sexta-feira, 26 de maio de 2017

Financiamento coletivo para Tomb Raider Suite


A campanha para financiamento coletivo da Tomb Raider Suite já está no ar! O Kickstarter iniciou por volta das 20hs de ontem e, em menos de 12 horas, já havia atingido 10% da meta proposta. A nós, resta torcer para que esse interesse se mantenha.

O Kickstarter está listado como "tudo ou nada", ou seja, se a meta não for atingida dentro de 30 dias, a ideia não irá para frente. Em caso de sucesso, o lançamento final deve ocorrer em novembro. Arrecadações excedentes à meta serão investidas em músicos adicionais, mas também podem possibilitar o lançamento de uma versão sintetizada, remasterização das trilhas originais (sem alterações) e um documentário em DVD sobre a produção da Suite.

Confira na página do Kickstarter os pacotes disponíveis (atenção: imagens meramente ilustrativas). As recompensas incluem itens como o pôster e a programação do concerto; uma cópia da primeira página da partitura da música-tema; e edições simples e de luxo (em estojo metálico) do disco duplo, tanto em CD como vinil. Alguns destes itens são exclusivos para a campanha, e a maior parte deles será autografada pelo compositor.

É especialmente complicado para nós, brasileiros, que estamos vendo conversões monetárias surreais por conta dessa infindável crise política e econômica. Além disso, também vale notar que existe uma taxa adicional de postagem para recompensas materiais. De qualquer forma, a cobrança só será feita em seu cartão no dia 24/06, caso a meta seja atingida.

[Atualizado em 08/06/2017:] O vídeo agora conta com legendas em português.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Novas informações sobre a Tomb Raider Suite

[Atualizado em 17/05/2017:] O Kickstarter se iniciará na próxima sexta-feira, dia 26/05. Além disso, um site para o projeto foi inagurado, visite: tombraidersuite.com.


Diretamente de seu estúdio na República Checa, o compositor Nathan McCree respondeu à algumas perguntas de fãs e revelou detalhes sobre a futura campanha Kickstarter para o lançamento em álbum da Tomb Raider Suite.

Nathan revela que o retorno e apoio dos fãs foi a maior motivação para que ele nunca desistisse de um lançamento oficial para suas trilhas sonoras, e, com o acordo que ele negociou com a Square Enix, ele detém controle criativo total sobre seu trabalho. Seu plano inicial era para o álbum, e a possibilidade de um concerto surgiu já que a franquia estava prestes à celebrar seu 20º aniversário.

O concerto foi considerado um sucesso, com mais de 2000 ouvintes, e há chances de se tornar uma turnê mundial. De acordo com Nathan, as negociações têm sido favoráveis, então é possível que no segundo semestre ocorram apresentações nos Estados Unidos e Europa. Dentro de dois meses teremos notícias definitivas (e datas, se for o caso) sobre isso.

A Square Enix e a Crystal Dynamics podem apoiar com publicidade e marketing, mas o contrato determina que Nathan é responsável pelo financiamento dos projetos (tais como o concerto, o álbum e o possível documentário). Essa licenciatura permite que ele ofereça aos fãs recompensas que talvez não seriam possíveis se dependessem de terceiros.

Se sua campanha de financiamento coletivo via Kickstarter atingir a meta, Nathan terá uma orquestra completa, com 76 instrumentos e coral de 20 vozes, para gravar a Tomb Raider Suite, que representa uma seleção das faixas mais populares remasterizadas e estendidas. Qualquer valor acima da meta inicial será investido em uma orquestra ainda maior.

As recompensas previstas para os contribuintes incluem edições simples e de luxo do CD, edições em vinil, itens de merchandising e itens autografados. Não encare o Kickstarter como uma doação, mas sim como um investimento, uma pré-compra do álbum com recompensas. A campanha será iniciada no decorrer deste mês.

Quando questionado sobre as trilhas sonoras originais, Nathan revelou que também estão em seus planos. Ele pretende editar faixas usadas durante as animações para remover vozes e efeitos sonoros, usando os mesmos equipamentos e recursos com os quais fez as composições originais vinte anos atrás, e acredita num possível lançamento em 2018.

Para encerrar, durante a transmissão (arquivada no vídeo acima) o compositor tocou três faixas:
  • [13:56] Time to Run (TR1)
  • [28:52] She's Cool (TR3)
  • [47:44] The T-Rex (TR1)

Screenshots de Back to Basics: Persia

Como de costume, eis a minha galeria de capturas da mais recente edição do desafio Back to Basics. Espero que as cerca de 80 imagens ajudem a ilustrar a excelente ambientação proporcionada pelo tema — e, acredite, a trilha sonora consegue elevar essa atmosfera a um patamar ainda mais alto. (A propósito, minhas estatísticas finais contabilizam 21 horas úteis de jogo.)

The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother
The Tale of the Lost Brother

sábado, 6 de maio de 2017

Figuras Pop e Rock Candy adquiridas


Finalmente consegui adquirir as figuras de Lara Croft da Funko, ambas anunciadas na última etapa das celebrações do vigésimo aniversário de Tomb Raider. Apesar da pequena escala (e talvez o que justifique o baixo preço de venda lá fora), é seguro dizer que são adoráveis adições para qualquer coleção.

Achei curioso que as embalagens não fazem referências à Tomb Raider, como se as figuras fossem veiculadas à subfranquia Lara Croft ao invés. Ademais, a Pop traz em seu verso uma arte de Temple of Osiris, na qual o traje de Lara é levemente diferente do representado pela figura. Vale ressaltar também que nas duas figuras o cabelo está trançado, para nenhum supremacista botar defeito.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Novo GLRage melhora a experiência de TR1

O desenvolvedor do software Glidos vem implementando pequenas melhorias para o GLRage e os resultados têm sido excelentes. A própria instalação básica do Tomb Raider original se tornou muito mais simples, confira:
  1. Baixe e execute o arquivo TombATI. Os arquivos serão instalados no diretório C:\TOMBATI\
  2. Copie os diretórios DATA\ e FMV\ do seu disco de TR1 para C:\TOMBATI\
  3. Rode o jogo através do arquivo TOMBATI.EXE e divirta-se!
Esse arquivo de instalação inclui a trilha sonora, chaves do GLRage pré-configuradas, a expansão Unfinished Business, bibliotecas dll e arquivos C++ necessários (um instalador se abrirá durante o primeiro passo), mas é possível ir além. Os passos a seguir são opcionais e os resultados talvez não agradem a todos, ficando a seu critério.

Correção para segredo 45

Com o simples intuito de possuir uma instalação definitiva do jogo, sugiro o uso desta correção. Para contextualizar, o terceiro segredo da fase The Great Pyramid (o último do jogo) não registra corretamente devido a um descuido em sua programação. Este patch, feito por um fã, corrige isso.

FMVs remasterizados

Ao rodar o jogo pela primeira vez, você certamente perceberá a baixa resolução das animações em computação gráfica (FMVs). Ao invés de copiar o diretório FMV\ do disco, baixe o pacote de FMVs disponível no site do desenvolvedor. Se desejar, pode usar os vídeos remasterizados de LeonDeka, bastando renomear os arquivos mp4 adequadamente dentro do diretório.


Pacotes de texturas

No site do desenvolvedor você pode baixar o pacote de texturas HD da versão iOS, com texturas para os níveis no Peru e Grécia, além de Lara's Home e Natla's Mines. Ademais, o projeto Tomb Raider Xtra agora oferece pacotes compatíveis com o GLRage, leia as descrições de cada pacote para conferir quais os níveis serão modificados. Lembre-se de editar a chave texture_directory no arquivo TOMBATI.INI para que o jogo carregue o diretório correto.