamente, personagens do universo da DC; mas outra franquia que tem surpreendido nos crossovers é Tartarugas Ninja e, francamente, vejo potencial...).

sábado, 21 de setembro de 2024

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Novo trailer de Legend of Lara Croft


Conforme promessa feita na semana passada, a Netflix divulgou durante a Geeked Week um incrível trailer da série animada The Legend of Lara Croft, cuja estreia acontece em exatamente três semanas.
 
Finalmente temos a oportunidade para apreciar Hayley Atwell no papel de Lara Croft (em tempo: uma versão dublada do trailer já está disponível, mas acredito que não seja Fernanda Bullara), e muitos, mas muitos elementos que até então apenas especulávamos são mostrados. Estamos no aguardo dessa série há mais de três anos, mas, com esse novo trailer, essas últimas semanas serão especialmente longas.

Achei curioso que a versão nacional muda completamente o slogan. Na versão original, a mensagem diz "sua lenda, sua aventura, seu destino, começa", já na versão em português ela foi substituída por "passado, presente, e futuro se encontram aqui", o que talvez faça uma referência à proposta da animação.

E, a saber, a música usada no trailer é Gold Guns Girls da banda Metric.
 
[Postagem escrita em 20/09/2024.]

Dublagem de Lara Croft em Dead by Daylight


Trago ao blog esta compilação das falas de Lara Croft em Dead by Daylight apenas por caráter completivo. De início, nossa protagonista costumava ser silenciosa nos crossovers em que demais personagens tinham dublagem (tais como War of the Visions e The Walking Dead: Survivors), mas isso parece estar mudando aos poucos.

Call of Duty nos trouxe Keeley Hawes de volta momentaneamente, e Naraka: Bladepoint conta com um conjunto de falas regravadas pela mesma atriz que interpreta Matari (personagem que recebeu a skin de Lara Croft). Para Dead by Daylight, as falas de nossa sobrevivente foram interpretadas por Emily O'Brien.

A quantidade de referências a uma certa tripulante do Endurance pode deixar algumas pessoas nervosas, mas vale lembrar que, de acordo com o lore do jogo, Lara foi tomada pela névoa quando estava tentando desesperadamente resgatar sua amiga do Ritual das Chamas que os Solarii estavam prestes a realizar...

[Postagem escrita em 20/09/2024.]

sábado, 14 de setembro de 2024

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Pôster oficial de Legend of Lara Croft

A Netflix dará início à próxima edição da transmissão Geeked Week na segunda-feira, dia 16, e The Legend of Lara Croft marcará presença com um novo trailer. A animação tem sua estreia prevista para 10 de outubro, e para celebrar sua iminente chegada recebemos o pôster oficial (acima).

Paralelo a isso, a roteirista e produtora Tasha Huo tem participado de diversas entrevistas. Enquanto certos portais e influenciadores estão atrás dos teus cliques, apelando para aquelas táticas repudiáveis que a internet normalizou, eu tentei não me envolver. Já fui rotulado como "fanboy facilmente impressionável", afinal, mas a importância dessa franquia em minha vida é imensuravelmente maior que essas expressões banais de ódio. Ao ler as entrevistas, percebi que informações curiosas e pertinentes foram levantadas, as quais tentei condensar abaixo.

Tasha reforça que a série serve como uma ponte que liga a Lara que vemos na saga Survivor àquela Lara que conhecemos (e amamos) dos anos 90. É uma nova interpretação da personagem, mas uma que tenta honrar quem ela é ao mesmo tempo em que a edifica em quem já foi no passado.
 
Nessa primeira temporada, Lara vai lidar com sentimentos de perda — algo que, sim, acreditávamos que estivesse superado em Shadow —, e ela certamente não é o tipo de pessoa que iria para terapia. Assim, Lara vê sua própria escuridão refletida no antagonista Charles Devereaux, que está passando por uma situação parecida, e questiona se a forma como tem assimilado sua dor é a ideal.
 
Lara é representada como uma heroína forte e capaz, gerando um contraste entre os momentos de força e habilidade das cenas de ação, e momentos mais vulneráveis quando ela está cercada de amigos, especialmente fora de tumbas. Lara já viajou ao redor do mundo tantas vezes e certamente fez grandes amizades nesses locais (para ilustrar, pense em personagens como Jean Yves e Anaya). São pessoas com as quais ela se importa, mesmo que ela por si prefira ser uma pessoa solitária.

Na animação, Lara também viajará para diferentes lugares. Tasha é formada em História e incentiva os espectadores a pesquisar os mitos e elementos citados na série. Ela descreve Lara como uma detetive, com grande facilidade para decifrar os ambientes que explora, assim reunindo informações e encontrando pistas para seus próximos destinos. 
 
A série é escrita com fãs adultos em mente, mas também pode ser assistida em família. A violência existe (não de forma brutal como nos jogos recentes), mas é atenuada pelo formato de animação, que, além disso, permite uma variedade de ambientes gigantescos sem necessariamente comprometer o orçamento, tal qual aconteceria com um projeto em live action.
 
E, em nota relacionada, ela comenta brevemente que não haverá uma relação direta com a série de Phoebe Waller-Bridge, que deve explorar elementos diferentes da protagonista com outro tipo de audiência em mente. Quem ganha são os fãs, que receberão ainda mais conteúdo para consumir.

Para encerrar, uma versão dublada do último teaser trailer está disponível na Netflix Brasil. Combinada ao recente anúncio da atriz Zoe Boyle no papel de Camilla Roth, agora temos uma dica da identidade da garota francesa com quem Lara conversa e sua provável conexão com a aventureira...
 
[Postagem escrita em 13/09/2024.]  
 

sábado, 7 de setembro de 2024

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Curiosidade: Lara Croft em Astro Bot

 
Eis aqui a adorável participação especial de Lara Croft no iminente Astro Bot, da Team Asobi, cujo lançamento está programado para amanhã. Não chega a ser um crossover propriamente dito, em um ano que vimos muitos deles, mas é mais uma bela homenagem a nossa aventureira máxima; ou, melhor dizendo, nosso "ícone inglês", como descrito pelo próprio jogo.
 
Lara pode ser encontrada em busca de um tesouro no decorrer do nível Hieroglitch Pyramid, dando uma dica visual de como navegar o local em segurança. Além disso, o jogo conta com um item especial que muda completamente o seu comportamento em Crash Site, área para onde todos os bots são levados após serem resgatados.

Não bastando isso, ela ganhou um troféu dedicado. Se em caráter oficial esse encontro talvez jamais aconteça, Astro Bot te recompensa com um troféu ao fotografar "dois exploradores lendários juntos". Não diria que o outro cidadão está no mesmo patamar que nossa garota, mas o meu viés é velho e conhecido...

Vale lembrar que a Asobi já havia inserido um breve cameo de Lara Croft no nível GPU Jungle de Astro's Playroom, como você pode ver abaixo. Um detalhe bacana é que o bot não foi simplesmente reaproveitado: o traje foi atualizado para a versão que temos visto em todas as colaborações recentes, com o colar de jade que os chamados fãs tanto amam odiar e as alças extras da mochila e dos coldres.


Agradecimentos especiais (a maior forma de especial) para o amigo Ivan C. Leia a análise completa do jogo no portal PSX Brasil.

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Itens de Tomb Raider em Naraka: Bladepoint

Da mesma forma que eventos similares em crossovers anteriores, a colaboração entre Tomb Raider e Naraka: Bladepoint traz itens cosméticos adicionais além do pacote inicial, alguns gratuitos e outros pagos.
 
Importante ressaltar que estes itens estarão disponíveis apenas durante o evento, até 23 de setembro, e alguns deles exigem um esforço a mais para serem obtidos dentro desse mesmo período, então, caso tenha interesse, não deixe para depois!
 
Montar a lista abaixo foi levemente mais trabalhoso que o normal pois não existe uma Wiki dedicada ao jogo, compilando imagens extraídas diretamente do jogo. Portanto, capturei imagens no PlayStation 5 e usei ferramentas online para tentar amenizar os borrões e, posteriormente, remover o fundo das imagens antes de dar uma última retocada com minhas habilidades não existentes de Photoshop. Tudo dito e feito, acredito que o resultado esteja aceitável.

Observe que inseri nessa listagem três itens que não estão diretamente ligados ao evento, mas é impossível contestar a origem dos mesmos. Não apenas surgiram na mesma atualização, mas são de uso exclusivo de Matari (com exceção da "tatuagem")...
 
Tomb Raider · Lara Croft
Outfit
Vendido por 1800 Gold
Incluso no Tomb Raider Pack (Matari)
Lara Croft
Face
Acrescentado gratuitamente à tela de customização
Tomb Raider · Braid
Hairstyle
Vendido por 400 Gold
Incluso no Tomb Raider Pack (Matari)

domingo, 1 de setembro de 2024

Nota sobre o evento Truth and Myth de Naraka

Essa é uma nota rápida sobre o evento Truth and Myth ("Verdade e Mito") de Naraka: Bladepoint
 
O evento está diretamente atrelado ao crossover com Tomb Raider, que foi disponibilizado na última quarta-feira, e é a única forma de conseguir alguns dos itens cosméticos tematizados. O evento é gratuito, mas exigirá um certo comprometimento de sua parte para obter as recompensas.
 
A cada dia, a partir das 17:00 pelo horário de Brasília, você pode receber até 200 Símbolos de Percepção de acordo com sua performance nas partidas, e pode resgatar o chamado Presente de Arqueologia para ganhar outros 100 Símbolos. A cada 200 Símbolos acumulados, eles são automaticamente convertidos em 1 Ponto de Conhecimento. Ou seja, você pode obter 1,5 Ponto de Conhecimento por dia.

O baú especial, que você pode acessar na aba de eventos por tempo limitado, possui três nichos, cada qual com três níveis de recompensa com custos progressivos, sendo necessário um total de 6 Pontos de Conhecimento para destravar as recompensas de cada um dois primeiros nichos, e mais 9 Pontos para o último nicho.

O grande porém é que para destravar a skin dos machados de escalada, da saga Survivor, é necessário abrir todos os nichos, num total de 21 Pontos de Conhecimento. Isso significa um investimento de, no mínimo, 14 dias, mas o problema aqui é que o evento ficará disponível somente até o dia 23 de setembro, então não procrastine.

Amanhã trarei uma postagem com a relação completa de itens deste crossover.